quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Silvio Mendes alavanca a candidatura de Marcelo Castro

Divulgada nas últimas horas, a pesquisa do Instituto Data AZ em Teresina servirá para "engrossar" ainda mais o pescoço do PSDB.

Interessante sob vários aspectos, sobretudo para quem se dedicar a uma análise sem compromissos partidários ou paixões pessoais desenfreadas, o levantamento sugeriu dois cenários ainda não comparados.
Imagem: Germana Chaves/GP1Silvio Mendes(Imagem:Germana Chaves/GP1)Silvio Mendes
No primeiro estimula os eleitores a responder em qual candidato a governador votaria sem o atrelamento de nomes como vices. No segundo, cola ao pretendente os nomes mais prováveis como companheiros de chapa.No caso de Wellington Dias aparece como vice a deputada federal Iracema Portella, esposa do arisco senador Ciro Nogueira; no de Marcelo Castro, o médico Sílvio Mendes.

A sondagem deixa absolutamente claro, para começar, que Sílvio Mendes é muito mais importante para Marcelo Castro do que Iracema para Wellington. São os números reveladores dessa situação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Marcelo Castro comemora desempenho em pesquisa.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Marcelo Castro comemora desempenho em pesquisa
Vamos ver: quando a disputa é travada entre Wellington e Marcelo sem os vices, o candidato do PT aparece com 48,43 por cento dos votos e o do PMDB com 13 por cento. O primeiro obtém uma esmagadora diferença de 35 por cento.

O quadro muda abruptamente quando Sílvio Mendes entra em cena como vice de Marcelo Castro. De 48 por cento Wellington cai para 43 e de 13 Marcelo sobe para 36. A diferença cai de 35 para 10 comprovando numericamente a grande popularidade de Silvio em Teresina.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Senador Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Senador Wellington Dias
Levando em consideração que ainda faltam oito meses para a eleição, essa pesquisa oferece uma munição muito forte para o PSDB, e abre uma perspectiva de vitória na capital do candidato governista, assim como estimula o raciocínio de que o pleito pode ser definido nos 20 mais populosos municípios do Estado.

É improvável que essa pesquisa estimule o PSDB a aventuras, mas certamente fará o partido mais exigente com relação aos compromissos do candidato Marcelo.
( Do Blog do Feitosa Costa/GP1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário