terça-feira, 30 de junho de 2015

Rafael Leitoa diz que Dino esta valorizando a educação do Maranhão



O deputado Rafael Leitoa elogiou o investimento de 150 milhões, provenientes do governo do estado, onde esse valor será aplicado, até 2016, na construção dos Núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores.




No momento em que a grande discussão no país gira em torno da redução da maioridade penal, o deputado Rafael Leitoa utilizou sua fala na Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta terça-feira (30), para defender ações de investimento em educação, como solução para o futuro dos jovens e elogiar a criação da política estadual de instalação dos Núcleos de Educação Integral. Ao todo, serão instalados 30 núcleos pelo Maranhão.
O deputado Rafael Leitoa elogiou o investimento de 150 milhões, provenientes do governo do estado, onde esse valor será aplicado, até 2016, na construção dos Núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores. “Os maiores pensadores deste país já pregavam isso. Darcy Ribeiro, por exemplo, já defendia que a saída para uma boa formação de nossos jovens era a educação em tempo integral”, lembrou o deputado do PDT, um partido que sempre defendeu a bandeira da educação.
Reforma do CAIC
Rafael Leitoa reforçou o contentamento em ver sua proposição de reforma do CAIC de Timon, estar se concretizando. O deputado lembrou que a Secretária Áurea Prazeres ficou sensibilizada ao ver o abandono do prédio e se comprometeu em reformá-lo. O projeto para reforma foi elaborado pela equipe do prefeito Luciano Leitoa, está em análise, e o governo do estado já autorizou a licitação.
Ao alertar sobre a votação que deve ocorrer hoje, na Câmara Federal, que tem como pauta a redução da maioridade penal, Rafael Leitoa foi enfático: “não é dessa maneira que  nós vamos resolver  os problemas  que a  nossa sociedade  enfrenta.  Nós resolveremos com atitudes corajosas, como essa do governador Flávio Dino, traçando metas e, principalmente, investindo em nossa juventude   com educação em tempo integral”, finalizou.
Núcleos de Educação Integral
Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como centro de apoio para todas as escolas da região: um lugar onde os alunos poderão estudar, fazer pesquisas, ter espaços para o esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.
Cada Núcleo terá uma área construída de 4.116,47 m² distribuídos em 6 salas temáticas; 1 quadra; 1 auditório; 1 biblioteca; 4 laboratórios, sendo: 1 laboratório de Química/Biologia/Física, 1 de Robótica, 1 de Informática e 1 de Matemática; 1 sala de Artes, 1 sala de Idiomas, 2 salas de descanso para os professores, 1 sala de descanso para os alunos; 1 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção. (fonte: SEEDUC – MA)
Fonte: Assessoria do Dep. Rafael Leitoa / Nato Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário