sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Temporal inunda e castiga a cidade de Teófilo Otoni

Daniel Antunes - Do Hoje em Dia


Fantoni Pesso/TO Notícias/Divulgação
Teófilo otoni
Ocorreram deslizamentos de encostas em várias partes da cidade

O temporal que atingiu Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, entre a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira (29), deixou um rastro de destruição e prejuízos por toda a cidade.
Os rios Todos os Santos e Santo Antônio, que cortam a cidade, transbordaram e inundaram 35 bairros da parte baixa do município, afetando cerca de 10 mil pessoas. Nas áreas de encostas, barrancos cederam e atingiram casas e muros. Cerca de cem famílias estão desabrigadas ou desalojadas.
O 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte informou que, em menos de dez horas, choveu 116 milímetros, o que corresponde a 64,4% do volume total de chuvas esperado para o mês de novembro. A prefeita Maria José Haueisen Freire decretou situação de emergência.
Durante a madrugada, um barranco cedeu e atingiu uma casa no bairro Jardim Primavera. As moradoras, Amália Soares dos Santos, de 95 anos, e Maria Odete da Silva, de 73, foram resgatadas dos escombros por equipes do Corpo de Bombeiros com lesões e escoriações pelo corpo.
As vítimas foram levadas para o Hospital Santa Rosália e, até o fim da tarde de ontem, apenas Amália permanecia internada.
Na avenida Floriano Peixoto, uma ponte de concreto não resistiu à correnteza do rio Todos os Santos e ruiu, prejudicando o acesso aos bairros Castro Pires, Vila São João e Santa Clara.
Sem água
Por causa dos alagamentos, o abastecimento de água precisou ser interrompido nos bairros Lourival Soares da Costa, Corredor Gazzinelli e parte do Manuel Pimenta. “Em algumas casas da área inundada a água chegou a atingir dois metros de altura”, informou a chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Jadelbia Souza Matos, que ontem percorreu as áreas de encosta.
“A preocupação agora é com as pessoas, já que existe a possibilidade de novas pancadas de chuvas”, alertou. A prefeitura deve divulgar hoje um balanço dos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário