quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Para frear críticas, Campos faz prestação de contas de ações ambientais

 

 

Daniel Carvalho - Folhapress
 
 
 
 


Antonio Cruz/ABr
Eduardo Campos1_Antonio Cruz_ABr
Campos fez prestação de contas de ações ambientais durante seu governo em Pernambuco

RECIFE - Alvo de constantes questionamentos e críticas depois de se aliar a ex-senadora Marina Silva para a disputa presidencial, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aproveitou um evento sobre clima nesta quinta-feira (31), no Recife, para prestar contas de ações ambientais de seu governo. 
 
"É fundamental o investimento em tudo o que diz respeito ao cuidado com a questão ambiental, com a redução de emissão [de carbono]", disse Campos no seminário Pernambuco no Clima, desdobramento de discussões iniciadas no ano passado na Rio+20. 
 
Tanto Campos como Marina têm sido cobrados pelo passivo ambiental do Estado, principalmente o do complexo portuário e industrial de Suape, na região metropolitana do Recife. 
 
O secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, apresentou ações e uma série de números de investimentos feitos durante a gestão Eduardo Campos. Segundo Xavier, o governo do Estado está investindo atualmente R$ 11,5 bilhões em áreas com conexão direta com o meio ambiente. Saneamento e abastecimento representam R$ 9,7 bilhões desse valor, de acordo com o secretário. 
 
"É uma demonstração clara de que o governo está comprometido em fazer o dever de casa. Por isso, Pernambuco pode exigir, sim, que o Brasil e que o mundo também avancem nesse sentido", afirmou Xavier, que também apresentou oficialmente a meta de transformar Fernando de Noronha (PE) no primeiro território brasileiro com compensação total da emissão de dióxido de carbono (CO2). 
 
O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) negou que o evento desta quinta-feira tivesse conotação eleitoral porque já estava sendo organizado desde o ano passado, antes da aliança entre Campos e Marina. 
 
Coube ao ex-deputado federal Fabio Feldmann (PV) a fala mais política do evento que reuniu ambientalistas do Brasil e de outros países, como Daniel Cohn-Bendit, presidente do Grupo dos Verdes no Parlamento Europeu. 
 
Para Feldmann, o Brasil vive um momento de "paralisação política" e é preciso que surjam "lideranças". "As democracias são formatadas para pensar no curto prazo. Normalmente, o curto prazo é o eleitoral. Aí surge a ideia que temos de formatar, dar condições para lideranças. O que estamos fazendo em Pernambuco é liderança", afirmou. 
 
Agenda 
 
Eduardo Campos embarca nesta quinta-feira para a Europa onde fica até o próximo dia 9. Na agenda, há reuniões na Inglaterra e na Alemanha com políticos e empresários com o objetivo de atrair investimentos para Pernambuco. 
 
Quando voltar ao Brasil, o governador deverá participar do primeiro encontro regional do PSB e da Rede, em novembro, no Rio de Janeiro. 
 
Em dezembro, haverá um novo encontro na Bahia. Nos dois primeiros meses de 2014, Campos disse que haverá mais três reuniões, mas não revelou onde elas ocorrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário