sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Militares tomam posse e greve é discutida em Timon

 

 



























Foto acima: Secretário Fabio Gondim ao centro, no sofá (de gravata vermelha), ao lado do deputado Alexandre Almeida observam o coronel Coronel Gonçalo Alves da Silva. Na saída do gabinete do 11º Batalhão, o coronel e o secretário continuaram a conversar sobre a crise militar.




























A ameaça dos policiais militares de fazer uma operação tartaruga durante o período do carnaval dominou o assunto das conversas entre o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Fábio Gondim, e graduados da polícia militar em Timon. A conversa aconteceu no gabinete do Comando do 11° Batalhão onde estivam presentes o Coronel Gonçalo Alves da Silva, diretor de pessoal da polícia militar, comandante do batalhão, Major Medeiros, comandante do Corpo de Bombeiros de Timon, major Wellington Reis, deputado estadual Alexandre Almeida, vice-prefeito Danísio Marabuco, diretor do fórum de Timon, juiz Rogério Monteles da Costa, dentre outros convidados para a solenidade de formatura dos novos policiais militares.

Do Coronel Gonçalo Alves da Silva, o secretário Fábio Gondim ouviu que a alta cúpula da polícia militar está temerosa que o movimento dos militares ganhe força e tenha resultados trágicos para o estado no setor da segurança pública. Afirmou que a PM do Maranhão é uma das que menos fazem movimentos paredistas no Brasil.

Disse que uma paralisação dos militares durante este carnaval será uma festa para o crime. Sem o policiamento ostensivo, o tráfico de drogas e os assaltos podem ganhar proporções preocupantes. Afirmou que está vendo a história se repetir como ocorreu em 2011 com a paralisação dos militares. “A governadora precisa dar alguma declaração ou sinalização para os militares”, defendeu.

Da mesma opinião corroborou o comandante da PM de Timon, Major Medeiros. Segundo este, dentro da corporação há um sentimento pela abertura de negociações que possam possibilitar um reajuste nos salários dos militares.

O diretor de pessoal da polícia militar do Maranhão, Coronel Gonçalo Alves da Silva, também defendeu para o secretário Fábio Gondim, que sejam revistas distorções entre os salários dos militares e integrantes da polícia civil. “Não tem sentido um coronel da polícia militar com 30 anos de serviço ganhar menos que um delegado com 30 dias de ingresso na civil”, observou ele.

Apontada como um dos mais capacitados membros do governo Roseana, o Secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Gondim, ouviu atentamente os relatos dos militares. Ele fez algumas observações técnicas e explicou que a distorção entre o que ganhar um militar e membros da polícia civil advém de longa data, mas reconhece que precisa de uma solução.

Fábio Gondim defendeu o plano de carreira dos servidores e sobre a ameaça do movimento paredista dos militares informou que em breve a governadora deverá se pronunciar sobre o assunto anunciando novidades para a categoria dos militares.

“Não tenho autorização para falar. Isso será feito pela própria governadora Roseana Sarney, mas lhes garanto que ela anunciará conquistas importantes e boas para vocês”, disse ele.



A solenidade

















































































Acima, o soldado Lauriano Oliveira é aplaudido pelas autoridades e convidados ao evento.


Com homenagem aos militares escolhidos como os mais atuantes do ano passado em Timon, a solenidade de conclusão do curso de formação de soldados do 11º Batalhão atraiu parentes dos militares e convidados. Perfilada, a nova tropa de 35 homens que se incorporou ao batalhão, cantou o hino nacional, da PM Ma e foi homenageada com uma salva de palmas dos presentes.

O momento mais emocionante da solenidade aconteceu quando o soldado Lauriano Oliveira da Silva foi homenageado. Tetraplégico por conta de um acidente que sofreu com uma viatura no interior de Matões na perseguição a três assaltantes, o militar recebeu o nome da turma que estava se formando. Além disso, o comando do 11º Batalhão lhe entregou um certificado em homenagem aos serviços prestados na PM.

Cumprimentado por todas as autoridades presentes e companheiros de trabalho, o militar não segurou as lágrimas.

Após o acidente ocorrido no ano passado, Lauriano Oliveira da Silva, tem feito intenso trabalho de fisioterapia em Teresina para recuperar parte dos movimentos do corpo. E tem dado resultado. Segundo amigos dele, o militar já consegue se sentar sozinho. Em breve ele deverá continuar o tratamento no hospital Sarah Kubitschek, em São Luis. ( Do Blog do Elias Lacerda/AZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário