terça-feira, 30 de junho de 2015

Em sessão solene Marden reivindica fundo de amparo ao idoso

 

 


A requerimento do deputado Marden Menezes (PSDB) a Assembleia Legislativa realizou hoje (30) sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), com a presença de dezensa de representantes de entidades públicas e filantrópicas. O deputado Marden Menezes foi o primeiro orador, iniciando com uma saudação aos presentes, em especial a senhora Maria Dolores, de 104 anos de idade. Marden pediu que as autoridades estaduais lutem pela implantação definitiva do Fundo de Amparo ao Idoso e pela implantação do passe livre intermunicipal nos ônibus.

A representante da SASC, Daniele Travassos, afirmou que o órgão está procurando atender as reivindicações das entidades que cuidam de idosos, como é o caso da Vila do Ancião, que acaba de ganhar dois carros novos. Ela disse que o secretário Henrique Rebelo tem procurado fortalecer a assistência social no Estado. A representante da OAB, Rejane Ângelo, informou que a entidade recebe muitas denúncias de maus-tratos a idosos, grande parte dentro da própria família.

Sara Miranda, defensora pública do Núcleo do Idoso, informou que a média de atendimento mensal pelo órgão é de 600 pessoas. Ela questionou a redação do artigo terceiro da lei que criou o passe livre intermunicipal nos ônibus, com o que concordou o autor, deputado Marden Menezes. Jesus Diocesano, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, afirmou que ainda predomina o preconceito contra o idoso e que muita gente ainda entende que a pessoa só tem valor enquanto trabalha. Ela prestou uma homenagem aos deputados Marden Menezes e Dr. Pessoa, destacando que a iniciativa não foi de sua entidade, mas sim da própria comunidade.

O deputado Dr. Pessoa agradeceu a homenagem recebida, diretamente da tribuna, afirmando que a distinção deve ter sido mais pelo seu trabalho em favor dos idosos do que mesmo pela idade. Antes, ele já tinha sido lembrado na fala de Leidimar Alencar, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Ela pediu aos idosos presentes que telefonassem para a Rádio Antares, a fim de concorrerem a um passeio aéreo sobre Teresina. A sessão especial terminou com a apresentação de um coral formado por idosos.

Raimundo Cazé -Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário