sábado, 30 de novembro de 2013

Aécio Neves aciona Justiça contra perfis que o satirizam nas redes sociais



Tércio Amaral





"Aécio Boladasso", um dos perfis que brincavam com o nome do senador mineiro e já foi retirado do ar. Foto: Reprodução/Facebook  
Brincadeira na internet tem limites. Pelo menos é isto que acredita a equipe jurídica do senador Aécio Neves (PSDB), potencial candidato à Presidência da República em 2014. Advogados do tucano entraram com uma ação na Justiça de São Paulo para impedir contas no Facebook e no Twitter com seu nome. A justificativa do pedido é porque o político foi “vítima” do perfil Aécio Boladasso, que virou alvo de brincadeira de internautas que consideraram a conta como uma estratégia do grupo de Aécio em imitar o perfil Dilma Bolada, criado em homenagem a presidente Dilma Rousseff (PT).
De acordo com a ação, “todos os perfis e páginas foram criados recentemente, em datas muito próximas, e possuem conteúdo muito similar, o que denota a criação seriada de perfis ilícitos, os quais, inclusive, foram altamente difundidos nas mídias digitais, sendo certo que o Google aponta mais de 40.000 (quarenta mil) resultados para a pesquisa pelo termo ‘Aecio Boladasso’ ‘Facebook’ e mais de 34.000 (trinta e quatro mil) resultados para a pesquisa pelo termo ‘Aecio Boladasso’ ‘Twitter’”. Algumas contas do Aécio Boladasso já foram retiradas do ar.
A assessoria jurídica do senador mineiro também informou que o Twitter já atendeu a solicitação de remover os perfis falsos, mas ainda não forneceu as informações sobre quem criou o usuário. Já o Facebook, que apresenta outras contas falsas, também não identificou os criadores das páginas. O juiz Nilson Wilfred Ivanhoé Pinheiro, da 3ª Vara Civil da Capital, concedeu uma liminar, no dia 19, para a remoção das páginas e armazenamento dos dados sobre os usuários que fizeram a brincadeira. No entanto, ele negou o pedido de segredo de Justiça.
Com informações do Radar Político, do Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário