Flavio-Dino-com-DilmaCom a decisão da executiva nacional do PT de não indicar o vice na chapa de Lobão Filho (PMDB) ao governo e optar apenas pela suplência da candidatura de Gastão Vieira ao Senado, fica evidenciado que o Partido dos Trabalhadores não quer uma vinculação mais forte e direta com o grupo Sarney.
A estratégia, que conta com o aval do presidente nacional do PT, Rui Falcão e marqueteiros é evitar maiores desgastes à candidatura da presidenta Dilma Rousseff. Na semana passada, a presidenta ficou constrangida, em um evento no Amapá, com as vaias que o senador José Sarney recebeu no seu reduto eleitoral. Foram cinco vaias a Sarney em um único evento.
Aborrecido e bastante magoado com a manifestação contrária do povo amapaense, horas depois José Sarney tratou de anunciar, forçadamente, sua aposentadoria. Também recusada pela população, a governadora Roseana Sarney caminhou no mesmo sentido e disse que não vai mais disputar eleições. Foram obrigados pelo povo a se retirarem da vida pública.
Após o vexame ocorrido no Amapá, em uma simples solenidade de entrega de unidades habitacionais, tanto Dilma, quanto a cúpula nacional do PT, avaliaram que o desgastado senador Sarney e qualquer pessoa com esse sobrenome é sinônimo de repulsa da população, haja vista o oligarca maranhense ser o político mais ojerizado da nação.
Nos dias de hoje, não há político que represente melhor a política do atraso, retrógrada e anti-desenvolvimentista do que o oligarca Sarney. O Maranhão, estado mais miserável da nação e com os piores indicadores sociais, dominado por seu grupo há cinco décadas, é a prova maior.
Dias depois do lamentável episódio ocorrido no AP, a presidente Dilma esteve na convenção nacional do PCdoB e, numa saudação especial, revelou sua preferência por Flávio Dino ao carinhosamente se referir ao comunista de “nosso Flávio Dino, candidato a governador do Maranhão”. Na sua fala, o grau de intimidade na deferência mostrou o que todos já sabem, que Dino é o seu candidato a governador, mesmo que não oficialmente, já que o PT está na coligação lobista.( John Cutrim/JP)