quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Secretaria esclarece sobre o fechamento de escolas conveniadas






NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que estão sendo realizados vários procedimentos como forma de melhorar a qualidade da educação de Timon. Diante da realidade encontrada de escolas com estruturas deficientes, como a falta de área de recreação, de iluminação e ventilação adequada, que comprometem o processo de ensino-aprendizagem, vem-se realizando melhorias na estrutura física das escolas.

Nesse sentido, as escolas municipais estão passando por uma reestruturação no sistema educacional, a qual visa oferecer melhores condições aos alunos. A referida reorganização objetiva dar maior racionalidade à maquina administrativa, promovendo a otimização dos gastos.

Ressalta-se que no final de 2013 a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, consoante a publicação do Termo de Cooperação Técnica Nº 066/2013 no Diário Oficial do dia 9 de agosto de 2013, transferiu o Ensino Fundamental para o município e cedeu as seguintes escolas: U. E. Enoque Moura, U. E. Duque de Caxias, U. E. Firmo Pedreira, U. E. Des. Odilo Costa Filho, U. E. Urbano de Sousa Martins, U. E. Marechal Castelo Branco, U. E. Francisco Vitorino d’Assunção (Bandeirante) e U. I. José Sarney.

A partir deste ato, de cessão das escolas supracitadas, o município travou um planejamento com o objetivo de transferir os alunos das escolas conveniadas e\ou alugadas de estrutura que dificultavam o aprendizado e que não ofereciam melhor conforto para as crianças. A Secretaria entende que os filhos de timonenses que não tem condição de pagar escolas particulares, merecem por parte do município uma situação mais confortável. É nesse sentido que se tomou a atitude de poder propiciar um ambiente melhor. Foi o que ocorreu com a Escola XV de Agosto, em que se propôs que os alunos fossem acolhidos pela a U. E. Francisco Vitorino d’Assunção e U. E. José Sarney, que ficam na mesma localidade.

Tem-se um espaço maior para a realização de várias atividades, com mais iluminação, ventilação, mais liberdade para os alunos e mais qualidade de vida. Não tem sentido se o estado cedeu uma escola e os alunos não forem direcionados para lá.

Reconhece-se a relevância do trabalho prestado a comunidade por parte do Centro Artístico Operário Timonense (Escola XV de Agosto) sob a presidência do professor Luiz Gonzaga, bem como a Semed tem plena certeza que o mesmo entende o processo de transferência dos alunos.

Por fim, solicita-se aos pais e\ou responsáveis dos alunos que se dirijam a U. E. Francisco Vitorino d’Assunção (Bandeirante) e U. E. José Sarney para efetivação das matrículas.


Timon, 29 de janeiro de 2014

Assessoria de Imprensa da (Semed)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário