quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Hemopi recebe capacitação para reforçar tratamento hemofílico

O público presente era formado por uma equipe multidisciplinar

Flalrreta Alves/Ccom
O público presente era formado por uma equipe multidisciplinar (Foto:Márcio Sales/Sesapi) 
 
 
Os funcionários e técnicos do Centro de Hematologia do Piauí (Hemopi) participaram de uma capacitação para reforçar o acolhimento e atendimento a pessoas portadoras de hemofilia. A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (31), no auditório do Hemocentro e foi ministrada por representantes da Baxter, indústria farmacêutica que fornece os medicamentos para o Ministério da Saúde e oferece consultoria e treinamento aos estados membros.
Uma das palestras comentava o papel do enfermeiro no tratamento domiciliar da hemofilia. Proferida por Micheli Martins, da equipe técnica do Baxter, foram discutidas as dificuldades que um indivíduo com essa deficiência imunológica enfrenta, tais como relacionamento familiar, social e financeiro. “A pessoa com hemofilia tem uma deficiência na coagulação do sangue, mas pode ter uma vida saudável, como podemos perceber  através da profilaxia oferecida”, comenta Martins.
O público presente era formado por uma equipe multidisciplinar de atuação ao portados de hemofilia. De acordo com a coordenadora do programa de Hemofilia no Piauí, Ana Elzina Dantas, o objetivo deste encontro é reforçar a equipe a fim de melhorar o atendimento oferecido pelo Hemopi. “Com esse treinamento aos profissionais, o atendimento do hemocentro será melhorado em todas as unidades de atuação do Estado”, comenta a coordenadora.
A hemofilia é uma patologia do sangue que dificulta a atuação das proteínas de coagulação do sangue. A pessoa com hemofilia tem dificuldades para conter sangramentos e corre mais riscos de uma hemorragia interna. O Hemopi oferece tratamento para hemofilia nos Centros de Teresina, Floriano, Parnaíba Picos e Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário