quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Idosos de Teresina recebem orientações sobre a prevenção do AVC

A Semana de Combate ao AVC está acontecendo desde a última segunda-feira (28) em vários locais de Teresina, como faculdades, escolas e hospitais

Thaís Araújo/Ccom
Semana de combate ao AVC no Cemti (Foto:Ascom Ceir)
Os idosos atendidos no Centro de Convivência da Terceira Idade e no SESC Ilhotas, em Teresina, receberam, nesta quinta-feira (31), orientações preventivas da Semana de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). O projeto é desenvolvido pela Associação Reabilitar, em conjunto com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), e tem o objetivo de levar informações para evitar novos casos de AVC no Piauí.
As atividades começaram com uma palestra sobre o que é o AVC, os sintomas, tratamentos e como fazer para evitar o problema. A plateia era formada principalmente por idosos que frequentam os dois locais e muitos aproveitaram para esclarecer dúvidas. Raimundo Andrade, de 70 anos, foi um deles e se disse satisfeito com a iniciativa. “Algumas coisas eu já sabia, mas a palestra me alertou para outras questões e, com certeza, vou seguir as orientações”, afirmou.
Além da palestra, os idosos tiveram acesso a folders educativos e serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial. “Os idosos estão dentro de um dos grupos de risco de ter AVC e, por isso, é importante eles saberem que podem evitar ou diminuir as sequelas acarretadas pelo problema”, declarou a palestrante Mary Ângela Canuto, enfermeira do Projeto Pense Bem AVC, desenvolvido pelo Ceir e a Associação Reabilitar.
O AVC é a principal causa de morte no Brasil. No Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), foi contabilizado 1.090 óbitos por conta da doença em 2011. Os grupos de risco são pessoas hipertensas, diabéticas e obesas, além daqueles que têm colesterol alto e fazem uso de cigarros e bebidas alcoólicas. Idosos e homens são mais acometidos pelo AVC. Muitas pessoas que conseguem sobreviver ficam com sequelas e precisam de reabilitação.
A Semana de Combate ao AVC está acontecendo desde a última segunda-feira (28) em vários locais de Teresina, como faculdades, escolas e hospitais. O último dia será nesta sexta-feira (1), com atividade na Escola Municipal Roberto Cerqueira, a partir das 8h. Em seguida, às 15h, a palestra preventiva acontecerá na Faculdade Santo Agostinho. No entanto, as ações para evitar o AVC permanecem o ano todo, através do Projeto Pense Bem, no Ceir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário