segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cepro e Semdec apresentam perfil do turista teresinense

O setor de Negócios motiva 65,8% dos turistas da capital do Piauí

Rosa Rocha/Ccom
Magno Pires, o prefeito Firmino Filho, o secretario de Desenvolvimento, Fabio Nery, e a coordenadora da Pesquisa, Dulcinéia Ferreira (Foto:Ascom Cepro)
O turista de Teresina é, em sua maioria, brasileiro, nordestino, homem, tem entre 36 e 50 anos, possui nível superior, é casado e se hospeda em casa de amigos e parentes. Essas e muitas outras informações foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (27), em evento realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Semdec), para comemorar o Dia Mundial do Turismo. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente da Fundação Cepro, Magno Pires, secretários do município, vereadores e convidados.
No evento, onde foi apresentada também nova campanha da Semdec para o desenvolvimento do turismo de Teresina, foram lançados três programas para este fim. Quais são: Teresina + Surpresas (voltado para campanhas promocionais), Teresina + Negócios (projeto inovador que conta com parceria entre setor público e privado) e Teresina + Pesquisas, sendo esta última em parceria com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro).
Serão realizadas, durante o programa Teresina + Pesquisas, quatro pesquisas sobre a Demanda Turística na capital, duas no período de alta estação (nos meses de julho e dezembro) e duas no período de baixa estação (nos meses de março e novembro). “Nós trabalhamos em parceria com a Cepro para construir o perfil do atual turista de nossa capital; é necessário entender quem é essa pessoa que nos rodeia, quais seus interesses e suas motivações em nossa cidade; começamos aqui a conhecê-lo, mas essa pesquisa continuará ainda em mais três etapas e aí poderemos focar nossos investimentos nas melhorias necessárias”, explicou o secretário do Desenvolvimento, Fabio Nery Costa.

Presidente da Fundação Cepro, Magno Pires( Foto: Ascom Cepro)
Magno Pires, presidente da Fundação responsável pela pesquisa, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Teresina e explicou que a Demanda Turística da capital, parada desde 2008, vem mostrar que a Cepro está em um novo momento e que todo o trabalho apresentado é feito pelos profissionais da Instituição, especialistas, mestres e doutores capacitados para a qualificação necessária do estudo. “Nossos técnicos fizeram as pesquisas nos mesmos moldes de estudos realizados pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, do Ministério do Turismo, e os resultados conseguidos mostram uma Teresina nas mesmas condições das demais capitais do Nordeste em nível de instalações”, pontuou Magno. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, parabenizou a coordenadoria de turismo do município, agradeceu a parceria feita com a Cepro e reiterou a importância de estudos desta magnitude para o planejamento e o desenvolvimento de uma cidade. “Este estudo embasa agora a Semdec em suas políticas de investimento e mostra perspectivas inovadoras e positivas para os próximos anos”, afirmou. E reiterou ainda: “precisamos, através desses números aqui apresentados, preparar e organizar nossa cidade e transformá-la em um polo de turismo do Nordeste”.
Conheça o perfil do turista da capital piauiense
A Fundação Cepro, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, através de sua Coordenadoria de Turismo, lançou na última sexta-feira (27), a pesquisa da Demanda Turística de Teresina. O evento de lançamento comemorava, também, o Dia Mundial do Turismo. Estavam presentes autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente da Fundação Cepro, Magno Pires, secretários do município, vereadores e convidados.
Na oportunidade, foi apresentado, também, nova campanha da Semdec para o desenvolvimento do turismo de Teresina. Foram lançados três programas para este fim: Teresina + Surpresas (voltado para campanhas promocionais), Teresina + Negócios (projeto inovador que conta com parceria entre setor público e privado) e Teresina + Pesquisas, sendo esta última em parceria com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro).
A pesquisa foi realizada em Teresina, no período de 25 a 31 de julho (alta estação). Foram respondidos mais de 860 questionários em pontos-chave dentro da cidade: aeroporto, rodoviária, postos da PRF e pontos turísticos.
Um dado fundamental revelado nesta pesquisa pelos turistas da rede hoteleira, dentre outros, informa que 65,8% deles tiveram como motivação para visita nesta cidade a atividade de negócios, o que vem confirmar a vocação de Teresina como um polo de atração de investimentos. Outro fator de destaque observado foi a composição dos gastos dos turistas no segmento da saúde, da ordem de 30,3%, o que coloca Teresina como um polo de excelência na prestação de serviços voltados para a preservação da vida humana.
Turista - Verificou-se que 99,1% são brasileiros. Do total de estrangeiros que estiveram na capital, 25% são procedentes do México, enquanto Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Suécia contribuíram com 12,5% cada. Quanto aos brasileiros, 51,2% são nordestinos, dentre eles, 21,3% são piauienses. Em seguida temos a região Sudeste, com 26,8%, sendo São Paulo o estado que mais se sobressai, com 18,8%. A região Centro-Oeste contribui com 9,5%, destacando-se  o Distrito Federal com 7,1% dos entrevistados
O percentual de turistas que utilizaram a rede extra-hoteleira correspondeu a 69,1%, sobressaindo-se a residência de parentes e amigos como o principal meio de hospedagem, com 58,2% de representação. Os que permaneceram na rede hoteleira atingiram o índice percentual de 30,9%, destacando-se o hotel, propriamente, com 25,1%. Quanto ao transporte utilizado para chegar a Teresina, o turista serviu-se principalmente de voo regular (51,9%); seguido de ônibus de linha (38,5%).
Com relação aos aspectos pessoais dos turistas que estiveram em Teresina, há a predominância do sexo masculino, correspondendo a 52,3%. Sobre a faixa etária, prevaleceu a de 36 a 50 anos (34,9%). No item nível de escolaridade, o destaque foi para o de nível superior (42,1%) não estando incluídos neste percentual a área de pós-graduação com (12,4%).
Quanto ao estado civil, 52,6% dos entrevistados disseram ser casados e 38,0%, solteiros. Já sobre o nível de sociabilidade, sobressaem os que estavam desacompanhados (59,9%). Considerando-se o total de turistas que se hospedaram na rede hoteleira, 71,3% viajavam desacompanhados, enquanto os que ficaram na rede extra- hoteleira (54,8%) viajavam em condição contrária.
Entre as principais ocupações citadas, aparece funcionário público (17,2%), profissional liberal (17,0%), comerciário (9,1%), estudante (8,2%) e comerciante (8,0%).
Aspectos Econômicos - Os turistas que estiveram em Teresina em julho permaneceram, em média, 9,6 dias; sendo que os turistas da rede extra-hoteleira permaneceram, em média, 11,0 dias, enquanto os da rede hoteleira tiveram uma permanência de 6,4 dias.
A média de gastos por turista foi de R$705,74 correspondendo a R$73,51 per capita/dia. Em relação aos turistas da rede extra-hoteleira, a média de gastos foi de R$602,56 correspondendo a R$ 54,63 per capita/dia. Para os turistas da rede hoteleira, a média de gastos alcançou R$982,51, cerca de R$153,11 per capita/dia. Os itens que mais contribuíram para a efetivação desses gastos foram: saúde (30,3%), hospedagem (16,1%) e compras (15,0%).
Motivos e Avaliação - Os principais motivos da viagem foram: visita a parentes/amigos (42,1%) e negócios (30,4%). Para os turistas da rede hoteleira, o motivo negócios ocupa maior relevância (65,8%); em contrapartida, para o turista extra-hoteleiro, as motivações mais relevantes identificadas foram: visita a parentes/amigos (58,3%) e, em seguida, negócios (14,7%).
A maioria (82,2%) dos turistas entrevistados já esteve em Teresina mais de uma vez. Quanto à taxa de retorno, 97,1% deles demonstraram pretensão de voltar, sendo que 92,4% a recomendariam a outras pessoas.
Quanto à avaliação do turista em relação à primeira visita a Teresina, 46,8% deles disseram ter correspondido a sua expectativa, enquanto 41,0% afirmaram que tiveram suas expectativas superadas.

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