sexta-feira, 28 de junho de 2013

Etapas regionais dos JEMs começam na próxima terça-feira

disputas dos JEMs ganham caráter regionalizado. Esta segunda etapa da competição acontecerá em seis cidades-sedes durante o mês de julho: Barreirinhas, São João dos Patos, Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra e Santa Inês.

As duas primeiras cidades a receberam a Etapa Regional dos JEMs serão Barreirinhas e São João dos Patos, a partir da próxima terça-feira (2) com a participação de instituições de ensino de outros 16 municípios: Vargem Grande, Miranda, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Coelho Neto, Itapecuru, Santa Rita, Chapadinha, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Presidente Vargas, Santo Amaro, Rosário, Pastos Bons, Balsas e Passagem Franca. As disputas ocorrerão tanto na categoria Infantil (de 12 a 14 anos) como na Infanto (de 15 a 17 anos).

Entre os dias 12 e 19, as disputas ocorrerão nas cidades de Caxias e Presidente Dutra. E, de 21 a 28, Imperatriz e Santa Inês sediam as duas últimas etapas regionais dos JEMs 2013. Vale destacar que todas as equipes campeãs destas regionais se classificam para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís, e que irá definir os últimos classificados para a Etapa Estadual dos JEMs 2013.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está a lista atualizada de todas as instituições de ensino garantidas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares. O endereço é www.esporteelazer.ma.gov.br.

Em 2013, a Sedel irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição dos JEMs, nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Fórmula de disputa
Pelo terceiro ano seguido, os JEMs estão sendo disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas foi realizada em maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel foi de interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.

Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.( O Imparcial )

Nenhum comentário:

Postar um comentário