Na tarde deste sábado, o Ceará perdeu grande chance de conquistar o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. O clube cearense sofreu um "apagão" na segunda etapa de jogo e acabou sendo derrotado, em pleno Castelão, para o Joinville por 3 a 0, Assim, permitiu o acesso ao Figueirense, que se garantiu mesmo com o empate por 1 a 1 com o Bragantino. O carrasco dos cearenses foi o meio-campista Marcelo Costa, autor de dois gols do time catarinense. A partida foi válida pela última rodada da Série B.

Com a derrota, o Ceará termina a Série B na sétima colocação com 59 pontos, apenas a um do Figueirense, primeiro integrante do G4, e com a mesma pontuação do Joinville, que apesar de entrar na rodada sem chances de acesso, ficou na sexta colocação. A partida acabou não sendo como o atacante Mota sonhava. Ele, que é ídolo do Ceará, anunciou sua aposentadoria e fez neste sábado a sua última partida como jogador de futebol.

Em uma partida equilibrada, o Ceará teve um maior domínio nos minutos inicias e só não chegou a abrir o placar pela boa atuação do goleiro Oliveira, que fechou o gol, assim como fez Jaílson quando acionado.

Ainda no primeiro tempo, o clube catarinense equilibrou o jogo e ainda foi melhor nos minutos finais. A grande chance aconteceu aos 46, quando Jaílson fez uma defesa milagrosa, fazendo com que o time cearense continuasse sonhando com o acesso para a elite do futebol brasileiro.

Na segunda etapa, o Ceará começou melhor e teve a chance do jogo aos 10 minutos, quando o atacante Magno Alves deu um passe açucarado para Lulinha. O atacante estava debaixo da trave, mas acabou se enrolando com a bola e não conseguiu fazer o chute.

Depois do lance, o clube cearense sofreu um verdadeiro apagão e apenas assistiu ao Joinville jogar e golear. O primeiro do clube catarinense aconteceu aos 18 minutos, em cobrança de falta de Marcelo Costa, que passou pelo meio da barreira e foi parar no fundo das redes.

O segundo saiu aos 25, em cobrança de pênalti do próprio Marcelo Costa. No lance, Francis foi derrubado por Potiguar, que acabou levando o cartão vermelho. Por fim, o terceiro aconteceu no final do segundo tempo. Francis aproveitou o cruzamento e, de primeira, fechou a conta, que impediu o acesso do time cearense.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 0 X 3 JOINVILLE

CEARÁ - Jaílson; Marcos (Thiago Humberto), Gustavo, Potiguar e Vicente; João Marcos, Ricardinho (Diego Ivo), Lulinha e Rogerinho (Léo Gamalho); Mota e Magno Alves. Técnico - Sérgio Soares.

JOINVILLE - Oliveira; Eduardo, Sandro, Rafael e Rafinha; Augusto Recife, Naldo (Hernani), Marcelo Costa e Diogo Oliveira (Wellington Bruno); Francis e Fernando Viana (Edigar Junio). Técnico - Sérgio Ramirez.

GOLS - Marcelo Costa, aos 18 e aos 25, e Francis, aos 41 do segundo tempo.
ÁRBITRO - Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ).
CARTÕES AMARELOS - Sandro e Naldo (Joinville). Ricardinho e Rogerinho (Ceará)
CATÃO VERMELHO - Potiguar (Ceará).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).