sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O que se diz, o que se faz e o que deixou de ser feito... Desvio de verba parte I



O educador Paulo Freire nos deixou uma lição ao dizer “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Na minha querida cidade de Timon, a professora prefeita não prestou atenção nos ensinamentos do mestre, pelo contrário está deixando a prefeitura como a maior adversária do nosso povo, pois suas ações se opuseram as suas promessas.
Foi dada a ela uma oportunidade ímpar de desenvolver a nossa cidade, pois seu mandato coincidiu com aumento das transferências de recursos constitucionais resultado da luta árdua do então Deputado Federal Luciano Leitoa. A oportunidade foi jogada pro alto  e os recursos(dinheiro) do nosso povo foi utilizado para uma política de resultados familiar de forma ilícita e ultrajante para à  população.
Exemplo gritante de tais desmandos foi o que aconteceu com os recursos da Secretaria Municipal de Educação, digo, FUNDEF/FUNDEB. De 2005 a 2012, mutilaram a esperança de gerações de crianças. O que deixou de ser feito de forma propositada em prol da educação do município de Timon não tem parâmetros na história e condena de forma significativa o nosso desenvolvimento.
Após levantamento feito nos órgãos federais constatamos um aumento vertiginoso no repasse de verbas nos últimos anos enquanto o número de matrículas no Sistema Municipal de Ensino diminuiu. Vejam tabelas abaixo:


É escandalosa a usurpação feita do dinheiro público da educação em detrimento dos salários atrasados dos professores, falta da merenda escolar, falta de equipamentos pedagógicos e escolas sem infraestrutura para o ensino aprendizagem. O dinheiro existiu como demonstram os dados, os desvios, são evidentes. Que sejam feitas auditorias e os responsáveis punidos na forma da lei.                                   

James Mayner Silva em 29/11/2012.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário