O governo da Dilma não tem personalidade. Diz uma coisa e faz outra. Como não apresentou nenhuma proposta concreta durante a campanha eleitoral, agarra-se agora aos métodos neoliberais dos tucanos para tentar salvar o país do caos econômico. O anúncio de Joaquim Levy para o chefiar o ministério da Fazenda surpreendeu o país por se tratar de um ex-aluno de Armínio Fraga, economista que Aécio Neves anunciou durante a campanha que levaria para o seu governo, e foi por ela muito criticado.
A decisão da Dilma mostra que o Lula foi voto vencido na indicação de Henrique Meireles, o ex-presidente do Banco Central do seu governo. E mais: que a Dilma vai trabalhar afinada com os banqueiros já que Joaquim Levy sai das hostes do Bradesco como homem de confiança da sua presidência. A indicação de Levy tem o dedo de Aloisio Mercadante, hoje o principal conselheiro de Dilma no Planalto, com quem Lula não conversa. O que corre nos bastidores é que Guido Mantega, que ainda está pendurado no cargo, não foi consultado sobre o novo Ministro da Fazenda.
Dilma não queria que a informação chegasse aos ouvidos do Lula, a quem Mantega sempre se reportou antes de anunciar as medidas econômicas, na maioria das vezes desastrosas para o país.
Levy é figura carimbada. Fez parte do governo de Fernando Henrique, onde foi Secretário-Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Em 2001, assumiu o cargo de economista-chefe do Ministério do Planejamento. Passou também pelo governo Lula no cargo de secretário do Tesouro. Portanto, trata-se de um tecnocrata que conhece a máquina estatal e está também alinhado com o setor financeiro com quem a Dilma quer manter uma parceria mais segura, visando a estabilidade do seu governo nesse setor, o termômetro da economia.
Mesmo fazendo críticas ácidas ao programa de governo de Aécio Neves durante a campanha, Dilma dá a mão a palmatória e vai buscar no seio dos tucanos os economistas que tiveram papel importante na estabilidade econômica do país e no combate à inflação. Essa atitude deixa os petistas de orelha em pé porque veem, nessa decisão da presidente, um distanciamento dela com a cúpula do partido. O PT perde força à medida que não consegue impor a indicação de Henrique Meirelles para o posto, o mais importante do governo.
Alguns petistas já levantaram a bandeira branca e se aliaram à presidente na escolha do novo ministro da Fazenda. Jorge Viana, vice-presidente do Senado, disse que Levy é o mais completo para comandar a Fazenda, referindo-se a Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, que teve o nome especulado para o cargo. O líder do PT, senador Humberto Costa foi mais longe. Disse que “todos” estão confiantes na condução de Levy na política econômica, caso ele venha ser realmente confirmado por Dilma. O recado dos dois parlamentares é claro: na política econômica, a presidente tem a última palavra. Com isso, eles tentam acalmar os mais rebeldes dentro do partido que já criticam a iniciativa da Dilma. É aquela história: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Mas o país não pode esperar milagre do novo ministro da Fazenda. Com a economia em frangalhos, Levy teria a missão de acalmar os desconfiados investidores estrangeiros e sinalizar para uma estabilidade econômica duradoura, além de manter a inflação num patamar suportável. O Brasil, porém, não precisa apenas dar uma satisfação ao mundo econômico. A Dilma precisa sobretudo mostrar ao seu próprio povo que é um governo sério no combate à corrupção e deixar que a Justiça trabalhe sem a pressão do governo na apuração do rombo da Petrobrás para botar na cadeia os ladrões que dilapidaram o patrimônio da empresa.