sexta-feira, 31 de maio de 2013

Agespisa suspende abastecimento no domingo para troca de transformador

O serviço será feito das 7h às 11h. Depois que a produção for retomada, a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual.

Ascom Agespisa
A Agespisa programou para o próximo domingo, 2 de junho, a retirada do transformador da Eletrobrás Piauí instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Teresina. De acordo com o planejamento das duas instituições, o serviço será feito das 7h às 11h, período em que a produção de água será suspensa.
A Agespisa recomenda aos moradores que façam uso racional da água enquanto o serviço estiver sendo executado. Depois que a produção for retomada, a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual.
A retirada do transformador marca o final do contrato de aluguel dos equipamentos, assinado pelas duas instituições. No começo de maio, a Agespisa recebeu um dos dois transformadores da ETA que havia sido danificado em outubro de 2012. O outro deverá ser entregue em julho.
A Agespisa já está executando o projeto de reforma de todo o sistema elétrico da ETA, onde serão aplicados R$ 4,8 milhões, recursos garantidos pelo Governo do Estado. Também serão destinados R$ 8 milhões para a implantação de uma adutora alternativa para a distribuição de água, além de outras melhorias do sistema.

Programa vai contratar coordenador e assistentes de políticas sociais

Os interessados devem enviar seus currículos até o dia 5 de junho para o e-mail pettinati@cospe-if.it

Isabel Cardoso/Ccom 
O Programa Brasil Próximo desenvolve ações no Parque Nacional Serra das Confusões (Foto:André Pessoa)
O Programa Brasil Próximo atua em diversas regiões do Brasil e no Piauí desenvolve ações no Parque Nacional Serra das Confusões, em parceria com o ICMBio, Governo Federal e Governo Estadual.
O programa é resultado de acordo de Cooperação Técnica Internacional entre Brasil e Itália e dentro do cronograma de atividades no Parque Nacional Serra das Confusões vai contratar, através da ONG COSPE, um coordenador para o observatório das políticas sociais e dois assistentes para a Secretaria Técnica das Políticas Sociais. O observatório terá a missão de desenvolver análises estruturadas de questões econômicas, sociais e culturais do território da Serra das Confusões, favorecendo o desenvolvimento integrado deste e de sua população, apoiando assim, a elaboração de metodologias para a integração das políticas sociais no território.
Os interessados devem enviar seus currículos até o dia 5 de junho para o e-mail pettinati@cospe-if.it. Os candidatos devem ter curso superior na área das ciências sociais e humanas, com a devida inscrição nos conselhos profissionais (de preferência: Graduação em Serviço Social).
Outros requisitos importantes são o interesse no Campo dos Direitos Humanos, Direito à Cidade e Políticas Social e Urbana, experiência profissional na gestão de programas e projetos sociais, de no mínimo 6 meses com carteira assinada, experiência de trabalho com grupos ou comunidades, experiência com processo formativo, conhecimento técnico em Dinâmica de Grupo e Entrevista, habilidade na elaboração de textos e relatórios descritivo e analítico, conhecimento de informática, facilidade para trabalhar em equipe, comunicação, conduta ética, organização, assertividade, criatividade, disponibilidade para viagens e disponibilidade para trabalhar 40h semanais.
A duração do contrato é de três meses, sendo possível sua renovação por 12 meses. O salário será estabelecido de acordo com a experiência prévia do candidato e o local de trabalho será no território da Serra das Confusões (municípios de Caracol, Canto do Buriti e Cristino Castro).
Entre as principais funções estão análise do território do ponto de vista econômico, social e cultural, gestão compartilhada na coordenação de projetos, representação institucional em canais de participação (Conselhos, Redes e Fóruns), coordenação e participação em processos formativos e de organização comunitária, produção de conhecimento e produção de relatório.

Cresce o número de fumantes no Estado do Piauí

Nesta sexta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, acontecerá uma ação comunitária no Shopping da Cidade.

Hérlon Moraes /Ccom
 
 
 
31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco (Foto:Divulgação) 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizado pelo Ministério da Saúde, a prevalência de fumantes no Estado do Piauí teve um acréscimo de 13,3%(2010) para 15,3%(2011) na população adulta-18 anos e mais. O dado preocupa as autoridades locais.
Para tentar sensibilizar a população dos males causados pelo cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde vem desenvolvendo durante toda a semana, atividades em alusão ao dia 31 de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O tema deste ano é Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
As ações começaram dia 27, no Centro de Atenção Integral à Saúde- CAIS, da Polícia Militar, com a palestra É Possível Parar de Fumar. No dia 28 foi a vez da Penitenciária Feminina de Teresina. Nesta quarta-feira (29), as ações aconteceram no  Centro de Convivência Antonio Carneiro. Já nesta sexta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, acontecerá uma ação comunitária no Shopping da Cidade, das  8h30 às 12h.
“Haverá distribuição de panfletos educativos, teste de Fargestön, Glicemia, teste com o monoxímetro e divulgação do tratamento ao fumante” afirma Gisela Brito, coordenadora do Adulto Idoso, da Sesapi.
Todos os anos, no dia 31 de maio, a OMS e seus parceiros em todo o mundo comemoram o Dia Mundial sem Tabaco, destacando os riscos à saúde associados ao uso dos produtos derivados do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu consumo. O uso do tabaco e seus produtos derivados é a causa mais evitável de morte no mundo e atualmente é responsável pela morte de um em cada dez adultos no mundo.
    
As estatísticas mostram que a proibição da publicidade e patrocínio do tabaco é uma das mais importantes estratégias para se reduzir a experimentação e o consumo dos produtos derivados do tabaco; sendo assim uma importante ação para um efetivo controle do tabaco.
A maioria dos países não possui proibições abrangentes; ao contrário do Brasil que já avançou bastante nas restrições à propaganda e publicidade.
A epidemia global do tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são não fumantes que morrem pelo tabagismo passivo. A previsão é que a epidemia vai matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis acontecerão em países de baixa e média renda.

Zé Dirceu tenta conter Eduardo Campos do PSB

Nas viagens que vem realizando pelo país para apresentar sua defesa e protestar contra suas condenações no processo do mensalão, o petista José Dirceu articula alianças e costura, em reuniões reservadas, os palanques estaduais do PT para as eleições de 2014. As conversas ocorrem com conhecimento de Rui Falcão, presidente do partido, e também do ex-presidente Lula, com quem Dirceu manteve encontros antes e depois das viagens. O último balanço das ações de bastidores foi passado a Lula em reunião na semana passada.
Nos encontros regionais, o ex-ministro diz respeitar uma eventual candidatura de Eduardo Campos, mas nos bastidores critica e busca minar o PSB internamente, em nome da continuidade da coligação histórica do partido com o PT nos estados. A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e a manutenção de alianças com os mesmos partidos que integram a base é a orientação levada aos dirigentes.
Em seu blog, Dirceu já trata Campos como ex-aliado. Há um mês publica, inclusive, notícias negativas do governador pernambucano, com menções ao aumento dos gastos com a publicidade oficial em Pernambuco em 2012 e leituras críticas de entrevistas de Campos, com ataques à eventual política externa de um governo do PSB e lembranças ao apoio do PT à sua reeleição, em 2010.( O Globo )

Wellington já monta palanques sem PSB

Reunidos para discutir o cenário das eleições de 2014, integrantes da cúpula do PT já contam com a possibilidade de não terem o PSB como aliado na próxima disputa presidencial. E apostaram num choque com o governador do Rio, Sergio Cabral, do PMDB.
O encontro ocorreu na noite de anteontem, em Brasília, no apartamento do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), e contou com a participação da maioria dos senadores do partido e com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão.
O fim da união com o PSB deve-se ao fato de os petistas terem como certa a candidatura à presidênciada República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O jantar, que teve como pratos principais peixe e cordeiro, ocorreu no mesmo dia em que Campos anunciou em Pernambuco a filiação de seu vice, João Lyra Neto (PDT) ao partido. No mesmo evento foram distribuídos panfletos em que Campos aparece como candidato a presidente. A manobra foi lida como uma forma de o governador assegurar um palanque no próximo ano.
Aécio diz que Dilma deve desculpas pelo Bolsa Família
O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) disse ontem que a presidente Dilma Rousseff deve desculpas à população pelo fato de o governo ter omitido informações sobre a antecipação de pagamentos do Bolsa Família nos dias que sucederam a corrida dos beneficiários a caixas eletrônicos para sacar o dinheiro do programa.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, admitiram anteontem ter errado ao não dizer desde o início que o dinheiro do programa havia sido liberado antecipadamente para parte dos 13,8 milhões de beneficiários no dia 17 de maio – antes, o pagamento era escalonado no mês, a depender do número final do cartão do programa. No dia seguinte à liberação, em 18 de maio, uma onda de boatos sobre o fim do Bolsa Família levou centenas de pessoas a agências da Caixa. A Polícia Federal investiga o caso e não descarta que o pânico tenha sido motivado por essa antecipação feita sem aviso prévio.
“Creio que, neste instante, a senhora presidente deve um pedido de desculpa formal a todos os brasileiros”, disse Aécio, recém-eleito presidente nacional do PSDB e provável candidato do partido à sucessão de Dilma nas eleições do ano que vem.( O Estadão )

STF abre inquérito contra deputado da ‘caixinha’


Reportagens do Congresso em Foco motivaram procurador-geral da República a pedir investigação contra Zequinha Marinho. PF ouvirá servidores que contribuíam com 5% do salário

Carlos Humberto/SCO/STF
Após analisar revelação do Congresso em Foco, Gurgel pediu abertura de inquérito




O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar o deputado Zequinha Marinho (PSC-PA) pelos  crimes de desvio de dinheiro público (peculato) ou exigência de “vantagem indevida” (concussão) por recolher 5% dos salários de funcionários para a formação de uma “caixinha” para o PSC. Série de reportagens do Congresso em Foco mostrou como funcionava o esquema. Marinho, em entrevista na época, admitiu a prática: “Todo mundo faz”. Além de abrir inquérito para investigar a c0nduta de Marinho, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, aceitou pedido e determinou que a Polícia Federal ouça 23 servidores e ex-servidores do gabinete do deputado paraense para saber se o ele cometeu  um ou ambos os delitos. Os funcionários integravam uma lista de pessoas que contribuíam para a caixinha.
No ano passado, a Procuradoria da República no Distrito Federal já havia aberto inquérito civil para avaliar “possível afronta ao princípio da moralidade administrativa”. Com base nas reportagens deste site, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, argumentou a existência de documentos do gabinete de Marinho e pediu ao ministro Gilmar Mendes que abrisse inquérito para a PF tomar os depoimentos dos funcionários (veja lista). O ministro do STF concordou e determinou a entrada da Polícia Federal no caso.
O deputado afirmou segunda-feira (27) ao Congresso em Foco que a contribuição é e sempre foi opcional. É a primeira vez que ele faz essa afirmação, desde a revelação do caso. Ele disse não saber quantos dos seus funcionários de gabinete pagam os 5% ao PSC. “Alguns”, contou.
No pedido de abertura de inquérito, Gurgel menciona mensagens de correio eletrônico trocadas entre Marinho e sua chefe de gabinete, Edilande das Dores, a Landi. Nelas, a funcionária exibe uma planilha a lista de 23 servidores do parlamentar que pagaram ou deveriam pagar 5% do salário. Levantamento do Congresso em Foco nos arquivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que só três funcionários eram filiados ao PSC e, portanto, estavam obrigados estatutariamente a contribuírem.
Além disso, Gurgel menciona – numa investigação interna anexada – decisão do TSE segundo a qual até mesmo servidores filiados a partidos não deveriam contribuir com suas legendas.
Na troca de mensagens entre Marinho e Landi, a chefe de gabinete disse que o então assessor Humberto Santos não queria pagar os 5% antes de conversar com o deputado. A resposta do parlamentar é em caixa alta. “PEÇA AO HUMBERTO PARA PROVIDENCIAR COM A MAIOR BREVIDADE POSSIVEL, O DEPOSITO CORRESPONDENTE A 5% DO BRUTO QUE ELE RECEBE. OK?”, disse Marinho em email de 25 de março de 2011. “NAO POSSO PAGAR POR ELE, POIS JA PAGO SOBRE O MEU SALARIO”, continuou.
De acordo com Santos, a conversa para discutir os 5% não aconteceu. A demissão veio em seguida, em novo e-mail do deputado, seis dias depois. “Diante da impossibilidade de Vossa Senhoria autorizar o débito de 5%(cinco por cento) destinados a manutenção do Partido Social Cristão…”, inicia a mensagem de Marinho, datada de 31 de março. E continua: “ficou determinada sua exoneração”.
Marinho será investigado por peculato e concussão
Gurgel ainda argumentou no STF que, questionado sobre os fatos, Marinho admitiu a prática. “É uma coisa justa e correta. Se não quiser, não vai, não se mete em política”, disse ele, em entrevista ao Congresso em Foco, em 29 de novembro de 2011. “Todo mundo faz.” Marinho ainda disse que o PSC faz isso no Brasil todo mesmo de pessoas não filiadas. “A lei é para todos. Um não pode trabalhar pelos outros”.
Ao determinar a a abertura do inquérito, Gilmar Mendes chegou a dizer que os indícios trazidos por Gurgel tinham certa “fragilidade”. Não se sabe o motivo da avaliação do ministro. Entretanto, é fato que, por alguma estratégia, o procurador geral optou por anexar a seu pedido de abertura de inquérito as reportagens sobre a caixinha sem os documentos e áudios que as embasaram.

Belém tem a diária mais barata do mundo

A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) divulgou nesta semana um levantamento sobre a média de custos com hospedagens em alguns dos principais destinos turísticos do Brasil e exterior para duas ocasiões, lazer e negócios. Segundo os dados, Belém desponta como a cidade com as menores médias de preços nos hotéis, com a diária, em média, custando US$ 76,39, aproximadamente R$ 161,00.
A capital paraense é inserida na pesquisa como roteiro para negócios, fazendo companhia a outros destinos como Nova Iorque, Paris, Dubai, Londres, entre outras cidades importantes do planeta, e capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Na pesquisa, a Embratur fez ainda levantamentos quinzenais sobre as menores tarifas encontradas para cada hotel em 10 cidades com perfil turístico: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Foz do Iguaçu e Gramado. 
Foram levantadas informações sobre preços de reservas feitas com 60 dias de antecedência e 7 dias de estada, entre dezembro e março, em quartos duplos, dividindo os hotéis em três categorias de autoclassificação: 1 e 2 estrelas – Padrão Econômico; 3 e 4 estrelas – Médio Conforto; e 5 estrelas – Alto Conforto. Motéis e albergues foram excluídos.
Liderando o ranking dos destinos turísticos mais caros está o Rio de Janeiro, com média de US$ 246,71, seguido por Florianópolis (US$ 155,55), Recife (US$ 143,45) e São Paulo (US$ 140,39).
MAIS TURISTAS
Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o turismo do Pará vem crescendo significativamente nos últimos anos. O Estado recebeu 11,84% mais visitantes em 2012 em relação a 2011. Os números foram apresentados no final do mês de fevereiro pelos órgãos. 
Segundo o titular da Setur, Adenauer Góes, o Pará recebeu em 2011 um total de 713.234 mil turistas nacionais e 63.770 internacionais, somando 777.004, gerando uma receita superior a R$ 380 milhões, com 738 mil turistas. Em 2012, esse fluxo subiu para 800.248 mil turistas nacionais e 68.744 internacionais, totalizando 868.992 visitantes e uma arrecadação nos setores de R$ 445.019.493,10.
(Diário do Pará)

Wilson e Zé Filho inauguram obras no norte do Piauí

Governador Wilson Martins (Foto: Divulgação)



Nesta sexta-feira (31), o governador Wilson Martins e o vice governador Zé Filho estarão nos municípios de Caraúbas, Caxingó, Parnaíba e Ilha Grande para inaugurar obras, entre outros compromissos.
Veja a agenda:
Dia 31 de maio de 2013 (sexta-feira)
07h30 – Embarque para Piracuruca (King Air 0h30)
08h00 – Desembarque em Piracuruca com deslocamento imediato para Caraúbas / entroncamento da BR 343 – Rodovia PI 305/Caraúbas/Voltada da Jurema (via terrestre 44km).
CARAÚBAS DO PIAUÍ
08h30 – Chegada ao entroncamento da BR 343 com a Rodovia PI 305/Volta da Jurema
Desenlace da Fita e Descerramento da Placa Inaugural da Pavimentação Asfáltica da Rodovia PI 305, trecho BR 343/ Caraúbas (DER);
Deslocamento para a sede do município de Caraúbas do Piauí (via terrestre 13 km).
09h20 – Chegada em Caraúbas do Piauí
Recepção ao Governador e Comitiva
Desenlace da Fita e Descerramento da Placa Inaugural da Pavimentação Asfáltica da Rodovia PI 305, trecho Caraúbas/BR – 343 (DER).
Pronunciamentos:
Local: Pórtico
10h30 – Deslocamento para Caxingó (via terrestre 16 km)
CAXINGÓ
10h40 – Chegada em Caxingó
Recepção ao Governador e Comitiva
Descerramento da Placa Inaugural da Pavimentação Asfáltica da Rua Eduardo Neres/Contorno com a Igreja Matriz e da Avenida Antonio Joaquim de Carvalho e Rua João Santos (DER).
Solenidade:
Local: U. E. Dom Rufino
Entrega de Ônibus Escolar para os municípios de Caxingó, São José do Divino, Murici dos Portelas e Buriti do Lopes (SEDUC).
13h00 – Deslocamento para Parnaíba (via terrestre 70 km)
PARNAÍBA
13h50 – Chegada em Parnaíba
Visita às Obras de Construção da Zona de Processamento de Exportação – ZPE (SEINFRA)
Visita as Obras de Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (AGESPISA)
Visita às Obras de construção do Anel Viário de Parnaíba (DER)
14h40 – Deslocamento para Lagoa do Portinho.
14h50 – Chegada a Lagoa do Portinho
Recepção ao Governador e Comitiva.
Descerramento de Placa Inaugural da Restauração da Pavimentação Asfáltica da Rodovia PI 116 que liga a BR 343 a Lagoa do Portinho (DER)
Inauguração de 01 Quadra Coberta na Unidade Escolar Petrônio Portela (SEDUC).
15h00 – Solenidade:
Local: Unidade Escolar Petrônio Portela
16h00 – Deslocamento para Ilha Grande (00h30 Min).
ILHA GRANDE
16h30 – Chegada em Ilha Grande
Recepção ao Governador e Comitiva
Visita as Obras de Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário. (AGESPISA)
17h00 – Solenidade:
Local: Câmara Municipal
Autorização do Processo Licitatório para execução de serviços de restauração da Rodovia PI 116/210 que liga Parnaíba/ Pedra do Sal/ Labino/Ilha Grande/Porto Tatus (DER).
Entrega de Ônibus Escolar para os municípios de Ilha Grande e Luis Correia
18h30 – Deslocamento para Parnaíba
19h0 – Chegada em Parnaíba com Embarque imediato para Teresina (King Air 0h45)
19h45 – Desembarque em Teresina

Quadrilha do Ceará estava agindo livremente no Piauí


Cristina de Jesus e Ticiana Souza foi levadas à Central de Flagrantes sob acusação de tráfico


Uma quadrilha do Ceará acusada de tráfico de drogas foi desarticulada às 13h30 desta quarta-feira (29) na Rua Santa Rita de Cássia, Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. O fato aconteceu após seis meses de investigação da equipe de inteligência do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí.
Segundo o tenente coronel Raimundo Sousa, que chefiava a operação, havia um mandado de prisão em desfavor de Ticiana de Souza Costa, 35 anos, expedido pela 2ª Vara Criminal do município de Granja do Ceará. Após as investigações, depois de encontrar Costa, foi constatado que ela tinha instalado uma boca de fumo na casa em que estava hospedada.
A polícia ainda prendeu Tiago Carmurça Costa de Oliveira, 22 anos, e a proprietária da casa, a senhora Cristina Sousa de Jesus, de 27 anos de idade. Esta disse que a droga não era sua e que em sua residência funcionava apenas um bar.
A ação da Polícia Militar através do Reservado e da Força Tática aprendeu, em torno de 120 gramas de cocaína, pedras de crack, uma balança de precisão, documentação pessoal, joias, quatro celulares, cartões de crédito, chips de celular e R$ 495,85. Os suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes, inclusive Emmanuela Belisario de Moura, que estava trabalhando na casa onde funcionava um bar e a boca de fumo.

Gêmeos de Esperantina morrem afogados em açude

Os irmãos gêmeos, Francisco José dos Santos e Francisco de Assis dos Santos, ambos de cinco anos de idade, morreram na manhã desta quinta (30), vítima de afogamento, no interior de um açude localizado no povoado Capim Grosso, Zona Rural de Esperantina. Os dois gêmeos, são filho do casal de lavradores, Genival Pinheiro Santos e de Abgail Santos.
Segundo informações de familiares, os dois irmãos andavam sempre juntos e ao saírem a procura do pai que se encontrava trabalhando na roça, acabaram caindo no açude e se afogando, tendo morte imediata.
Familiares informaram que os dois garotos caíram no açude por volta das 11h horas da manhã desse sábado.
O resgate foi feito por homens da Unidade da Força Tática da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Policia Militar da cidade de Esperantina.
Os corpos dos gêmeos foi examinado pelo médico plantonista do Hospital Regional Julio Hartman, José Sampaio de Carvalho e em seguida liberado para os seus familiares.


Fonte: Jornalesp

Músico de Parnaiba morre em acidente

O músico Edvaldo Aguiar veio a óbito no local, outras duas vítimas ficaram gravemente feridas


No começo da tarde desta quinta-feira, dia 30, um acidente envolvendo um automóvel Fiesta de cor prata e placa HQB-9434 de Parnaíba resultou em vítima fatal, o fato ocorreu na estrada que liga as cidades de Parnaíba e Ilha Grande no começo da tarde desta quinta-feira, dia 30.
Segundo testemunhas, o condutor teria perdido o controle do veículo ao fazer uma curva em alta velocidade e desceu o barranco. O carro era guiado por pelo músico Edvaldo Morais Aguiar que veio a óbito, a vítima era integrante da banda de música Simplício Dias da Silva, da Prefeitura de Parnaíba.
Familiares da vítima relataram que Edvaldo Aguiar estava consumindo bebida alcoólica momentos antes do acidente, no carro ainda estavam um sargento da Policia Militar de nome Luiz Oliveira e outro homem não identificado. Ambos foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para o Hospital Dirceu Arcoverde, sem risco de morte.
Fonte: Proparnaíba

Prefeito de Parnaiba desobedece MP e vai gastar R$400 mil com festa

Imagem: DivulgaçãoPrefeito Florentino Veras(Imagem:Divulgação)Prefeito Florentino Veras O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto( PT ) , celebrou convênio com o time do Parnaíba Sport Club no valor de R$ 400,00 (quatrocentos mil reais). De acordo com dados do convênio, os recursos serão utilizados na realização da festa do centenário do clube. Pelo visto, a prefeitura de Parnaíba está ‘nadando’ em dinheiro. Mesmo assim não se justifica essa gastança toda na realização de uma festa. É dinheiro publico jogado no lixo!

Com a palavra o Ministério Público!


 ( do Blog do  Herbert Sousa / GP1 )

Sebim diz que vereadores da oposição são mal informados

A declaração do tucano foi em resposta aos vereadores da oposição que criticaram o prefeito Firmino Filho por causa do reajuste de 6,8% na tarifa da água.

GERMANA CHAVES, DO GP1
 
 
O vereador licenciado, Luiz Humberto Sebim (PSDB) rebateu as críticas feitas por vereadores da oposição contra o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) a respeito do reajuste de 6,8% na tarifa da água.

Sebim pediu que os vereadores Dudu (PT), Paulo Roberto da “Iluminação” (PTB) e Teresa Britto (PV) se atentem que a aprovação do aumento ocorreu ainda em 2012 na gestão do ex-prefeito Elmano Férrer (PTB) de quem os três parlamentares eram aliados.




Imagem:  DivulgaçãoVereador Sebim (PSDB)(Imagem:Foto: Divulgação)Vereador Sebim (PSDB)
 
 
 
 
“Os nobres vereadores, Teresa Britto, Dudu e Paulo Roberto da Iluminação deveriam lembrar que a aprovação do aumento ocorreu ainda na administração de Elmano Férrer que durante sua gestão foi muito mal assessorado por pessoas próximas a ele. Antes de ir para imprensa, eles deveriam se informar para não sair falando o que não deve”, rebateu Sebim.

O reajuste da tarifa da água causou a reação dos vereadores da oposição. Os três parlamentares defenderam que antes do aumento era obrigatório melhorar a qualidade do serviço para depois buscar repassar os custos ao consumidor.

Por conta do impasse, Teresa Britto vai solicitar a presença dos diretores da Arsete (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) na Câmara para explicar os motivos que fundamentaram a autorização, além de cobrar um relatório completo sobre as ações do órgão no controle dos serviços de abastecimento.

Frank Aguiar larga partido de JVC e pode ir para o PMDB

Cantor está em Teresina para lançar novo CD no aniversário de Itainópolis, sua cidade natal, neste sábado (1).


 


 

O cantor e político Frank Aguiar anunciou, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (30), que vai deixar o PTB para poder apoiar o PT nas eleições de 2014. O artista está no Piauí para lançar o CD "Safadin" no aniversário de Itainópolis, sua cidade natal. O show está confirmado para este sábado (1).

Fotos: Wilson Filho/Cidadeverde.com
 
 

"Em São Paulo é tradicional o PTB apoiar o PSDB, o [José] Serra. Eu sou a favor do Lula, do PT. Tive uma conversa aberta com meu padrinho dentro do partido, pedi que apoiasse o PT, mas não foi possível. Há uma incompatibilidade de projetos. Mas, foi uma saída amigável, saudável", explicou Frank Aguiar, que é vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP). O político acrescentou que tem conversado bastante com Michel Temer sobre uma possível ida para o PMDB. "Mas não há nada certo ainda", ressaltou.


De acordo com o político, a possibilidade de renúncia do atual prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, tem crescido no município paulista. "Se ele renunciar, assumirei como prefeito por dois anos, mas isso é prematuro afirmar. Ninguém sabe o que vai acontecer ano que vem", destacou.

Vida de artista
Frank Aguiar disse ainda que tem feito frequentes shows por todo o país e que seu novo CD "Safadin" será lançado dia 1º de junho em um grande show que comemorará o aniversário de Itainópoles (356 km de Teresina).

 
 

"Minha equipe já saiu de São Paulo com toda a estrutura para fazer o melhor show. Estamos comemorando, além do aniversário da cidade, 20 anos de carreira musical. Vários amigos de São Paulo estão vindo, inclusive de helicóptero, para participar da festa", entusiasmou-se o cantor.

O artista lembrou também que seu filme "Os sonhos de um sonhador" já foi exibido no Festival de Cinema de Pernambuco. "Ele está pronto, está lindo. Vocês vão se orgulhar. Estou querendo trazê-lo para cá. O Chico Anysio deu um espetáculo de interpretação, foi seu último filme em vida", finalizou.

( Cidade Verde )

Ticiane Pinheiro e Roberto Justus confirmam separação





Ticiane Pinheiro, 36, e Roberto Justus, 58, confirmaram que estão se separando após oito anos de casamento. A assessoria do ex-casal enviou uma nota à imprensa: "Decidimos, em comum acordo, nos separar, mas continuaremos unidos pelo amor a nossa filha Rafaella e pela amizade e respeito que nutrimos um pelo outro".
A apresentadora e o publicitário foram apresentados por Otávio Mesquita e namoraram por um ano antes de se casarem em maio de 2006. A cerimônia para 600 convidados foi realizada em São Paulo.
Eles são pais de Rafaella, que completa 4 anos em julho. Justus já foi casado com a apresentadora Adriane Galisteu, além de Sasha Crysman e de Luiza. Na última terça-feira (28), o ex-casal chegou a comemorar junto o aniversário de 50 anos da apresentadora Xuxa.



Pediram agua e depoís executaram o homem na porta de casa




Mais um homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira na região metropolitana de São Luís. Ricardo da Paz Bezerra, de 28 anos, foi assassinado a tiros na Rua Santa Barbara, na Vila Coronel Riod.
O crime teria sido praticado por dois homens que estavam em uma moto Broz de cor preta, que após a execução fugiram em sentido ignorado. A placa da moto não foi identificada.
De acordo com os primeiros levantamentos policiais, a vítima estava sentado na porta de casa junto com a irmã, quando os acusados chegaram. Um deles teria pedido água e, enquanto a mulher entrou na residência para pegar o líquido, um deles teria sacado a arma e efetuado os disparos contra Ricardo.

Recado de professores a Roseana




charge_Roseana (2)

Clay e Igor Lago anunciam saída do PDT


A ex-primeira-dama do Maranhão, Clay Lago, viúva do ex-governador Jackson Lago, e o médico Igor Lago, filho do saudoso líder trabalhista morto em abril de 2011, oficializarão a saída deles do PDT na


próxima terça-feira, 4 de junhoigor e clay lago, às 15h, no Fórum Eleitoral, no Anel Viário.



Clay e Igor Lago estão descontentes com os rumos tomados pelo partido desde a morte do Jackson Lago, quando passou a ser controlado pelo grupo liderado pelo deputado federal, Weverton Rocha.
A Rede Sustentabilidade, partido comando por Marina Silva, deverá ser o destino dos dois Lagos. Igor já admitiu a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal em 2014.
A imprensa está convidada, segundo a assessoria da família, para fazer a cobertura do ato de desfiliação dos herdeiros de Jackson Lago.( Do Blog do Bruno Leone )

Vereadores do Maranhão estão recebendo Bolsa Familia

SÃO LUÍS, MACEIÓ E FORTALEZA – A investigação sobre a origem da onda de boatos levou a denúncias contra vereadores de pequenos municípios maranhenses que também estão recebendo o Bolsa Família. Em Coroatá, a 247 quilômetros de São Luís, o vereador Juscelino do Carmo Araújo (PT) foi denunciado por receber o benefício mesmo tendo declarado à Justiça Eleitoral possuir patrimônio de R$ 320 mil. O caso foi denunciado na Câmara Municipal pelo vereador Júnior Buhatem (PMDB).
Já em Fortaleza dos Nogueiras, a 661 quilômetros de São Luís, a denúncia também foi em sessão da Câmara, contra o vereador Edimar Dias (PSD).
O prefeito do município, Elimar Nogueira (PR), que fez questão de acompanhar a sessão, disse que tem provas.
— O cidadão está, desde o seu primeiro mandato, recebendo auxílio da Bolsa Família junto com sua esposa? Isso não precisa ser apurado, tenho documentos, fomos à Caixa, e o dinheiro está sendo depositado na conta do vereador — acusou Elimar.
A Polícia Federal, que está investigando os boatos no Maranhão, não quis se pronunciar sobre o assunto.
Entre os beneficiários, as reações diante dos boatos foram variadas. Com três filhos, Rojane dos Santos Martins foi uma das milhares de maranhenses que entraram em desespero quando soube que o Bolsa Família poderia acabar e que ela teria até a meia-noite para sacar o dinheiro na Caixa. Foi a mãe dela quem ligou na noite de sábado dia 18 repassando a notícia.
— Entrei em pânico, chamei a vizinha que também recebe o Bolsa Família, e corremos para a Caixa, onde graças a Deus conseguimos sacar o nosso dinheiro — recorda-se ela. — Quando cheguei à Caixa, foi aquela agonia, gente chorando porque não tinha caído seu dinheiro na conta. Todo mundo dizia que soube por outra pessoa, e ninguém nos explicava nada.
Com a disseminação do boato no dia 18, nove serviços de autoatendimento da Caixa foram depredados no Maranhão.
Mas nem todos os beneficiários acreditaram no fim do Bolsa Família. Em Maceió, a dona de casa Laudileide Costa da Silva, de 34 anos, mãe de três filhos que recebe R$ 134 por mês, esperou em casa o desfecho da conversa que se espalhou de boca em boca no bairro da Serraria.
— Diziam muita coisa. Teve gente que disse que recebeu R$ 600 do Bolsa Família. Queria que o boato fosse verdade, mas era uma história tão mal contada que não dava para acreditar.
A técnica de enfermagem desempregada Maria Cícera Pereita da Silva, de 50 anos, assistiu aos telejornais daquele sábado e também desconfiou:
— Reuni a família inteira para conversar. E disse que era mentira, porque a Dilma teria ido à televisão para ela mesma dizer que o programa acabou. Nem fui à agência bancária.
Em Fortaleza, a dona de casa Euda Farias foi uma das que correram ao caixa eletrônico:
— Minha nora, que mora em Trairi (a 125 quilômetros da capital cearense), ligou avisando que era preciso tirar logo o dinheiro, porque ele seria bloqueado por seis meses. Ela disse que ficou sabendo por outras pessoas, a cidade inteira comentava. Não pensei duas vezes: saquei na mesma hora. A correria foi tão grande, era tanta gente tentando sacar, que o primeiro caixa que procurei já estava sem cédulas, e tive que procurar outro. Nunca vi coisa igual.
A dona de casa Maria Lúcia Farias Barbosa desconfiou:
— Disseram que tinha uma espécie de presente pelo Dia das Mães, um dinheiro a mais. Minha cunhada até foi sacar o benefício dela, mas resolvi não embarcar nessa. Desconfiei que era uma armadilha porque, quando é coisa do governo, avisam com antecedência, colocam no jornal, e isso não tinha acontecido.( O Globo )

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prefeitura dá aumento de 9,5% para professores


A Prefeitura de São Luís apresentou proposta de reajuste salarial aos profissionais da educação de 9,5% e de 7,5% para os demais servidores efetivos, retroativo ao mês de março. Os índices de reajuste dos salários foram apresentados em nova mesa de negociação, reunindo equipe de governo municipal e representantes sindicais, nesta quarta-feira (29).
Na próxima segunda-feira (03), os sindicalistas se reunirão com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, quando receberão dele a proposta oficial e, logo após, levarão o índice percentual de aumento sugerido pela gestão municipal para apreciação das categorias em assembleia.
“Este percentual é muito melhor do que foi antes e melhor que a imensa maioria (municípios). Está dentro da realidade do município neste momento”, disse a secretária de Administração, Mittyz Rodrigues. O pagamento do magistério consome 22% da folha de pagamento geral do município.
Durante reunião com dirigentes de entidades de representação sindical e associações de funcionários públicos do município, a Prefeitura de São Luís apresentou proposta conclusiva de reajuste salarial de 7,5% para os servidores efetivos, retroativo ao mês de março.
 “Pelos cálculos isso resulta o equivalente a R$ 1 bilhão, isto é, metade do orçamento previsto para 2013. Para se ter uma ideia, a receita livre para investimento por ano que nós temos atualmente é de apenas R$ 100 milhões. Ou seja, um décimo do que é preciso. Então vejam só a nossa dificuldade, compreendam que temos uma cidade inteira para colocar na conta da receita”, detalhou Cursino, ao ressaltar que a previsão orçamentária anual que era de R$ 2,5 bilhões passou para R$ 1,9 bilhão.( Idifusora )

Proibido acesso às praias de São Luís


Cumprindo determinação da Justiça Federal a Prefeitura de São Luís, por intermédio da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), interditará a partir desta quinta-feira, 30, o acesso às praias da cidade. O fluxo desordenado de veículos em meio aos espaços reservados aos banhistas motivou a decisão judicial, requerida pelo Ministério Público Federal através de Ação Civil Pública. Ficam livres do impedimento apenas os moradores da área e casos excepcionais.
Em ofício encaminhado ontem à Prefeitura Municipal, o juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira reiterou pedido de providências enviado anteriormente. “Temos dificuldade em cumprir integralmente a decisão, por razões operacionais, mas ato judicial é pra ser respeitado e cumprido. Portanto, estaremos adotando as medidas determinadas, na medida das nossas possibilidades”, informou a Secretária de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar.( Idifusora )

Os pobres na estação rodoviária

O jornalista, cronista, romancista, contista, ensaísta e poeta alagoano Lêdo Ivo (1924-2012), no poema “Os pobres da estação Rodoviária”, alerta para uma das injustiças sociais existentes no país.

OS POBRES DA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
Lêdo Ivo
Os pobres viajam. Na estação rodoviária
eles alteiam os pescoços como gansos para olhar
os letreiros dos ônibus. E seus olhares
são de quem teme perder alguma coisa:
a mala que guarda um rádio de pilha e um casaco
que tem a cor do frio num dia sem sonhos,
o sanduíche de mortadela do fundo da sacola,
e o sol de subúrbio e poeira além dos viadutos.
Entre o rumor dos alto-falantes e o arquejo dos ônibus
eles temem perder a própria viagem
escondida na névoa dos horários.
Os que dormitam nos bancos acordam assustados,
embora os pesadelos sejam um privilégio
dos que abastecem o ouvido e o tédio dos psicanalistas
em consultórios assépticos como o algodão
que tapa o nariz dos mortos.
Nas filas os pobres assumem um ar grave
que une temor, impaciência e submissão.
Como os pobres são grotescos! E como os seus odores
nos incomodam mesmo à distância.
E não têm a noção das conveniências,
não sabem portar-se em público.
O dedo sujo de nicotina esfrega o olho irritado
que do sonho reteve apenas a remela.
Do seio caído e túrgido um filete de leite
escorre para a pequena boca habituada ao choro.
Na plataforma, eles vão e vêm, saltam
e seguram malas e embrulhos,
fazem perguntas descabidas nos guichês,
sussurram palavras misteriosas
e contemplam as capas das revistas com o ar espantado
de quem não sabe o caminho do salão da vida.
Por que esse ir e vir? E essas roupas espalhafatosas,
esses amarelos de azeite de dendê que doem na vista delicada
do viajante obrigado a suportar tantos cheiros incômodos,
e esses vermelhos contundentes de feira e mafuá?
Os pobres não sabem viajar nem sabem vestir-se.
Tampouco sabem morar: não têm noção do conforto
embora alguns deles possuam até televisão.
Na verdade os pobres não sabem nem morrer.
(Têm quase sempre uma morte feia e deselegante).
E em qualquer lugar do mundo eles incomodam,
viajantes importunos que ocupam os nossos
lugares mesmo quando estamos sentados e eles viajam de pé.
        (Colaboração enviada por Paulo Peres - site Poemas & Canções)

CUT encabeça carta-aberta sindical à presidente Dilma contra as privatizações

 

 

 

 


Roberto Requião (senador)






Eu vejo hoje a unanimidade da mídia, todas as televisões, todos os jornalões apoiando a privatização dos portos e a entrega do petróleo. No mesmo momento em que Barack Obama proíbe a exportação de petróleo nos Estados Unidos da América do Norte. Então achei que era importantíssimo vocalizar esta carta dirigida à presidente Dilma Rousseff pelos Movimentos Sociais”
###
Excelentíssima Senhora
Dilma Vana Rousseff
Presidenta da República do Brasil,

Nós, movimentos populares e sindicais abaixo assinados, vimos, por meio desta, solicitar o cancelamento dos leilões de petróleo, realizados para os dias 14 e 15 de maio de 2013, bem como o cancelamento do processo, que prevê a privatização das hidrelétricas, de Três Irmãos, em São Paulo, e Jaguara, em Minas Gerais, além de várias outras usinas, que podem significar cerca de 5.500 MW médios. Estes leilões significarão a retomada das privatizações em um dos setores mais estratégicos ao povo brasileiro. Entregar o petróleo e as hidrelétricas, que fazem parte do patrimônio da União ao capital internacional, será um erro estratégico.
Lembramos que o povo brasileiro, com seu trabalho e suas lutas, construiu um grande setor de energia no Brasil. A luta do “PETRÓLEO É NOSSO”, juntamente com a utilização dos nossos rios para a produção de energia elétrica nos propiciou, por muito tempo, que estas riquezas estivessem, em certa medida, sob controle nacional, uma vez que o controle estava garantido pelo Estado.
Foi, sem dúvida, no período dos governos de Collor e Fernando Henrique Cardoso, que este sistema foi sendo destruído e entregue ao capital internacional, sob o pretexto de que não servia mais para o nosso país. As melhores empresas públicas foram entregues para o controle das grandes corporações transnacionais, prejudicando nosso país e os trabalhadores.
Nessas ocasiões, os setores neoliberais se apropriaram do discurso falacioso da ineficiência do Estado, especialmente na gestão das empresas públicas, com o objetivo de iludir o povo brasileiro com falsas promessas e entregar o patrimônio público para o “mercado”.
Esta história nós já conhecemos bem. Depois da privatização, a energia elétrica aumentou mais de 400% (muito acima da inflação), trabalhadores foram demitidos e recontratados com salários menores e em piores condições e a qualidade da energia elétrica piorou muito. Quedas de energia, explosão de bueiros e apagões são consequências da privatização.
No setor do petróleo a realidade é semelhante, FHC quebrou o monopólio estatal e vendeu parte da Petrobras, e só não fez pior porque foram derrotados na eleição de 2002.
Não é à toa que todo este processo foi chamado de PRIVATARIA. Mais de 150 empresas públicas – das melhores – acabaram sendo entregues aos empresários, a preços irrisórios.
O povo brasileiro votou em Lula duas vezes e em Dilma no ano de 2010, ciente de que aquilo que foi feito nos governos anteriores não era bom para o Brasil. A esperança vencia o medo e exigia que as privatizações tivessem um basta.
A extraordinária descoberta de petróleo na área chamada pré-sal, as enormes reservas de água, nosso território e nossas riquezas naturais exuberantes e, fundamentalmente, a capacidade de trabalho dos trabalhadores brasileiros, acenam para a construção de um país com enormes potencialidades, com possibilidades de usar e bem distribuir estas riquezas. E é isto que vemos ameaçado nesse momento.
Se as riquezas são tantas e boas para o país, por que entregar para as grandes empresas transnacionais as riquezas do povo brasileiro?
São as empresas do Estado brasileiro, entre elas a Eletrobrás e a Petrobras, que impulsionam o setor de energia em nosso país. É o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quem financia as demandas do setor. São as empresas de pesquisa do Estado que fazem os estudos. São as empresas estatais, em especial o Sistema Eletrobrás, que está ofertando eletricidade a preços mais baratos. Então, por que não discutir com nosso povo, unir forças e buscar soluções para que, tanto o petróleo quanto a energia elétrica, fiquem nas mãos do Estado, com soberania nacional, distribuição de riquezas e controle popular?
É fundamental que todos nós tomemos posição neste momento tão importante para o destino da nação. Defendemos o cancelamento dos leilões, que irão privatizar o petróleo e as usinas hidrelétricas, que estão retornando para a União.
Não temos dúvida de que, se consultado, o povo brasileiro diria: privatizar não é a solução.
Certos de que seremos atendidos em nossas proposições, nos dispomos a discutir, mobilizar nosso povo, buscar a união de todos para que estas riquezas sejam do povo brasileiro e com controle do Estado. Colocamo-nos à disposição para discutir com Vosso governo e com o povo brasileiro.
Sem mais, aguardamos resposta.
###
OBS – A carta é subscrita pela CUT e por 45 sindicatos e federações.
###
“Dilma é a Margaret Thatcher do Brasil!’(…) Temos que agradecer ao presidente Lula e ao presidente Fernando Henrique Cardoso por terem criado a plataforma que tem viabilizado os investimentos privados.” [Eike Batista – Junho de 2008]

Brasil está no 109º lugar em liberdade de imprensa

 

 


Marcelo Nogueira



Países como Gama, Suriname, Botswana, Papua Nova Guiné, Trinidad Tobago, Haiti, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia, Quênia, Zâmbia, República do Congo, Gabão, Timor Leste, Paraguai, Guatemala, Uganda, Peru, e mais 89 países possuem mais liberdade de imprensa do que no Brasil, segundo o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras. O critério utilizado é o nível geral de liberdade de informação e o desempenho dos governos para garantir esta liberdade fundamental.
Além de 5 assassinatos de jornalistas em 2012, temos a imprensa sob controle de apenas 5 famílias. Nos EUA, que ocupa o 32º lugar no ranking, a concentração da mídia não é muito diferente. Lá, nos últimos 25 anos, de 50 empresas de mídia, restaram apenas 5.
Vemos com cada vez mais frequência decisões judiciais impondo censura aos veículos de comunicação. Há anos, o jornal O Estado de São Paulo está proibido, primeiro por decisão liminar e agora por sentença judicial, de informar a população sobre uma operação da Polícia Federal que investigou Fernando Sarney, filho do ex-presidente  e senador José Sarney.
VOLTA DA CENSURA
Curiosamente, a censura, que até então era exclusividade de regimes ditatoriais, aparece hoje na América Latina como característica de regimes que se afirmam democráticos.
Na Argentina, o grupo Clarín se vê como único opositor ao governo e, hoje, corre risco iminente de  intervenção estatal. Após estatizar a única empresa que fornece os papéis para o jornal e pressionar seus maiores anunciantes, o governo adquiriu participação societária no grupo Clarín e, em seguida, aprovou uma nova lei do mercado de capitais pela qual é possível a nomeação de interventor quando “forem vulnerados os interesses dos acionistas minoritários”. Os termos vagos da hipótese legal de intervenção estatal, sem dúvida, abrem espaço para arbitrariedades.
A Globovisión, única emissora da TV aberta da Venezuela que critica o Chavismo, foi vendida neste mês (maio/2013) e será controlada por um empresário do ramo de seguros que, segundo algumas versões, é ligado ao Chavismo. Oposição e entidades de defesa de liberdade de expressão no país questionam se o veículo conseguirá manter sua independência.
Qual é a consequência disso? A principal é a falta de informação. Talvez, você não saiba que a organização terrorista Al Qaeda nunca existiu, conforme noticiou a BBC, que Bin Laden era um agente da CIA, que o 11 de setembro foi uma farsa, que os ETs existem, inclusive um Airbus A320 quase colidiu com um OVNI ao se preparar para pousar em Glasgow (Escócia), como também noticiado pela rede BBC.
Marcelo Nogueira, advogado no Rio de Janeiro, membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário( Tribuna da Imprensa )

Livre pensar é só pensar (Millôr Fernandes)

 

 


Lembrando o senador Luiz Carlos Prestes, o mais votado de todos os tempos

 

 


Carlos Chagas





Pena que os jornalões tenham dedicado pouco ou nenhum espaço à sessão de  quarta-feira passada, no Senado, quando foi simbolicamente devolvido o mandato de senador a Luiz Carlos Prestes. Sua família, presente, teve na voz de sua viúva, D.Maria, o eco de uma reparação que já fazia tardar.
Foi o senador mais votado do país, proporcionalmente,  em todos os tempos.  Eleito pelo Rio de Janeiro,então Distrito Federal,em dezembro de 1945, meses depois de libertado após nove anos de prisão infame, encontrou forças para receber 150 mil votos e reorganizar o Partido Comunista, junto com 14 deputados federais eleitos em todo o país.
Curvou-se agora o Senado ao Cavaleiro da Esperança, depois de haver cassado seu mandato em nome do que de mais reacionário existia entre nós, o preconceito ideológico. Na mensagem em que sancionou a lei restabelecendo ainda que tardiamente o mandato de Prestes, a presidente Dilma reconheceu o erro do passado.
SOCIALISMO
Não é preciso concordar com todas as ideias do senador para reverenciá-lo por setenta anos de lutas e perseguições, sofrimento e afirmação de permanente confiança no socialismo. Foi na maior epopeia de resistência  contra as oligarquias que ele passou a conhecer o Brasil. Era apenas um rebelde, junto com outros tenentes,apesar de ser capitão, que por 32 mil quilômetros e não 25 mil, mais 1.500 homens, percorreu o interior e tomou conhecimento da miséria que nos assolava. Tornou-se comunista durante aquela cavalgada,  ainda que  só anos mais tarde tomasse conhecimento da teoria  marxista-leninista.
Negou-se a assumir o comando militar e político da Revolução  de Trinta, ciente de tratar-se  de um movimento burguês que apenas serviria para mudar os personagens da mesma farsa social. Exilado  na União Soviética, retornou em 1935, iludido pelas falsas informações de estar o Brasil  preparado para a revolução proletária.
Malograda a tentativa, preso, viu-se vítima de uma perseguição pessoal por parte de Filinto Muller, ex-tenente da coluna Prestes condenado à morte pelo próprio  comandante, por haver-se apropriado de recursos do movimento rebelde. Fugiu o traidor, tornando-se depois chefe de polícia do governo implantado com a vitória dos revoltosos burgueses. Foi a hora da desforra contra seu antigo chefe, que manteve em condições piores do que as concedidas a animais em cativeiro, conforme Sobral Pinto, seu advogado.
Foi em 1945, com o fim da ditadura do Estado Novo e a democratização, que o povo do  então Distrito Federal o conduziu ao Senado. Durou pouco o sonho de um país livre. As forças reacionárias cassaram o registro  do Partido Comunista, em 1947,e o mandato de seus parlamentares, inclusive Prestes, em 1948.
CLANDESTINIDADE
De novo na clandestinidade,voltou à União Sovietica, de lá retornando em 1958, no governo Juscelino Kubitschek, quando suspensa a proibição de funcionamento do Partido Comunista. Participou da campanha do marechal Henrique Lott a presidente da República,em 1960,derrotado por Jânio Quadros. Integrou-se à luta de Leonel Brizola em favor da posse de João  Goulart na presidência da República. Com seu partido, formou ao lado da campanha pela reformas de base, sendo surpreendido com o golpe militar de 1964, que o levou novamente à clandestinidade.
Na lista dos  procurados,vivo ou morto,  novo período de exílio, mas sem deixar de opinar e de participar, mesmo de longe, dos anos de chumbo do regime então  instaurado. Com  a anistia no início  dos Anos Oitenta, retornou outra vez nos braços  do povo, de novo reorganizando o Partido Comunista, como  seu Secretário-Geral.
Já encanecido, entrado nos oitenta anos, mais uma armadilha da vida. Viu-se traído pelos companheiros que tinha  amparado, destituído da direção  do partido e em seguida expulso, por insistir na doutrina inflexível do socialismo.  Não compactuou com anões. A natureza seguiu seu curso e apenas agora o Brasil lhe faz justiça.( Tribuna da Imprensa )

Gilmar Mendes libera para julgamento no Supremo processo sobre novos partidos

 

 


Débora Zampier (Agência Brasil)



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes já liberou para julgamento o processo que pede o arquivamento do projeto de lei que inibe a criação de partidos. O caso poderá ser julgado na semana que vem caso o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, coloque o processo em pauta.
O julgamento no mérito encerrará a discussão no Supremo. Em decisão individual no final de abril, Gilmar Mendes suspendeu o andamento do projeto de lei alegando que o texto era inconstitucional. A decisão causou reações no Legislativo, que acusou o Judiciário de interferir indevidamente no trabalho do Congresso Nacional.
Em sua decisão, Gilmar Mendes criticou a “a extrema velocidade” de tramitação do projeto e indicou a “aparente tentativa casuística” de alterar as regras para criação de partidos em prejuízo de minorias políticas. O ministro também entendeu que a proposta vai de encontro ao que a Corte já decidiu em julgamentos anteriores.
O projeto de lei do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) quer o fim do tempo maior de televisão e de rádio e de verba extra do Fundo Partidário para novos partidos que recrutarem parlamentares eleitos. A proposta pode prejudicar a criação do partido Rede Sustentabilidade, da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

O roteiro do tempo de Lya Luft

A professora aposentada, escritora, tradutora e poeta gaúcha Lya Fett Luft, no poema “Não Sou Areia” confessa que, junto com o seu destino, escreve o roteiro para o palco do seu tempo.

NÃO SOU AREIA



Lya Luft
Não sou areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.
não sou apenas a pedra que rola
na marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.
Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou mistério.
A quatro mãos escrevemos o roteiro
para o palco de meu tempo:
o meu destino e eu.
Nem sempre estamos afinados,
nem sempre nos levamos
a sério.
Colaboração enviada por Paulo Peres – site Poemas & Canções)

Será lembrada como freira?


Carlos Chagas







Tem gente que reclama contra da postura áspera, rígida e  não raro mal-educada da presidente Dilma quando ela  se dirige  a seus subordinados gritando e admoestando,  inclusive ministros.
Trata-se de uma questão de perspectiva,  de ângulo de visão, porque já  imaginaram se Joaquim Barbosa virar  presidente da República?
No julgamento do  mensalão ele confrontou diversos ministros seus colegas  com palavras mais do que  deselegantes, e agora,  na presidência do Supremo Tribunal Federal,  continua o mesmo.
Já ofendeu   gravemente   jornalistas e  destratou advogados, mas esta semana investiu de forma virulenta  sobre juízes representantes de associações de classe.
Chegou a mandar um deles,  que revidava suas  agressões,   a baixar a voz, calar a boca e só falar quando ele determinasse.
Disse que as associações de magistrados  não representam a nação e encerrou a reunião, depois de afirmar  que sorrateiramente e em surdina elas tramaram a criação de mais quatro  Tribunais Regionais Federais na beira da praia.
O público costuma  aplaudir  e elogiar  o comportamento de Joaquim Barbosa, mas, convenhamos,  numa eventual eleição dele para presidente da República, de que alguns partidos cogitam, o mínimo a concluir será que Dilma Rousseff comporta-se como uma freira, no palácio do Planalto, caso mantido o temperamento do ministro. 
PERIGO DE CONFRONTO
Vinte mil pastores evangélicos estão reunidos em Brasília, num congresso das Assembléias de Deus, sendo que a maioria aplaude o deputado-pastor  Marco Feliciano,  sempre que seu nome é  referido.
Ninguém pede  a renuncia dele da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, muito pelo contrário, emprestam-lhe apoio.
Está o país diante de um perigoso confronto, porque de um lado  as igrejas evangélicas  vem se manifestando em favor dos obscuros conceitos expostos pelo deputado-pastor,  ele que é adversário dos homossexuais, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da  liberação do aborto,   além de ter  acentuado   que Deus puniu John Lennon e os  Mamonas Assassinos com a morte  porque ridicularizavam a religião.
Como de outro lado  aumentam os contingentes dos que protestam, até violentamente, contra a presidência de  Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos,  o mínimo a temer são as consequências  desse choque de concepções, capaz de levar a batalhas campais em nome da fé, como nos tempos medievais.
QUANDO JUÍZO FAZ FALTA
Em 1950  os exércitos chineses entraram pela Coréia do Norte e invadiram a Coréia do Sul,  derrotando os americanos.  O comandante das forças dos Estados Unidos, general Douglas  MacArthur, pediu licença ao estado maior, em Washington,  para bombardear território chinês, de onde saiam os soldados invasores.  Queria destruir as pontes que ligavam a China à Coréia do Norte, para impedir a entrada de mais tropas comunistas.
O  estado maior, empenhado em evitar a terceira guerra mundial, deu-lhe licença para bombardear apenas a metade das pontes, aquelas que estavam em território coreano.
MacArthur exasperou-se, porque em seus 52 anos de vida militar,  jamais tinha ouvido falar na hipótese de destruir meia-ponte, deixando intacta a outra metade.  Acabou demitido,  celebrando-se depois o cessar fogo entre americanos, coreanos e chineses.
Agora que a Coréia do Norte adota a  mesma política agressiva e ameaça lançar mísseis nucleares  na Coréia do Sul, sempre protegida pelos americanos,  retorna a sombra de uma guerra mundial, porque a China, mesmo tendo aderido ao socialismo capitalista, não deixará de apoiar a Coréia do Norte.
Seria bom que todos criassem juízo,  porque o resto do mundo não tem nada com isso, mas sofrerá os efeitos de uma guerra capaz de destruir o planeta.
 ( Tribuna da Imprensa )

PIB cresceu apenas 0,6%, informa o IBGE


Eduardo Campos tenta acalmar e aplacar inimigos, os adversários ficam para depois. Renan sabe contar nos dedos, mas chama isso de MATEMÁTICA. Há muito tempo digo aqui: só o Brasil aumenta juros com satisfação, pensando que é solução.A emoção e o sofrimento na Comissão da Verdade.


Helio Fernandes
Foi emocionante, comovente, mas improdutiva a reunião na Alerj da Comissão da Verdade.  Assistir o depoimento de tantas vítimas da ditadura, revivendo muitos anos depois, tudo o que sofreram, foi realmente inacreditável. E é tudo duplamente improdutivo, a palavra obrigatória que usei no início.
Primeiro, que é impiedoso, cruel e destruidor. Praticamente ser torturado novamente, numa repetição do que aconteceu não só com os que depunham, mas também com os que desapareceram. Eram lembrados, mais tristeza, angústia, sofrimento.
E segundo, que a Comissão da Verdade sinaliza, claramente, que não vai revogar a tão proclamada “anistia ampla, geral e irrestrita”, que só absolveu os criminosos, assassinos, torturadores. Deixam entrever que não têm poderes para isso. Ou então repetem os que tentam suavizar os que não foram nunca suaves, mas agora seriam e são beneficiados pelo fato de terem morrido.
Repetindo Bernard Shaw: “Morreram fétidos de respeitabilidade, se julgando em odor de santidade”. Nada melhor para identificar esses torturadores, os que assumiram ou os que se esconderam. A Comissão da Verdade tem que restabelecer os fatos. Nem adianta a “justificativa” de que já morreram. Afinal, todos têm que morrer, não podem ser absolvidos, imunizados ou inocentados apenas porque o coração parou de bater. A vida, como esses crimes, não prescreve nunca.
O PRESIDENCIÁVEL AÉCIO,
EM MARCHA DESALINHADA
O ex-governador de Minas finalmente dá a impressão de que será candidato mesmo. Anuncia que vai percorrer o Brasil inteiro, “para ficar mais conhecido”. Isso não basta, é perda de tempo.
Pode, e nada contra, que percorra o Brasil todo, mas nas horas vagas. Durante a caminhada para atingir ou conquistar Brasília, precisa “morar” em São Paulo. Quer dizer: não apenas no estado e na capital, mas tentando obter o apoio de Alckmin e de Serra. Sem eles não vai nem para o segundo turno, que é o objetivo quase confessado.
O PARTIDO DE DONA MARINA
CHEGA AOS 500 MIL
É o primeiro passo para a candidatura. Nunca tive dúvidas de que ela atingiria o total necessário. Minha restrição, apenas em relação à propriedade ou transferência dos votos que teve em 2010, e se repetiria em 2014.
Nas pesquisas, não está correspondendo. O governador de Pernambuco, decepcionado, aparece bem abaixo dela, o que provoca desespero e quase desistência.
O ponto de referência tem de ser a votação do ex-governador Garotinho, pelo mesmo inexistente PSB: 15 milhões de votos. Longe disso não dá nem para conversar.
EDUARDO CAMPOS:
SINAIS DE DESISTÊNCIA
São cada vez mais numerosos e visíveis. Desde os problemas com a própria sucessão, até a sonata e fuga dos governadores que deveriam apoiá-lo, consagrá-lo, carregá-lo até o Planalto. Dia sim e outro também, Eduardo Campos vem com a afirmação de que é candidato e não de “mentirinha” (royalties para Joaquim Barbosa).
A fala de agora: “Sou perseguido por todos os lados, inventam coisas que eu não disse, minha candidatura é irreversível”. E os governadores do Amapá, Espírito Santo e Amapá, eleitos pelo PSB? E que dizem abertamente, “não é a hora do governador”. Digamos, ele tem 10 meses para falar por falar. Depois, acabou o tempo.
Mas para fingir que continua, parte para a ofensiva de desmontar os contrários, puxa, que trabalho. Em vez de começar pelos adversários, dá prioridade aos inimigos. E escolhe logo Ciro Gomes para jantar, quem mais importante e irreversível do que esse?
ESSE É O RENAN
CALHEIROS
O presidente do Senado comunicou ao Planalto que não colocaria em votação a MP que permitiria a redução das contas de luz para residências e empresas. Garantiu que, votada na Câmara na terça-feira e na outra segunda no Senado, não cumpriria os 7 dias que ele mesmo estabelecera.
E para que todos entendessem, resolveu decodificar e explicou: “Isso não é política, é matemática”. Ah! Renan, você nunca se preserva? Podiam ter dito a você, presidente do Senado (recusando proposta de um presidente da República), que MATEMÁTICA é o todo, ARITMÉTICA é a parte que trata apenas de números. Eu sei que não é fácil, Renan.
###
PS – Na semana passada, escrevi aqui: “Na próxima reunião do Copom, no próximo dia 29 (ontem), não haverá espaço para alta de 0,25. Ou fica nos atuais 7,50 ou sobe 0,50 para 8% cravados”.
PS2 – Subiu 0,50 num dia de notícias inteiramente desagradáveis. O dólar subiu quase 2 por cento, a Bolsa caiu 2,50 e o PIB do tamanho da frustração que provocou.
PS3 – No trimestre, alta de 0,6 do PIB , o que surpreendeu negativamente e desagradou a todos. Esperava-se alta de 1 por cento no trimestre, o que daria, mantida a media, alta de 4 por cento no ano.
PS4 – Como no primeiro trimestre de 2012, a alta foi exatamente desse 0,6%, e no final subiu apenas 0,8%. Todos torcem ou apostam para uma não repetição.
PS5 – E o ministro Mantega, que é sempre naturalmente otimista, não foi. Já se prevê um novo “pibinho”, por enquanto, de 2,9 para 2013.
 ( Tribuna da Imprensa )

A inconstitucional PEC 37

 

 

Ricardo Sayeg(Estadão)







Tramita perante o Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional n. 37 de 2011 (PEC 37), na qual se propõe emendar o texto constitucional para acrescentar o parágrafo 10º, ao seu artigo 144, com a disposição de que a apuração das infrações penais seja incumbência, privativa, das Polícias Federal e Civis dos Estados e do Distrito Federal.
Com a PEC 37, como é notório, se está a tentar evitar que o Ministério Público (MP) possa investigar diretamente as infrações penais, visando, assim, corrigir abusos, a ponto de contar com o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Inúmeros juristas, particularmente, invulgares criminalistas de grande renome estão a cerrar fileira em defesa da PEC 37, fundados no ponto comum de coibir esses abusos.
Entretanto, o Parquet, além de suas corregedorias, ainda está subordinado constitucionalmente ao controle externo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que atua em prol do cidadão para coibir qualquer tipo de abuso do MP e de seus membros.
Formado por quatorze Conselheiros, que representam diversos setores da sociedade, o CNMP é composto por quatro Integrantes do MPU, três Membros do MPE, dois Juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois Advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB e dois Cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
Aliás, antes da posse no CNMP, os nomes de seus Conselheiros são apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), do Senado Federal, vão ao plenário do Senado e seguem para a sanção do Presidente da República.
Em decorrência, o sistema constitucional já prevê o canal competente de coibição dos abusos do MP, logo, está a soar que o alcance e o objetivo da PEC 37 vai além deste propósito, que, com todo respeito, julgo panfletário.
DEMOCRATIZAÇÃO
É sabido que, a atual Constituição Federal é o espelho da democratização nacional, representando uma ruptura com o sistema constitucional anterior, tanto que é considerada pelos estudiosos do Direito como fruto do poder constituinte originário.
A democratização brasileira conquistou-se pela quebra e equalização do gigantismo do Poder Executivo, que, no sistema anterior, tolhia severamente os Poderes Legislativo e Judiciário. Basta lembrar dos Atos Institucionais.
Foi, então, pela consolidação dos Poderes Legislativo e Judiciário que o Brasil de hoje passou a ser democrático e, no caso do Poder Judiciário, esta ocorreu por meio do fortalecimento das Instituições Judiciárias Constituídas – a Advocacia, a Magistratura e o Ministério Público – daí que, são expressamente reconhecidas e consagradas na Constituição Federal.
Via de consequência, pelo atual sistema constitucional da separação de Poderes, os Poderes Executivo e Legislativo não controlam o Poder Judiciário, porque suas Instituições Constituídas são autônomas e independentes, de modo que, a Advocacia, a Magistratura e o Ministério Público não se vergam aos demais poderes da República, muito menos aos seus Governantes.
Nesta perspectiva, qualquer tentativa de esvaziar as Instituições Judiciárias Constituídas é uma ação tendente de apequenar o Poder Judiciário e afronta o equilíbrio do sistema da separação constitucional de Poderes.
MUTILAÇÃO
No caso da PEC 37 é o que está a acontecer, tendo em vista que, ao pretender mutilar as atribuições de investigação criminal direta por parte do MP, se está a atentar contra o próprio Poder Judiciário, uma vez que, se mitiga o nível do respectivo acesso das ações penais e o pronunciamento pela Justiça das devidas responsabilidades criminais.
Até porque, de outro lado, a estrutura legal e institucional das Polícias Federal e Civis as colocam sob o controle do Poder Executivo e seus Governantes, independentemente da boa vontade dos respeitáveis Policiais, de maneira que, o Governo irá controlar as investigações criminais e, consequentemente, a elucidação dos elementos aptos a autorizar o ajuizamento das ações penais, prejudicando o acesso ao Poder Judiciário e controlando sua capacidade de julgamento dos crimes.
Portanto, no caso de aprovação da PEC 37, haverá por parte do Poder Executivo o inaceitável controle de acesso das ações penais ao Poder Judiciário; que, tragicamente, propicia um ambiente fértil à corrupção, peculato e todas as demais condutas de delinquência por parte dos agentes do próprio Governo, o qual controla a Polícia.
A aprovação desta PEC direciona o Brasil, a passos largos, para o retrocesso democrático e, até mesmo, a uma odiosa ditadura. Nossos vizinhos – a Argentina, Venezuela e Bolívia – a propósito, já estão neste triste caminho e não podemos permitir que o nosso País siga essa lamentável rota.
No entanto, a solução está alojada na própria Constituição Federal do Brasil, posto que, nos termos de seu artigo 60, inciso III, não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a separação dos Poderes, remetendo-se à inexorável conclusão de que: a PEC 37 é inconstitucional.
Ricardo Sayeg é professor Livre-Docente da PUC-SP, advogado, vice-presidente da Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp)