sábado, 29 de setembro de 2012

Pesquisa aponta candidato do PSoL como o preferido em Belém

2/09/2012, 21:10:10 - Atualizado em 26/09/2012, 15:17:36
Tamanho da fonte: A- A+

O candidato do PSol, Edmilson Rodrigues continua liderando a corrida para a Prefeitura de Belém. Ele tem 41% das intenções de voto, segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 19 e 21 de setembro.
Empatados em segundo lugar, estão Zenaldo Coutinho (PSDB) e José Priante (PMDB) com 12% das intenções de voto. Há empate também no terceiro lugar. Anivaldo Vale (PR) e Jefferson Lima (PP) aprecem com 8% da preferência do eleitorado. Arnaldo Jordy (PPS) vem em seguida, com 6% o que significa que está tecnicamente empatado com Vale e Lima.
Alfredo Costa (PT) tem 2% das intenções de votos. Os eleitores que afirmaram que votarão em branco ou nulo são 4% e os que ainda não decidiram em quem votarão chegaram a 8%. Leny Campelo (PPL), Sérgio Pimentel (PSL) e Marcos Rêgo (PRTB) não foram citados na pesquisa ou têm percentuais próximos de zero. 
Esses dados são da pesquisa estimulada - aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Na pesquisa espontânea (quando os eleitores precisam lembrar do nome do candidato), o quadro se mantém com pequenas alterações. Edmilson Rodrigues tem 37% das intenções de voto, seguido por Zenaldo (11%) e Priante (9%).
Ainda na pesquisa espontânea Anivaldo Vale e Jefferson Lima estão empatados com 6% e Jordy aparece com 4%. Alfredo Costa foi citado por apenas 1% dos eleitores. Os brancos e nulos somam 5% e, sem ter os nomes dos candidatos apresentados pelos pesquisadores, 21% dos eleitores disseram ainda estar indecisos. 
O Ipespe ouviu 800 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos para mais e 4,5 pontos para menos. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento de frações ou de múltiplas alternativas de resposta. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (protocolo PA. 00142/ 2012).
O Ipespe fez também simulações sobre um possível segundo turno. Se os concorrentes fossem Edmilson e Zenaldo, o candidato do Psol venceria com 54% dos votos, contra 34% dos votos no tucano. Por essa simulação, os brancos e nulos somariam 9% e apenas 2% disseram não saber ou preferiram não responder.
Se o segundo turno fosse entre Edmilson e Priante, os números se repetiriam: 54% dos eleitores dizem que votariam no candidato do Psol e 34% optariam pelo candidato do PMDB.Segundo o Ipespe, Anivaldo Vale (PR) e Edmilson Rodrigues (Psol) lideram a taxa de rejeição. Entre os entrevistados, 21% disseram não votar de jeito nenhum em Vale e 20% não votariam no candidato do Psol. A terceira maior taxa de rejeição é do candidato do PPS, Arnaldo Jordy.
Dos entrevistados, 17% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Sérgio Pimentel tem rejeição de 13%, enquanto Priante, Marcos Rêgo e Jefferson Lima aparecem empatados com 12% de rejeição. Alfredo Costa e Leny Campelo são rejeitados por 11% dos eleitores e Zenaldo Coutinho tem a menor taxa: 9%. Dos entrevistados, 5% disseram que poderiam votar em qualquer um dos dez candidatos; 3% disseram rejeitar todos os nomes e 6% não souberam ou não responderam à questão.
Para esta pergunta, os eleitores puderam dar mais de uma resposta.Indagados sobre quem acha que vencerá as eleições em Belém, a maioria dos eleitores ( 56%) disse acreditar que o vencedor será Edmilson Rodrigues. Para 13% o vencedor será Zenaldo Coutinho e 9% acham que quem vencerá será José Priante. Apenas 5% acham que Anivaldo Vale vencerá as eleições e 3% acham que o próximo prefeito de Belém será Jeferson Lima. Para 2% , o próximo prefeito de Belém será Arnaldo Jordy.
Nenhum eleitor acredita que o petista Alfredo Costa será o vencedor. Ao avaliarem a atual administração municipal, apenas 4% disseram que a gestão de Duciomar Costa é ótima. Para 17% ela é boa. Os que consideram a administração regular somam 40%. Para 13% ela é ruim e 25% acham a atual administração de Belém péssima. A administração do governador Simão Jatene é considerada ótima para 6% dos eleitores de Belém.
Os que consideram o governo bom somam 33% e para 40% ele é apenas regular. Os que consideram o governo ruim e péssimo somam 7% e 11%, respectivamente. A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada boa ou ótima para 47% dos entrevistados. Para 27% é regular e 14% consideram o governo ruim ou péssimo.
IPESPEO - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) foi fundado em 1986, em Recife. Possui uma equipe técnica multidisciplinar, com diversos profissionais de várias áreas do conhecimento. O Ipespe dispõe de um Conselho Científico presidido por Antonio Lavareda, Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política. É também o maior instituto de pesquisas fora da região Sudeste.
Saúde é maior problema de Belém, dizem entrevistados
O maior problema da cidade, segundo a pesquisa do Ipespe é a saúde: foi citado por 84% dos entrevistados. Em seguida vêm segurança pública (51%), educação (40%), emprego (18%) e limpeza pública e transporte coletivo, empatados (17%). A pesquisa do Ipespe mediu também o grau de satisfação dos eleitores com a vida atual. Entre os entrevistados, 57% disseram estar satisfeitos e 9% se dizem muito satisfeitos. Os insatisfeitos somaram 31% e os muito insatisfeitos 3%.
COMPARAÇÃO
Esta é a segunda pesquisa Ipespe divulgada pelo DIÁRIO. A primeira teve os dados coletados entre 11 e 12 de setembro e foi divulgada no último domingo, 16. São pequenas as diferenças entre os dois cenários. Na primeira pesquisa estimulada, Edmilson (Psol) aparecia com 42% das intenções de voto. Caiu um ponto. Zenaldo (PSDB) e Priante (PMDB) ficaram tecnicamente empatados no segundo lugar (11%). Subiram um ponto (agora ambos têm 12%). Jefferson Lima (PP) aparecia em terceiro lugar (7%), seguido por Anivaldo Vale (6%). Agora, os dois têm 8%. Jordy tinha 4% e agora tem 6%. Alfredo Costa (PT) se manteve com 2%. Os eleitores que disseram votar em branco ou que anulariam o voto somavam 6% na primeira pesquisa e agora somam 4%. Os que antes ainda não sabiam em que votariam (10%) agora são 8%.
(Diário do Pará)

Um comentário:

  1. Mesmo com esse empate técnico,ainda acredito no povo de belém para eleger Priante como prefeito daqui. É dele que a gente precisa

    ResponderExcluir