sábado, 31 de agosto de 2013

O deputado Donadon será cassado inapelavelmente. Parlamentares pediram ao Supremo que ANULE a sessão de quarta-feira.

 

A ‘reabilitação’ de Renan, um perigo para a democracia. O povo volta às ruas, em massa, no Sete de Setembro. Os que ‘salvaram’ o deputado-ladrão tentam MANTER o voto secreto. Não conseguirão. O Supremo pode liquidar tudo, numa sessão RÁPIDA, na segunda-feira.

Helio Fernandes/Tribuna da Imprensa 




O deputado Henrique Eduardo Alves, depois da vergonhosa, lamentável, escandalosa e PERIGOSA salvação do mandado do ex-deputado Donadon, afirmou do alto de sua presidência: “Estou envergonhado, enquanto não acabar o VOTO SECRETO, não colocarei em votação mais nada que tenha esse sistema de decisão”. E deu posse ao suplente (ex-senador e ex-deputado Amir Lando), que assumiu horas depois.
Mais um suplente que não representa nada nem ninguém, a posse e a vigência dessa excrescência que só existe no Brasil. Coloquei no início desses comentário, além de todos os pejorativos possíveis, a palavra que identifica muito bem a manutenção do mandato de um “cidadão” (Donadon, o presidiário), que perdeu os direitos políticos: P-E-R-I-G-O-S-A.
A repercussão negativa foi terrível e atingiu os mais diversos setores da comunidade. Até Renan Calheiros (ele mesmo, o presidente do Senado) disse publicamente, com cara de envergonhado e voz de derrotado: “Assim não é possível, a Câmara não podia ter mantido o mandato de um deputado que perdeu os direitos políticos”.
A “REABILITAÇÃO” PERIGOSA
E A VOZ DA RUAS, IMINENTE
Tudo o que o país não precisa é a “colaboração” e o presumido, suposto, lamentável, inaceitável, incompreensível “protesto” de homens ou parlamentares como Renan e muito outros deputados e senadores. Situando todos no presidente do Senado, a advertência até generosa: “Renunciem imediatamente, voltem para casa (qual?), se recolham à insignificância da qual nunca saíram”.

O SETE DE SETEMBRO DAS RUAS
Está sendo preparado há mais de um mês, manifesto da chamada voz das ruas, em todo o Brasil. Esperam colocar multidões em protesto com o mesmo volume do que começou em 6 de junho e depois foi tomando outros caminhos. E logicamente estão sendo incluidas na relação represálias contra o Congresso, por causa da preservação do mandato do ladrão Donadon, quase rima e é verdade.
Além da continuação do “fora Cabral” (isso sumarizando e englobando muita coisa), o fim da CPI dos vereadores para EXALTAR a máfia dos ônibus, CPI que só tem agora 4 vereadores do total de 51. E uma juíza “ratificou” o funcionamento dessa CPI, dizendo: “Os outros não assinaram porque não quiseram”.
A juíza, impensadamente, ou melhor, imprudentemente, cassou o direito dos 45 vereadores (depois dela, mais dois deixaram a CPI) de decidirem de acordo com suas convicções e conclusões. Agora, até o Sete de Setembro, a CPI tem apenas 4 vereadores dos 51. E desses quatro, dois são do PMDB. O presidente e o relator. Que maravilha viver, para esses corruptos, mafiosos e milicianos.
O VOTO SECRETO NÃO ACABARÁ
O presidente da Câmara não pode recuar. Disse que com VOTO SECRETO nada mais será discutido ou resolvido. Só que os mesmos que “salvaram”Donadon (esse “salvaram” vai entre aspas, pela razão muito simples, elementar e irrevogável, de que ele não voltará mais ao Congresso, com algemas ou sem elas), esses grupos que não compareceram para votar ou votaram pela permanência de Donadon, estão articulando duas medidas para preservarem mandatos cassados (ou quem sabe, deles mesmos) quase na situação do ladrão parlamentar encarcerado.
Articularão a continuação do VOTO SECRETO. Para acabar com essa covardia, imoralidade, indignidade, serão necessários os votos de 342 deputados, dois terços dos 513. Sabem de ciência própria que ninguém conseguirá, sem o “espírito” que prevaleceu na votação da PEC 37. (Que ia ser APROVADA por UNANIMIDADE, em menos de 24 horas obteve essa UNANIMIDADE, mas para DERRUBAR a PEC da represália.
A TENTATIVA DE ANULAR A “SALVAÇÃO”
Outro grupo, mais prudente e previdente, tenta anular a votação de quarta-feira e realizar outra. Para isso também precisam de dois terços, os tais 342 votos. Sabem que normalmente não conseguem, a existência do voto obrigatório e proporcional contaminou e desmoralizou o Congresso. Mas haverá modificação e mudança de voto, de hoje até Sete de Setembro. Como está, não c-o-n-t-i-n-u-a-r-á.
O SUPREMO DECIDIRÁ SOBRE DONADON
O Tribunal que não cassou o mandato de Donadon (por divergências menores entre ministros, quase todos rompidos entre si), suspendeu seus direitos. Que deveria representar a mesma coisa. (Imaginem Donadon, condenado a 13 anos de prisão, mas deputado. Poderia ir à Câmara, subir à tribuna e pedir ao presidente: “Por favor, mande tirar minhas algemas, assim não posso nem me equilibrar”).
E quem estivesse presidindo a sessão, ordenando a um segurança: “Tire as algemas do nobre deputado, esse é um direito de Sua Excelência”. E concluindo: “Quando o nobre deputado acabar de exercer seu mandato, e estiver de saída para cumprir a decisão da Justiça, coloque as algemas novamente”. (Isso é o que parlamentares, na quarta-feira, tentaram transformar em REALIDADE).
Representantes dos 233 deputados, que corajosamente, cumprindo a obrigação do mandato, votaram pela cassação de Donadon, entraram com recursos no Supremo. O que pedem? Que o Supremo, que SUSPENDEU OS DIREITOS POLÍTICOS do deputado, ANULE a sessão de quarta-feira. Pois a sua própria decisão foi conclusiva e unânime.
Agora, esquecendo as picuinhas e o desgaste prolongado do julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), mesmo sem se falarem, VOTEM. E por UNANIMIDADE decidam: “Qualquer parlamentar que está com os direitos políticos suspensos, obviamente está com o mandato CASSADO”.
A opinião pública não aceita qualquer votação diferente. (Muitos ministros já fulminaram publicamente o vexame da Câmara). Assim, é imperioso que ANULEM o escândalo de quarta-feira.
E para que não haja dúvida, devem fazer a sessão logo na segunda-feira, e podem chamar de extraordinária (a questão é simples), acalmando a opinião pública.
E os ministros mantendo seus próprios direitos constitucionais  de “IR E VIR’ pelas ruas hoje, tão intransitáveis e ameaçadoras.
Pode não haver CONSENSO. Mas votar diferente é CONTRA-SENSO”.
A MULTA DO ITAÚ
O segundo maior banco brasileiros foi multado em 19 BILHÕES de reais. Foi noticiado, era impossível ignorar. Mas depois do registro o mais discreto possível (o Itaú e a FEBRABAN compreenderam), silêncio total.
Ninguém trata mais do assunto, a multa não é notícia. O Itaú diz que é “ignorância” da Receita (lógico, usou palavras mais suaves). Esse órgão poderoso com quem se engana num “declaração”, vai aderir ao confortável silêncio COMPLACENTE com os que dizem, “sabe com quem está falando?”, IMPLACÁVEl com os que não têm voz nem para protestar. E assim caminha a Humanidade.
SABOIA DEMITIDO
Logo que o encarregado de Negócios desfechou a sua operação na Bolívia, escrevi imediatamente aqui: “Haja o que houve, ele não voltará a Bolívia e ao cargo. Não acreditou, ontem foi demitido. “Conversou” com Deus e não soube que seria demitido? Terá muita sorte se “ganhar” algum cargo inferior. O mais provável é que não seja aposentado, receba o pior castigo: ficar vagando pelos corredores do Itamaraty, sem cargo, sem escritório, sem mesa, o pânico de todo diplomata que cai em desgraça.
O “ESTRONDO” DA SÍRIA
É difícil escrever “ouvindo” o barulho que vem da Síria. O exame em Damasco, feito pelos observadores da ONU, acredito que não sejam os mesmos que “detectaram” armas nucleares no Iraque, o que “justificou” a invasão.
Só que agora acontecerá o fato militar mais estranho da História. Os que pretendem combater a Síria dizem de uma forma nada explicativa: “Não será guerra, não haverá invasão, não queremos derrubar o regime, o sistema ou o governo de Bashar Al Assad”. Querem então o quê?
O REINO UNIDO SE SEPARA, A FRANÇA
QUER “PUNIÇÃO” OBAMAT CONTINUA
Não “OUÇO” nem falo com Deus, mas derrota de Cameron chega aos meus ouvidos, com a choradeira dele. O presidente Hollande já colocou a França em posição muito mais clara. Agora ele diz, “queremos punição” para o uso de armas químicas. Só que não fala em Assad. E desde anteontem, venho aceitando, comentando e conversando sobre a possibilidade dessas “armas” terem sido usadas pelos rebeldes. Como provar, num caso ou no outro? A França se decidirá?
OBAMA INTRANSIGENTE. PARA VALER/
Qual a razão? Pesquisas mostram que apenas 15 por cento da população “aceitam” a intervenção. 85 por cento não disseram nada? Segundo a metodologia mais usada, que não se manifestou a FAVOR, naturalmente está CONTRA. Provavelmente não querem se expor.
O presidente dos EUA, além do “cansaço de guerra” da população, enfrenta problemas no Congresso e não apenas da parte dos republicanos. É muito difícil obter APOIO para uma guerra se objetivo pelo menos razoável.
EXISTEM MUITOS INTERESSES
Assad não acredita em nada, mas diz que vai “responder”. Israel colocou seus mísseis na fronteira, ou melhor, nas fronteiras do território mais conflagrado da face da terra. O Oriente Médio, quando todos os ditadores estão dormindo, não tem a menor semelhança com a Disneylândia. E quando chamo todos de ditadores, alguns podem dizer e dizem mesmo: “Fui eleito pelo povo”. E foram mesmo, geralmente com mandato de 4 ou 5 anos, e permanência de 30 ou 40.
OBAMA NÃO DISPUTARÁ MAIS NADA
Terminado o segundo mandato, Obama ficará como ficaram todos os presidentes a partir de 1960: não podem ocupar NENHUM CARGO, por eleição ou nomeação. Como Clinton, ganhando fortunas por “conferências milionárias”, se acostumam.
E a História, não interessa ao primeiro negro a ser presidente do EUA? Será que considera que saindo desastrosa e desastradamente, não haverá outro negro na Casa Branca? Conheço muita inveja do passado. Mas inveja do futuro?
A PENÚLTIMA PALAVRA DE OBAMA
Tranquilo, cercado pelos personagens mais importantes (internos, ligados ao assunto, o presidente fala. O que “OUÇO” como definitivo antes de dormir: “Ainda não tomei a decisão final, Mas em NENHUMA HIPÓTESE HAVERÁ ENVIO DE TROPAS”.
Coloquei em letras maiores, porque aí está a chave de tudo. Quando Obama, só Obama, unicamente Obama decidir, um minuto depois começa tudo, que não tem definição. Isso acontecerá de madrugada, quem sabe de sábado, hoje, para domingo, ou na madrugada de segunda, no máximo.
A ex-comunista que controla a Alemanha depois da queda do Muro de Berlim e a revalidação de suas convicções ideológicas, afirmou: “Para mim não haverá ação”.
Qual é o trabalho de passar da esquerda para a direita e vice-versa? Para ela, foi só atravessar o Muro de Berlim, que já estava derrubado. Por isso, diz que não tem nada com ação, contra ou a favor.
A ÚLTIMA PALAVRA DE OBAMA
Virá, sem dúvida algum. E simples, sem estardalhaço. Apenas assim; “Agora”. Talvez antes dos observadores da ONU entregarem o relatório ao secretário-geral.
Esses observadores não ficarão desempregados. Podem até guardar os originais. Com a proliferação das armas químicas ou nucleares, serão indispensáveis.
O “RUÍDO” FINAL
A Turquia foi a última a colocar seus mísseis na fronteira. Estavam de prontidão. O país pertence ao Grupo dos 28, os que integram o chamado Tratado do Atlântico Norte. Ligadíssimo ao Ocidente.
###
PS – E a Rússia e China, “gravando” todas as conversações e registrando os diversos movimentos. No momento não querem ação.
PS2 – Mas ao contrário da Alemanha, não vão esquecer coisa alguma. Dominarão o que acontecer depois, que chamam de “consequências”. Nesse tipo de guerra, acontecerá também sem aviso prévio. E também pode ser sem armas, químicas, nucleares ou até convencionais. Estas, completamente fora do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário