sábado, 29 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral apreende material suspeito em casa de prefeito

Justiça Eleitoral apreende material suspeito (Foto: Dario Pedrosa)
A quantidade de material apreendido em Salvaterra era muito grande, e não pode ser transportada para Soure. (Foto: Dario Pedrosa)


Na manhã do dia (27), a Justiça Eleitoral cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do Prefeito de Salvaterra no Pará , José Maria Gomes Araújo. Na residência do prefeito foram encontradas 800 camisas e 35 terçados e, no sítio, uma grande quantidade de bacias plásticas e farta quantidade de brinquedos.
Segundo o promotor de Justiça Eleitoral da 3ª Zona, Amarildo da Silva Guerra, o material encontrado não condiz com o que é utilizado numa propriedade rural. “Se o material é do poder público por que estariam armazenados na casa do prefeito e no sítio dele?”, questionou, dizendo que não houve a configuração do crime apenas os indícios de que as atitudes poderiam ser ilegais.
“É o tipo de conduta vedada ao gestor público em campanha eleitoral. A grande quantidade das camisas da indício de que estivesse havendo a distribuição do material para eleitores”, concluiu Amarildo Guerra.
O mandado foi expedido pelo juiz eleitoral da 3ª Zona, Antonio Carlos Koury, em função de uma denúncia feita pela Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, da Paróquia de Salvaterra. Foram apontados indícios de que o material que estava na casa do prefeito poderia estar sendo utilizado para distribuição e possível captação de votos visando o favorecimento de candidatos.
O prefeito de Salvaterra encontrava-se em Belém e acompanhou tudo pelo telefone. Ninguém foi detido. Após os procedimentos de apuração e, caso seja materializado o crime, poderá ocorrer a sanção da inelegibilidade ao responsável, além da perda de mandato e multa que pode variar de 5 mil a 100 mil UFIRs. De imediato, foi feita a suspensão da conduta tida como ilegal, para impedir a distribuição dos bens.
Devido à grande quantidade, o material recolhido não pode ser recolhido para Soure, por isso ficou sob a custódia da Secretária de Educação de Salvaterra, Margareth Araújo.   
A operação de busca e apreensão foi liderada pelo promotor Amarildo Guerra, que contou ainda com o apoio de seis policiais militares e mais cinco policiais civis, comandados pelo delegado Vitor Manfrini, da Delegacia de Salvaterra.
Soure
Em Soure, também ocorreu denúncia de distribuição de material irregular. A operação ocorreu na quarta-feira (26), no prédio da Prefeitura. Após denúncia da Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral da Paróquia de Soure, o Promotor encontrou grande quantidade de material alimentício. O local de armazenamento era entendido como indevido.
(DOL, com informações de Dário Pedrosa, de Salvaterra)
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário