quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prefeitura de Timon faz alfabetizaçao de adultos na zona rural





















A Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem garantido na cidade a realização do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. Adultos com idade avançada que pararam de estudar e não desenvolveram a leitura e escrita passam a ter mais oportunidade no quesito educação com o programa, que atende a zona rural e urbana e possui atualmente 156 turmas em Timon.

Este importante mecanismo de inclusão é uma realidade notável em todo o município e tem apresentado bons resultados à população que não teve a oportunidade, quando mais jovem, de frequentar a escola para se alfabetizarem. De acordo com a coordenadora do Brasil Alfabetizado na Semed, Claudirene Freitas, o programa tem uma duração de oito meses e os alunos são atendidos por professores com experiência nessa área. “São 156 turmas atualmente em pleno funcionamento. Na zona rural, temos no máximo 15 e no mínimo 7 alunos por turma. Já na zona urbana, são 25 o máximo e 15 o mínimo de alunos por turma”, explica a coordenadora sobre o funcionamento do programa.

Um bom exemplo do que está acontecendo nas turmas do programa pode ser visto no povoado Banco de Areia. São 7 alunos, com idade entre 35 e 40 anos, atendidos pela professora Juliana Lima. De acordo com a educadora, a turma iniciou em maio e, depois de quase quatro meses de um intenso trabalho, é possível ver os bons resultados que surgem. Juliana disse que, por conta da rotina de trabalho, os encontros com os alunos acontecem sempre aos sábados e afirma que muitos ficam ansiosos para que chegue o dia da aula para que possam compartilhar os conhecimentos que são repassados.

“Duas alunas da turma tinham quase zero de conhecimento e sabiam somente assinar o nome e a maioria deles nunca frequentou uma sala de aula por muito tempo. Hoje, é possível ver a evolução deles e um exemplo foi o trabalho que realizamos sobre folclore, onde fizemos rodas de conversas e eles mesmos apresentaram suas experiências e, ao final, fizeram produção de desenhos que representassem suas experiências, além da oralidade que foi bem trabalhada ao longo da atividade”, disse Juliana.

A coordenadora do programa frisa que a Semed faz um acompanhamento constante para garantir o pleno funcionamento das turmas e os resultados positivos só crescem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário