segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Parada do Orgulho gay reuniu 40 mil em Belém

Parada do Orgulho gay reuniu 40 mil em Belém (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
Belém foi às ruas para defender o Estado laico. Com o tema: “Cadê o estado laico de fato?” a 12ª Parada do Orgulho Gay de Belém reuniu mais de 40 mil participantes na tarde deste domingo (29), na Doca de Souza Franco.
Nem a chuva tirou o glamour  da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Belém que caminhou as avenidas Doca de Souza Franco, Marechal Hermes e Presente Vargas. Segundo o coordenador do grupo de Homossexuais do Pará, Ivon Cardoso, a caminhada é uma forma de demonstrar a força pacífica da classe. “O evento foi bem organizado desde à preparação da programação. O policiamento e corpo de bombeiros compareceram para garantir a segurança dos participantes. É um momento único e de conquista”, diz o coordenador. 
A organização teve quatro trios elétricos e muitos convidados participantes. A bandeira gigante que se utilizou nos anos anteriores foi substituída pelas 100 bandeiras LGBT carregadas por voluntários. A programação incluiu também, a tradicional campanha de prevenção à Aids e DSTs, com a distribuição de 50 mil preservativos.
Para Izabela Ventorini, 22 anos, a parada gay é uma conquista de todos que fazem parte da comunidade. “Só pedimos respeito, e que aceitem nossa orientação sexual porque hoje a nossa luta é querer formar uma família como qualquer ser humano”, enfatizou Izabela.
O evento é organizado pelo Grupo Homossexual do Pará (GHP) e pela organização não-governamental Cidadania, Orgulho e Respeito (COR), com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário