sábado, 31 de janeiro de 2015

PM de Timon tem novo comandante



























Acima à esquerda o novo comandante da PM em Timon, tenente coronel Jairo Xavier. À direita Major Medeiros, ex-comandante em Timon designado para comandar o 4º Batalhão de Balsas. Abaixo veja alguns momentos da solenidade.
















Numa solenidade que contou com a presença de várias autoridades do município como o prefeito Luciano Leitoa, o diretor do fórum, juiz Simeão Pereira e Silva, promotores, delegados e o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Marco Antonio Alves, aconteceu na manhã desta sexta-feira (31) a posse do novo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar em Timon, Coronel Jairo Xavier. O evento ocorreu no Centro da Juventude, no bairro Parque União.

Com rasgados elogios de várias autoridades presentes que usaram a palavra no evento enaltecendo o trabalho do ex-comandate Major Medeiros, o tenente coronel Jairo Xavier assumiu o posto de novo comandante com o enorme desafio de realizar um trabalho igual ou melhor que o seu antecessor.

Sobre os desafios e cobranças que lhes serão impostos, Xavier disse não temer julgamentos e que com o tempo a sociedade timonense descobrirá o seu trabalho e suas intenções.

O novo comandante defendeu uma parceria com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos para o combate ao crime.


Elogios ao Major Medeiros


















Primeiro, foram os juízes Simeão Pereira e Silva e Josemilton Barros que elogiaram o trabalho do ex-comandante de Timon Major Medeiros destacando um ato de bravura dele ocorrido no ano passado onde o militar conseguiu resgatar uma criança e uma mulher das mãos de um ex-presidiária que os mantinham como reféns no bairro São Francisco. Medeiros levou um golpe de tesoura na perna, mas conseguiu junto com outros militares dominar o ex-presidiário.

Prefeito Luciano Leitoa

O prefeito de Timon também exaltou o trabalho do Major Medeiros e lembrou que a cidade, apesar dos esforços de agentes da segurança pública, sempre teve deficiências por falta de estrutura para o setor. O prefeito afirmou confiar que na atual gestão do governador Flávio Dino essa realidade possa mudar.



Comandante explica saída de Medeiros


Último a discursar, o comandante geral da polícia militar do Maranhão, coronel Marco Antonio Alves explicou que chamou Major Medeiros para assumir o comando do 4° Batalhão em Balsas por saber que ele não recusaria a missão. “Medeiros é um homem disciplinado. Ele tem uma missão difícil em Balsas que é diminuir os indicadores de criminalidade naquela cidade. Eu só o designei para aquela cidade por acreditar que ele é a pessoa ideal para diminuir a violência naquele município”, observou.

Sobre o novo comandante do Batalhão de Timon que assumiu nesta manhã, Marco Antonio Alves disse que o tenente coronel Jairo Xavier é militar preparado, experiente e não decepcionará os timonenses.(Elias Lacerda/AZ)

Prefeitura de Timon interdita ponte da Amizade durante Zé Pereira 2015




Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Avenida Piauí vai estar tomada de foliões por conta do Zé Pereira de Timon 2015, um dos maiores eventos de pré-carnaval da região dos Cocais. E, para que tudo aconteça de forma segura, a Prefeitura de Timon, através do Departamento Municipal de Trânsito, irá restringir o acesso de carros na Ponte da Amizade.

A partir das 15 horas, nos dois dias, estará bloqueado o tráfego no sentido Teresina–Timon; e partir das 18h, no sentido Timon - Teresina. Dessa forma, o acesso entre as cidades acontecerá somente pela Ponte Metálica.

O Zé Pereira de Timon ocorre neste final de semana e promete ser uma festa organizada e tranquila. O evento conta com atrações nacionais. O bloco da pipoca, incentivo da Prefeitura de Timon, traz para a Av. Piauí as bandas Lanoiz, Triballes, Bailão do Robyssão, BBchorão, Conec-cia e Léo Santana. E o bloco particular D’Pileque leva à avenida a banda Levaê e Aviões do Forró. No domingo, 1º de fevereiro, os tradicionais blocos de sujos, a partir das 17h, resgatam os blocos de carnavais antigos e agitam a Av. Piauí. Segue abaixo a ordem das atrações.

SÁBADO (31)
20h Lanoiz
21h Léo Santana
22h Levaê
23h BBchorão

DOMINGO (01)
17h Blocos de Sujos
20h Tribales
21h Baylão do Robissão
22h Aviões do Forró
23h Conec-cia



Ascom)

Miss diz que vai botar silicone para aumentar a bunda

Ana Paula Souza afirma que irá tirar duas costelas

 
DO GP1

Ana Paula Souza, a atual miss bumbum do Distrito Federal, afirmou durante ensaio fotográfico que pretende tirar duas costelas para afinar a cintura. Ela também disse que deseja fazer lipoaspiração e trocar as próteses de silicone, aumentando de 430ml para 550ml. Estes três procedimentos cirúrgicos, somados, custarão aproximadamente 80 mil reais.

A miss afirmou “Eu faria tudo pela fama e estética, não escondo isso. Vou até o fim, mesmo que seja preciso me arriscar." mas no momento ela não poderá se submeter ao centro cirúrgico, pois desfilará pela escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi no dia 13 de fevereiro, em São Paulo.

Imagem: Studio Woody / DivulgaçãoAna Paula Souza(Imagem:Studio Woody / Divulgação)Ana Paula Souza

Vereador do PSB não quer ficar contra Wellington e Firmino Filho

Primeiro suplente do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Caio Bucar assumiu o mandato de vereador de Teresina na manhã desta sexta-feira (30), em consequência da eleição para a Câmara Federal de Rodrigo Martins, mas já confidenciou a amigos que não ficará no partido.

Imagem: DivulgaçãoCaio Bucar(Imagem:REPRODUÇÃO)Caio Bucar
O vereador deve se transferir para um partido em criação, provavelmente o PL, para depois tomar um rumo definitivo. Um aliado de Bucar que deu a informação disse que ele deve se alinhar com o Governo Firmino Filho e com o de Wellington Dias, já vislumbrando a possibilidade de o PSB, seu partido atual, oficializar uma postura de oposição.( Do Blog do Feitosa Costa/GP1)

Fábio Novo desmoraliza Firmino Filho e mantem chapa anterior

Acatando reivindicações de colegas que o apoiam, o deputado Fábio Novo, candidato a presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, desfez a proposta de chapa de autoria do prefeito Firmino Filho e manteve acordo realizado anteriormente pelos parlamentares em torno de uma chapa que vai do 1º vice-presidente até a 4ª secretaria.

Dessa forma, Marden Menezes, que tinha sido substituído na posição de 1º vice-presidente por Firmino Paulo, sobrinho do prefeito de Teresina, voltou a figurar como 1º vice.

Só não haverá consenso na eleição para presidente. Themistocles Filho e Fábio novo vão “bater chapa”.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Fábio Novo(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Fábio Novo
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Firmino Filho(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Firmino Filho

Confira como permanece a composição da Mesa Diretora da Alepi


1º Vice presidente – PSDB
2º Vice presidente – PSD
3º Vice presidente - PDT
4º Vice-presidente –PTC
1º secretário - PTB
2º secretário - PSB
3º secretário - PMDB
4º secretário – PP

( Do Blog do Herbet Sousa/GP1)

Ex-secretario de Zé Filho agora é secretário de Wellington Dias

"Como o governador decidiu colocar a deputada Liziê na chapa que disputa a presidência da Alepi, então fui convidado a substitui-la na secretaria", explicou Luís.

 
 DO GP1
 
 
O ex-prefeito de Paulistana, Luís Coelho, confirmou ao GP1 que vai substituir a esposa, deputada estadual Liziê Coelho (PTB) na secretaria da Mineração. Ele explicou que a mudança ocorreu devido ao convite do governador Wellington Dias (PT) para que Liziê componha a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí, encabeçada pelo deputado Fábio Novo (PT).
Imagem: DivulgaçãoLuís Coelho (Imagem:Divulgação)Luís Coelho
“Como o governador decidiu colocar a deputada Liziê na chapa que disputa a presidência da Alepi, então fui convidado a substitui-la na secretaria”, explicou Luís.

O ex-prefeito destacou sua experiência com a Mineração e demonstrou entusiasmo para assumir a pasta. “Já tenho experiência com a Mineração. E vamos destacar esse setor de grande potencial do nosso Estado”, destacou.

Jaques Wagner aceita depor em defesa de empreiteiro preso


Wagner foi arrolado como testemunha pelo chefe do cartel
Deu na Folha
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou nesta sexta (30) que está disposto a prestar depoimento no processo gerado pela Operação Lava a Jato, da Polícia Federal. Ele foi arrolado como testemunha pela empreiteira UTC.
“Não fui comunicado por eles, soube pelo jornal. Mas, se for a minha obrigação, irei para dar um depoimento do que conheço dele. Empresário [Ricardo Pessoa, dono da UTC], tem investimento na Bahia. Pelo menos nas relações que nós tivemos lá, eu não tenho nada para registrar de errado”.
Questionado pela reportagem se ele considerou sua citação no processo como uma forma de intimidação, ele disse que não.
“Na verdade eu não fui consultado, mas é um direito dele fazer o convite. Não tenho nenhum problema de falar daquilo que ele investe lá [na Bahia]. Ele é parte do consórcio do estaleiro, tem uma obra civil fazendo, e tem um pequeno aeroporto que ele tem concessão, que é o aeroporto de Feira de Santana, que ainda é um aeroporto em desenvolvimento. Estou muito à vontade. Não cria nenhum constrangimento. Às vezes o constrangimento é como é usada a notícia, mas a notícia em si não é constrangimento nenhum”.
DOAÇÃO ELEITORAL
Ele não explicou a que obras se referiu. Em 2010, a UTC doou a Wagner, então candidato ao governo da Bahia, R$ 2,4 milhões.
Questionado sobre a situação de Graça Foster, presidente da Petrobras, o ministro disse que não tem conhecimento sobre uma possível saída dela do cargo. “Não, Graça Foster não perdeu sustentabilidade. Quem nomeia ou exonera a presidência da Petrobras é a presidente da República. Não tenho nenhuma informação de perda de sustentabilidade”.
Sobre a crise financeira da petroleira, ele afirmou que “qualquer empresa de petróleo no mundo, em função da queda do preço do barril, seguramente tem sua avaliação diminuída”.
“O episódio tem que ser concluído. Mas a Petrobras tem um sistema de decisão que pode ter mostrado essa fragilidade em relação a esses episódios, mas temos que esperar o conjunto da investigação, até porque ela partiu da parte de um dos diretores da companhia, e reforçar todo o sistema de gestão para prevenir qualquer episódio semelhante”.
EM DEFESA DAS EMPRESAS
Wagner disse que a preocupação central do governo é que as pessoas, e não as empresas ou instituições, sejam prejudicadas pelas irregularidades que a Lava Jato desvelou.
“As pessoas, pessoas físicas, têm que ser responsabilizadas. A instituição, e as empresas brasileiras que são fundamentais porque elas representam o acúmulo da nossa inteligência, [não]. Temos que jogar a água suja fora mas não jogar a criança junto. A preocupação do governo é a continuidade do desenvolvimento econômico brasileiro. E para isso não podemos prescindir de empresas. As empresas têm que continuar. Uma empresa, qualquer uma dessas citadas, representa a inteligência nacional. Elas exportam conhecimento. Temos que preservar isso”.
 
 

Descaso pela educação é a principal causa dos nossos males


Acílio Lara Resende
O Tempo
A principal causa do abastardamento da “vida pública” no país, com uma ou outra exceção, resulta do descaso de todos os governos, não apenas pelo ensino em si, mas pela educação, do primeiro e segundo graus à universidade. Além de sempre mal remunerada, não há, hoje, profissão mais ingrata e difícil de ser exercida do que a de professor. O respeito entre mestre e discípulo acabou faz tempo, mas, ao que parece, ninguém se deu conta disso ou, então, concorda com isso.
Esse descaso pelo que deveria ser a primeiríssima preocupação de todos os governos leva ao desinteresse por nossa história. E o povo que não conhece sua história não tem como pensar nem encarar seu futuro. Ou, dizendo melhor: não tem projeto de futuro.
O slogan “Brasil, Pátria Educadora”, reeditado agora pela presidente Dilma Rousseff, cheira a achincalhe. Já nada inspirava quando foi criado e, agora, com a nomeação de alguém totalmente estranho ao setor, é mais uma confirmação de que a educação só serve mesmo como moeda de troca. Só pode merecer, portanto, o descaso!
Tanto isso é verdade que, mesmo eleita prioridade máxima deste segundo mandato, a educação foi duramente atingida pelo decreto presidencial, que valerá até a aprovação do Orçamento, com um corte de R$ 7 bilhões (dos R$ 22,7 bi já cortados). O decreto bloqueou, na realidade, um terço dos gastos administrativos das 39 pastas (um número absurdo, que só faz dificultar a administração pública). É essa, então, a prioridade das prioridades da recém-eleita presidente Dilma?
PROVA DO DESCASO
Se o corte na educação é mais uma prova do descaso que se tem por ela, a nomeação do novo ministro é outra zombaria. O ministério entregue a Cid Gomes é a contrapartida do apoio eleitoral que ele e seu irmão deram à presidente no Ceará. Diante das 529 mil redações que obtiveram nota zero no Enem, além de afirmar que “os estudantes estão lendo pouco” (que achado, hein?!), o próprio ministro concluiu: “Não dá para fugir, camuflar e dizer que o ensino público é bom. Está aquém do desejável. Estamos aqui para lutar para melhorar”.
Com que autoridade, porém, o novo ministro fará isso?
É evidente, caro leitor, que o histórico descaso pela educação nos levou à corrupção generalizada e sem limites que vivemos hoje. Embalada pelo princípio do “salve-se quem puder: dinheiro público não tem dono”, tomou conta, praticamente, de todos os nossos órgãos estatais. Os agentes públicos, por sua vez, com honrosas exceções, se transformaram em intermediários de negócios criminosos.
REVOLTA SURDA
A revolta surda que isso tem provocado entre os brasileiros, se não abrirmos os olhos, transformar-se-á numa avalanche, que, mais dia, menos dia, desencadeará reações fratricidas, como sempre ocorreu no mundo todo.
O brasileiro não é nenhum songamonga, incapaz de reagir aos constantes ataques a seus direitos, a seu dinheiro e a sua respeitabilidade, como, às vezes, pode dar a entender. A raiva perigosa e crescente que tem demonstrado por meio, sobretudo, das redes sociais, é assustadora. E, como se sabe, a raiva é inimiga terrível que se cozinha em fogo brando e provoca reações imprevisíveis, quase sempre trágicas. Nunca foi fácil controlar o desespero de ninguém. É ele que nos obriga a cometer atos que, em sã consciência, jamais seriam imaginados. É nessa hora que o ser humano se transforma em animal irracional.
Os exemplos estão na nossa cara!

 
 

Trocar a diretoria? Ou Dilma pede para sair?

Carlos Chagas
O governo Dilma produziu um déficit de 17 bilhões de reais em 2014. O Bradesco, no mesmo ano, apresentou lucro de 15 bilhões. Por mais que se exalte a livre concorrência, a prevalência do mercado, a excelência do sistema capitalista e tudo o mais que for, qual a conclusão? Que o banco foi bem administrado, e o país, não? Que os correntistas do Bradesco estão felizes, mas os brasileiros, não?
Tendo o ministro Joaquim Levy sido alto funcionário do Bradesco, presume-se que tenha levado para o governo a experiência da iniciativa privada e que, no final do ano, possa divulgar números compatíveis com a eficiência contábil. A solução seria transformar o país num grande banco?
Ironias à parte, os acionistas do Bradesco estão mais ricos, mas os sócios do Brasil S.A., no prejuízo. Optaram por Dilma, na última assembléia geral, mas ela demonstra não ser nenhum dr. Trabuco, tanto que o chefão do Bradesco rejeitou o convite para tornar-se ministro da Fazenda. O remédio foi convocar um de seus auxiliares, Joaquim Levy.
Por mais que a presidente da República proclame que nossas dificuldades devem-se à má conjuntura internacional, a verdade está aqui mesmo. É a diretoria que vem fracassando. Na empresa privada, quando isso acontece, trocam-se os diretores. No governo, há que esperar as eleições. Ou aguardar que os fracassados tomem a iniciativa.
A pergunta que se faz é se vai dar para esperar quatro anos. No parlamentarismo as mudanças acontecem à margem de prazos fixos. No presidencialismo, não. Mas como aguentar uma situação onde o déficit é apenas um dos fatores da bancarrota? Anos atrás, num plebiscito, o eleitorado optou por rejeitar o governo de gabinete. Só uma nova Constituição, quer dizer, apenas com a ruptura das instituições, seria possível mudar o sistema vigente. Recursos extremos, como o impeachment, parecem fora de cogitações. O velho Sobral Pinto, na sua última e magistral intervenção, lembrou que todo poder emana do povo. Pois está aí a solução: Dilma, ficando sem povo, perceber que deve e que precisa sair, pela impossibilidade de permanecer. Por mais estranho que pareça, conforme inconfidência das paredes do palácio da Alvorada, foi assim que ela explodiu esta semana, claro que por apenas dois fugazes segundos. Achou melhor aguardar o superávit…
BANQUETES COMO TERMÔMETRO
Em 1985, na véspera da convenção do PDS que escolheria o candidato presidencial, Paulo Maluf e Mário Andreazza jogaram a cartada final. Ofereceram em dois clubes de Brasília monumentais jantares para os convencionais. O paulista conseguiu mais adesões do que o gaúcho, mas conta o folclore que muita gente jantou duas vezes.
Hoje, Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia promovem banquetes para os deputados que amanhã escolherão um deles presidente da Câmara. É bom ficar de olho nos cardápios.
 
 

Charge do Alpino

 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

“Permita-me rir” (ou “Por que Graça Foster não é demitida”)

Natuza Nery
Folha
Apesar dos tempos difíceis, Dilma Rousseff mantém o hábito de não ouvir ninguém. Vez ou outra, até faz alguma concessão a um seleto grupo. E olha que são pouquíssimos os aliados dispostos a “dar a real” à presidente. A maioria abre mão da sinceridade ou por medo ou por fadiga mesmo.
Se tivesse de escolher um, o ex-presidente Lula se enquadraria mais no segundo grupo. Há meses ele sugeriu a saída de Graça Foster da Petrobras (ainda que os desvios descobertos agora tenham se dado sobretudo durante seus dois mandatos). Depois, propôs um gabinete de crise nos moldes do montado na época do escândalo do mensalão.
Graça já foi vista se queixando de passar dias sem conseguir falar com a chefe. Há mais de dois meses, ela perambula sozinha no noticiário tomando pedrada de todos os lados. Virou Geni.
A presidente, até agora, se recusou a aceitar sua demissão. Talvez para proteger a biografia da amiga, talvez para preservar a imagem dela própria. Até porque, se Graça Foster cai, quem vira Geni é Dilma. E ela sabe disso.
O plano original era esperar a poeira baixar para trocar a diretoria. Mas a nuvem de pó não para de subir.
EMERGÊNCIA…
Na terça-feira (27), enquanto a primeira reunião ministerial rodava sob promessas de ajuste fiscal e manutenção dos ganhos sociais, Dilma levantou-se de sua cadeira e deixou a audiência para resolver “uma emergência”.
A ausência tomou de curiosidade os presentes. Duas versões circularam na ocasião. A primeira era a de que se tratava de assinatura de decretos; a segunda dizia que um governador desesperado por dinheiro esperava ao telefone para resolver seu problema de caixa. Nem uma coisa, nem outra. Quem tirava a presidente da agenda mais importante do dia era Graça Foster.
A conversa foi tensa. Dilma foi vista gesticulando muito ao lado do ministro Joaquim Levy (Fazenda). Naquele momento, acabava de ser informada sobre a decisão do conselho de administração da estatal de divulgar ao mercado uma perda de R$ 88,6 bilhões nos ativos da empresa, fruto não só da corrupção, mas também da ineficiência de projetos e oscilações do dólar e do preço do petróleo.
O governo foi contra. Considerou a soma “irreal, superestimada e de metodologia obscura”. O mercado também não gostou, mas por razão diferente. Queria ver a cifra incluída no balanço. Resultado: as ações da petroleira afundaram. No final das contas, ninguém ficou feliz. Ao seu modo, Dilma voltou à reunião ministerial dando sinais de como o caso Petrobras já consumiu muito da sua rara paciência. Dirigindo-se a Levy, soltou um irônico “permita-me rir”.
 
 

Sobre a máscara de Cerveró no carnaval. Pode ou não pode?

Jorge Béja
Noticia-se que o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, não quer ver seu rosto estampado nas máscaras de carnaval. Sem mais delongas, este é o assunto. Cerveró está sendo processado e se encontra preso. Seu nome e sua imagem tornaram-se públicas. As acusações contra ele são pesadas. O escândalo na Petrobras é gigantesco. As máscaras de carnaval são sátiras. Os fabricantes fazem máscaras de pessoas famosas e Cerveró se tornou pessoa famosa. Seu rosto é inconfundível. Carnaval é folia, festa do povo. A princípio, inocente e sem malícia. Pelo menos no passado era assim. Além disso, máscara não ofende. Apenas relembra a pessoa e o fato, ou os fatos, a respeito dos quais a pessoa se tornou personagem e protagonista.
PRIMEIRA PREMISSA
Dispõe a Constituição Federal que um dos chamados Direitos da Personalidade é a imagem da pessoa. E a foto é a materialização mais forte e palpável da imagem. No mesmo patamar de garantia fundamental e de privacidade está o nome da pessoa. São bens personalíssimos, instransmissíveis, imprescritíveis… e até mesmo sagrados para a pessoa: nome, foto-imagem, honra, dignidade, respeito… São bens fora do comércio.
Também está previsto na Constituição Federal que uma pessoa somente pode ser considerada culpada após o trânsito em julgado da sentença que o condenou. Ou seja, quando não couber mais recurso contra a condenação, seja criminal ou civil. E é sabido que as penas são as de privação da liberdade de de ir e vir, pagamento de multa, perdimento de bens e algo mais, que não amedronta. Também é garantido pela Constituição a proteção à família, seja qual for, seja de quem for.
SEGUNDA PREMISSA
Digam o que disserem, mas não pesa sobre Nestor Cerveró nenhuma sentença condenatória, menos ainda definitiva. Aliás, contra Cerveró nem processo penal existe, mas apenas investigação. E se no futuro sobrevier condenação criminal de Cerveró, das penas a que estaria sujeito exclui-se a ridicularização da sua pessoa, em ambiente fechado ou em público, carnavalesca ou política, inocente ou diabólica. A ridicularização também não é pena acessória.
Quando a Constituição Federal diz que “É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral” ( Artigo 5º, XLIX ), daí se conclui  que, com muito mais razão, àquele que nem condenado foi e nem a processo criminal responde, se deve também assegurar respeito às suas mesmas integridades, a física e a moral. E ainda: a máscara de carnaval que Cerveró não quer, de forma direta e constrangedora, atingirá todos os seus familiares caso venha ser fabricada e usada no carnaval. E a pena não pode passar do apenado, do condenado.
CONCLUSÃO
Até prova em contrário – e essa prova somente pode ser uma condenação judicial, definitiva – Nestor Cerveró é um brasileiro de bem, que merece o respeito de todos seus concidadãos. E sua imagem (a foto do seu rosto) é para ser resguardada, não sendo lícito reproduzi-la em máscara de carnaval, em época alguma. E caso venha ser condenado, de forma definitiva, Cerveró jamais perderá os Direitos inerentes à sua Personalidade.
À indagação se pode ou não pode retratar Cerveró em máscara neste carnaval, a resposta é: NÃO, NÃO PODE. Nem Cerveró, nem Graça Foster, que seria a substituta de Cerveró para os fabricantes de máscaras.
 
 

Para reeleger o amigo Graziano, Dilma paga dívida com a FAO

Dilma atendeu ao pedido do amigo Graziano
Jamil Chade
O Estado de S. Paulo
Num esforço para garantir a candidatura à reeleição do brasileiro José Graziano da Silva, o governo de Dilma Rousseff depositou o que devia à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O Brasil somava uma dívida de US$ 15 milhões em relação à sua cota de 2014.
O depósito foi feito pelo Ministério do Planejamento após reportagens revelarem que o Brasil estava devendo para diversos organismos na ONU e, por essa razão, ter sido suspenso de alguns deles. No caso da Agência Internacional de Energia Atômica e do Tribunal Penal Internacional, o Brasil já perdeu seu direito de voto.
Conforme revelou o Estado, a dívida do Brasil com as agências da ONU soma mais de R$ 662 milhões (cerca de US$ 258 milhões).
RELAÇÕES COM DILMA
José Graziano da Silva manteve boas relações com Dilma Rousseff, desde o tempo em que ambos eram ministros do governo Lula. Ao vencer as eleições em 2012 para seu primeiro mandato na FAO, Graziano assumiu prometendo recolocar a entidade no centro do debate mundial.
A falta de pagamento por parte do Brasil, portanto, era considerado como um golpe a essa promessa e poderia enfraquecer a nova candidatura do brasileiro. As eleições ocorrem em junho.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEnquanto isso, embaixadas e consulados do Brasil no exterior não conseguem funcionar, porque os fornecimentos de luz, gás, telefone, internet e água estão sendo cortados por falta de pagamento. Depois reclamam quando alguém diz que o Brasil é um anão diplomático... (C.N.)
 
 

Fraudes estão cada vez mais evidentes no ensino básico


Luiz Carlos de Freitas
Redes de ensino, na corrida pelo melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estão pressionando seus professores a deixarem de dar o conteúdo de outras disciplinas que não sejam português e matemática e usar o tempo para fazer recuperação ou treinar seus estudantes em simulados de português e matemática. A ordem é direta, em alguns casos, dada por coordenadores pedagógicos aos professores.
Em uma delas, a nota que o aluno tira em português e matemática vale também para as demais disciplinas omitidas, e é simplesmente repetida. A fraude mereceria apuração pelo Ministério Público pelo grave dano ao direito de aprender das crianças e mostra como as políticas dos reformadores empresariais que, em tese, são propostas para garantir tal direito, terminam por roubá-lo quando implementadas nas escolas.
Alunos e professores são ranqueados e festas comemoram os vitoriosos. Empresas de consultoria orientam estas redes.
ESTREITAMENTO DO CURRÍCULO
É a maior evidência relatada do chamado estreitamento curricular produzido pelo uso intensivo de exames. Um verdadeiro vale tudo. O IDEB das redes, em alguns casos, é alto às custas da má formação das crianças nas demais disciplinas.
Os professores precisam se organizar para fazer a denúncia destas situações. A dificuldade em algumas delas é que os professores são contratados pela CLT, não têm estabilidade e podem facilmente ser demitidos se discordarem das medidas, não as implementarem ou até mesmo se as denunciarem.
Esta é uma das razões pelas quais os professores precisam ter estabilidade no emprego. E é por isso também que os reformadores empresariais não gostam da estabilidade.
(artigo enviado por Antonio Rocha)
 
 

O juiz Sérgio Moro vê risco de a corrupção ser retomada

Moro explica por que não pode relaxar as prisões
Alexandre Aragão
Folha
O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, informou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a “falta de reação institucional” frente aos crimes cometidos por empreiteiras e seus executivos impede que os presos na sétima fase da investigação sejam libertados.
Questionado pelo STJ sobre o motivo por que três executivos e um funcionário da OAS continuam presos, Moro afirmou que a única maneira segura de tirá-los da cadeia seria suspender todos os contratos da empresa, não só com a Petrobras, mas “com todas as outras entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os três âmbitos federativos”.
“Somente dessa forma, ficaria afastado, de forma eficaz, o risco de repetição dos crimes”, diz o magistrado no documento, ressalvando que a suspensão dos contratos não é de interesse nem mesmo da OAS e, por esse motivo, não é possível que os presos sejam libertados.
AINDA PRESOS
Os funcionários da OAS que ainda estão presos são José Adelmário Pinheiro Filho (presidente) e Mateus Coutinho de Sá (diretor financeiro), Agenor Franklin Magalhães Medeiros (diretor-presidente da área internacional) e José Ricardo Nogueira Breghirolli (responsável por distribuir o dinheiro).
No trecho que fala sobre a “falta de reação institucional”, Sergio Moro afirma ainda que “a prática sistemática e duradoura de graves crimes contra a Administração Pública mina a confiança da sociedade na integridade da lei e da Justiça”.
“Os problemas se avolumam e os custos para sua resolução se tornarão cada cada vez maiores”, completa.
Em outro trecho do documento, Moro afirma que a corrupção na Petrobras, “lamentavelmente”, acontece há muitos anos. Ele cita “a existência de um quadro de corrupção e de lavagem de dinheiro sistêmico”.
 
 

Homem é degolado por linha de "pipa" e sobrevive

Homem é degolado por linha de
(Foto: Raphael Ribeiro)
Na tarde de quarta-feira, 28, por volta das 14h30 ocorreu um acidente que chocou a opinião pública e deixou a população preocupada. O casal Raimundo Sidean Lima Cunha e Daniele Batista de Lima estava em uma motocicleta quando foi surpreendido por uma linha de papagaio, que atingiu o pescoço do piloto.
O comentário foi geral nas redondezas onde ocorreu o acidente. E a preocupação é que o caso se repita com outro dos milhares de motociclistas da cidade, “o que vi foi que vinha uma pipa descendo, aí o rapazinho correu, quando ele pegou a linha, atingiu a garganta do motoqueiro, aí ele caiu, eu não fui lá, mas o pessoal foi e vinha uma ambulância logo atrás, e levou ele para o hospital”, relata José Rocha, comerciante que testemunhou o ocorrido.
O acidente foi próximo do Posto de Saúde do bairro Matinha, região periférica da cidade que passa pela rodovia Santarém- Cuiabá. Tudo aconteceu próximo da rua onde mora o casal, portanto, provavelmente o piloto não vinha em alta velocidade.
A equipe foi até a casa dos sogros das vítimas. A sogra de Raimundo, Maria Helena Batista de Lima, explicou que, segundo os médicos, por pouco seu genro não perdeu a vida. “O que ocorreu foi que eles iam voltando, eles vieram para almoçar e iam rumo ao trabalho, que chegou ali no posto foi que pegou a linha no pescoço e nisso que ele para, ela se depara com o golpe no pescoço”.
Sobre o estado de saúde de Raimundo, é provável que ele fique com sequelas devido à gravidade do ocorrido, e Maria desabafa, “graças a Deus ele saiu do pior, mas ele ainda está em uma situação crítica, porque pode ficar com uma sequela. Então o que eu peço às autoridades é que elas possam fazer alguma coisa, não estou pedindo apenas pelo meu genro, mas por outras pessoas que tenham um meio de transporte como ele, uma moto”.
Daniele, a esposa de Raimundo foi atendida em estado de choque, já retornou para casa, mas não estava em condições de conversar com a equipe de reportagem. “Minha filha está em estado de choque, ela está só no calmante, ela é chorando 24 horas, ela quer dormir e não consegue porque ela viu o pescoço do marido dela aberto”, completa sua mãe.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar diz que é necessário mais responsabilidade por parte dos pais, para evitar que crianças e adolescentes empinem papagaio em vias movimentadas. Disse também que o órgão está dialogando com o poder público sobre a possibilidade de uma lei municipal que proíba essa prática.
“A crianças envolvidas em uma situação como essa recebem apoio, mas se for verificado que esses adolescentes empinam papagaio em situação de risco, ele pode responder como adolescente, o adulto sabe-se que cometeu um crime culposo. Têm locais que podem ser utilizados para empinar pipas, e queremos pedir para os pais tomarem cuidado, porque, se não, serão notificados pelo Conselho”, esclareceu o conselheiro tutelar Francisco Ednaldo.
De acordo com informações do Hospital Municipal de Santarém, Raimundo passou por uma cirurgia de traqueostomia no final da tarde de ontem, agora ele está em observação. O estado de saúde dele é considerado estável.
(Diário do Pará)



Suspeitos de cometer estupro coletivo são presos

Suspeitos de cometer estupro coletivo são presos (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Nove pessoas, entre elas cinco adultos e quatro adolescentes, foram detidas nesta terça-feira (27) no município de Santa Maria das Barreiras, distante cerca de 70 quilômetros de Redenção, sudeste paraense.
Eles são suspeitos de participarem de um estupro coletivo contra uma menor, de 12 anos. Quatro outras pessoas que também teriam participado do crime, conseguiram fugir.
A prisão de Wanderson Soares, 18 anos, Denilson Souza Silva, 18 anos, Ravilson Batista Coelho, 20 anos, Dione de Carvalho Rosa, 19, e Delcir da Silva, 19 anos, e dos quatro menores de idade, ocorreu após denúncia recebida pela polícia da região. O abuso sexual foi registrado na noite do dia 23 de dezembro 2014.
(DOL com informações de Dinho Santos/Diário do Pará)



Acusado de assalto atira em guardas municipais

Acusado de assalto atira em guardas municipais  (Foto: Reprodução @Plantao190Para)
(Foto: Reprodução @Plantao190Para)
Dois homens acusados de assaltos foram detidos por agentes da Guarda Municipal de Belém, na manhã dessa sexta-feira (30), após assaltar pessoas em um parada de ônibus na avenida Júlio César, bairro do Marex. Um dos acusados ainda trocou tiros com os guardas.
Segundo informações da Guarda Municipal, dois agentes estavam se encaminhando para o Comando Geral da Guarda Municipal de Belém, quando foram chamados por aproximadamente 12 pessoas em uma parada de ônibus da avenida Júlio César, próximo à avenida Independência, bairro do Marex.
Os populares haviam sido assaltados por dois homens, que fugiram com a aproximação dos guardas. Uma perseguição começou e um dos acusados foi detido nas proximidades da parada de ônibus. O outro homem, que fugiu a pé, se escondeu debaixo de uma casa na Passagem Santo Amaro, bairro de Val-de-Cans, e chegou a trocar tiros com os agentes antes de ser detido.
Os pertences das vítimas foram recuperados e os dois acusados foram encaminhados para a Seccional da Sacramenta.
(DOL com informações Guarda Municipal)



Ex-militar do Exército preso com 1kg de maconha

     
     
 
 
Um ex-militar do Exército Brasileiro foi preso por policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar e 5º Distrito Policial na tarde desta sexta-feira (30), na rua Santa Tereza da Vila Embratel.
Com Denis Dean Silva Pereira a polícia apreendeu um quilo de maconha embaixo da geladeira do acusado. Ele é proprietário de um salão e informações policiais indicam que o estabelecimento era utilizado como ponto de venda de drogas.
O acusado deve ser encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas ainda hoje.

Acidente com ônibus que saiu de Imperatriz deixa 11 mortos



Entre as vítimas que vieram a óbito três são maranhenses


Um acidente com um ônibus interestadual da empresa Satélite Norte que saiu de Imperatriz no Maranhão com destino para a cidade de Peixoto em Mato Grosso capotou na BR-070, morrendo 11 pessoas, no total de 42 passageiros, os demais ficaram feridos.

Entre as vítimas que vieram a óbito três são maranhenses, Antônio de Sousa do município de Bom Lugar, Maurício P. da Silva, de Santa Inês e outro passageiro que saiu de Buriticupu, que não teve o nome revelado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal o acidente aconteceu próximo do município General Carneiro, a 449 km de Cuiabá.

A causa do acidente ainda não foi revelada, mas a PRF suspeita que o motorista teria dormindo no volante, quando passava por uma curva, ele continuou em linha reta saindo da pista, quando o veículo tombou. Não há marcas de frenagem, nem de óleo na pista e nem de colisões anteriores. O motorista sobreviveu em meio à tragédia.

Cunhado de Roseana joga pesado contra Dilma


 

 

ricardo murad

TRE-MA diploma Deoclides Macedo suplente de deputado federal

 

 

Deoclides Macedo (PDT) foi diplomado suplente de deputado federal eleito pela coligação “Todos pelo Maranhão 2” nas eleições 2014, nesta quinta-feira (29), em São Luís, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
deoclidesDeoclides Macedo (PDT) foi diplomado após decisão do TSE. (Foto: Divulgação / TRE-MA)
Segundo o TRE-MA, a diplomação certifica que o candidato cumpriu as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato. A prestação de contas dele foi aprovada com ressalvas na sessão jurisdicional do dia 27 de janeiro.
No dia 12 de janeiro, o tribunal realizou a recontagem e retotalização dos votos proporcionais para contabilizar os 56.171 votos destinado ao então candidato Deoclides Macedo no 1º turno. A medida cumpriu decisão monocrática do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli proferida no dia 23 de dezembro.
Entenda
Nas eleições de 2014, Macedo concorreu sub judice ao cargo de deputado federal porque teve registro de candidatura indeferido pelo TSE após figurar como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) referentes à gestão municipal de 2005, quando ele era prefeito de Porto Franco.
No dia 23 de dezembro, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli decidiu pela validação dos 56.171 votos destinados ao candidato a deputado federal Deoclides Macedo. Com a decisão, a coligação “Todos Pelo Maranhão 2″ (PDT, PTC e PROS) teve direito a mais uma vaga na bancada federal. Além de Weverton Rocha (PDT), Julião Amin (PDT) tomaria posse como deputado federal e, Deoclides Macedo, como primeiro suplente.
Amin obteve 64.896 votos nas eleições do dia 5 de outubro e não foi eleito. Ele já havia sido anunciado como secretário do Trabalho do governo Flávio Dino (PC do B) e diplomado como primeiro suplente em cerimônia realizada no dia 19 de dezembro, em São Luís.
Perdeu a vaga na Câmara Federal do candidato Alberto Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão 1″ (PMDB, DEM, PTB, PV, PRB e PR), que também já havia sido diplomado para tomar posse.(JP)

Operação Folia sem Drogas resultou na prisão de nove pessoas

 

 

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos e da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), a operação Folia sem Drogas, na cidade de Itapecuru-Mirim. Durante a ação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de nove pessoas suspeitas de traficar drogas, portar armas de fogo e comercializar munições.
000087Divulgação
“A Polícia Civil está empenhada em combater o tráfico de drogas no interior do Estado. Por isso essa integração é de grande importância para o desenvolvimento dos trabalhos policiais dentro das comunidades” frisou o delegado titular do Denarc, Cláudio Mendes.
Durante os trabalhos policiais foram presos, Sávio Gonçalves de Moraes; Bernardo Gomes dos Santos; Alcione dos Santos; Maria de Fátima dos Santos; Anderson Rafael dos Santos; Denielson Sousa Ferreira; José Reinaldo Teixeira; Valter Sousa Lopes e Valter Corrêa Ribeiro. Todos integrantes de uma associação criminosa.
Segundo o delegado regional de Itapecuru-Mirim, na residência e em um estabelecimento comercial de propriedade de Valter foram encontradas diversas caixas contendo munições e a quantia de R$50 mil. Além de um rifle de calibre 44; um revólver de calibre 38 e uma pistola de calibre 22.Nos demais locais, foram apreendidos ainda 600 petecas de crack; 250 gramas da mesma droga; revólveres, pistola e uma espingarda; além de três motocicletas.
Todos foram encaminhados para a delegacia regional, onde foram autuados por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e venda de munições. A operação contou com um efetivo de 40 policiais da Superintendência de Policia Civil do Interior (SPCI), das delegacias de Pirapemas e de Vargem Grande e do Grupo de Resposta Tática (GRT), órgão ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
“Nós estamos intensificando os trabalhos, principalmente, nas áreas com maior índice criminal, no sentido de combater o tráfico de drogas e o crime organizado.” finalizou o regional de Itapecuru-Mirim, Sidney Oliveira.(JP)

Fazenda encaminhará 40 mil devedores do para o Serasa

 

 

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão  (Sefaz) enviará já no próximo mês os novos arquivos com lotes de 40 mil certidões de devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito (Serasa). Os devedores já notificados terão seus débitos inscritos na dívida ativa estadual para a cobrança executiva, além do lançamento junto ao cadastro restritivo da Serasa.
engarrafamento1Os devedores já notificados terão seus débitos inscritos na dívida ativa estadual para a cobrança executiva
Para facilitar a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social, foi disponibilizado um sistema de consulta na página da Sefaz.
O interessado deve acessar o ícone IPVA e depois a opção ‘IPVA – Notificados/Serasa’. É necessário informar o número do CPF ou CNPJ. Com o número do Renavam, que é exibido no rodapé da página, o interessado pode fazer uma consulta no ícone ‘IPVA – Débitos’ onde o Serasa identificará de que veículo se trata. Constatada a existência de débitos, o interessado poder emitir o Documento de Arrecadação (Dare) no site e realizar o pagamento nos correspondentes do Banco do Brasil.
Os proprietários de veículos com débitos devem aproveitar a medida provisória expedida pelo governo do Estado que concedeu a redução de 100% das multas e dos juros moratórios dos débitos de IPVA referentes aos exercícios de 2014 e anteriores, desde que pagos em cota única até o dia 5 de junho deste ano.
O contribuinte com débito deve emitir o documento de arrecadação com o código de barras na página da Sefaz. O interessado deve clicar no ícone ‘Dare’, marcar a opção ‘Contribuinte do IPVA’ e informar o Renavam do veículo. Com o documento impresso, o contribuinte poderá efetuar o pagamento no Banco do Brasil e nos seus correspondentes.

Fábio abreu pretende convocar militares reformados

Reservistas voltariam as unidades e fariam serviços burocrático e os que estão fazendo esse trabalho iriam pras ruas

 
 DO GP1
 
 
Nesta sexta-feira (30) o deputado Fábio Abreu, em entrevista ao Jornal do Piauí, disse que os concursados irão permanecer nos locais para os quais estão destinados e que os editais dos concursos serão cumpridos.

“Irão ocorrer mais operações integradas, que também vão direcionar policiais para cidades do interior e que o foco é trabalhar com os recursos disponíveis, por exemplo, utilizando policiais que já estavam na reserva remunerada e que desejam voltar à ativa, que eles retornem para as unidades para fazer serviços administrativos e os que fazem serviços administrativos vão pra rua para fazer o policiamento”, afirmou o futuro secretário de segurança.
Imagem: Elias FonteneleFábio Abreu(Imagem:Elias Fontenele)Fábio Abreu
O objetivo é ter mais pessoas fazendo a segurança nas ruas. Em relação a grande quantidade de assassinatos na capital Fábio Abreu foi bem enfático: “Sou contra essa teoria de que bandido bom é bandido morto. São vidas e como tal devem ser preservadas, bandidos têm que ir pra cadeia, cumprir com a pena máxima que cabe a ele em caso de algum crime.”

Fábio Abreu afirmou que o foco é atuar nessas gangues para que não haja tantas mortes.

Robert diz que candidatura de Fábio foi prejudicada

"Essa atitude de obrigar a assinar documento deixou muito deputado decepcionado e chateado. O que vai valer mesmo é o voto de domingo", disse Rios.

 
 DO GP1
 
 
O deputado estadual Roberto Rios Magalhães (PDT) disse que o fato de deputados terem sido obrigados a assinar um documento de apoio a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí, encabeçada pelo candidato Fábio Novo (PT), prejudicou a candidatura do petista.
Imagem: Germana Chaves/GP1Robert Rios(Imagem:Germana Chaves/GP1)Robert Rios

“Essa atitude de obrigar a assinar documento deixou muito deputado decepcionado e chateado. Muitos parlamentares que tinham simpatia pelo nome de Fábio Novo hoje estão decepcionados com isso. O que vai valer mesmo é o voto de domingo”, alertou Rios.

Robert falou ainda que até o dia da eleição, que ocorre no próximo domingo (01), muita coisa deve mudar. “Daqui até o dia da eleição muitas mudanças vão ocorrer. Conversa de assinatura de documento não vai obrigar ninguém a nada de verdade. O importante mesmo é o que vamos presenciar no domingo, ou seja, o resultado da votação. Além disso, essa ideia surgiu dos Palácios de Karnak e da CIdade”, disse Robert.

Fábio Novo disputa a presidência da Assembleia com Themístocles Filho (PMDB), atual presidente da Casa.

Deputados não se entendem e muda tudo na mesa

Em consequência da quebra do acordo anterior para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a partir da 1ª vice-presidência até a quarta secretaria, três deputados resolveram nas últimas horas “bater chapa” com os colegas, incluídos de última hora em reunião realizada no apartamento do deputado Júlio Arcoverde, sob inspiração do prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Marden Menezes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Marden Menezes
O primeiro a reagir foi o deputado Marden Menezes, do PSDB, que substituído na primeira vice-presidência da chapa pelo deputado Firmino Paulo, também do PSDB e sobrinho do prefeito Firmino Filho, resolveu disputar o mesmo cargo.

O deputado Wilson Brandão, do PSB, partido alijado do acordo promovido por Firmino, vai disputar com Fernando Monteiro a 1ª secretaria.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Wilson Brandão(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Wilson Brandão
O deputado Edson Ferreira do PSD vai disputar também com o companheiro de partido Georgiano Neto a terceira secretaria.
Imagem: Germana Chaves/ GP1Secretário Edson Ferreira (Imagem:Germana Chaves/ GP1) Edson Ferreira 
 
 
( Do GP1)

Kassab promete liberar grana que foi presa no Governo de Zé Filho

O objetivo da reunião era falar sobre obras e investimentos que serão realizados no Estado.

 
 DO GP1
 
 
O Ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD) participou na manhã desta sexta-feira (30) de uma reunião com o governador Wellington Dias(PT), deputados e secretários. Logo depois eles realizaram uma coletiva, por volta das 13h10, onde anunciaram a retomada das obras no Estado.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Coletiva (Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Coletiva 
O objetivo da reunião era falar sobre obras e investimentos que serão realizados no Estado. Segundo Wellington Dias, essa foi uma semana de vitória para o seu governo que conseguiu sair do CAUC e que teve decisão favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre gastos do governo do Estado com pensionistas e inativos, que não entrarão para o cálculo de despesas com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com essas duas vitórias, o governador afirmou que serão iniciadas na próxima semana obras importantes para o Estado que estavam paradas, como o Rodoanel.

"O Estado teve duas grandes vitórias. Saímos do CAUC e o TCE aprovou nossa tese sobre a folha de pessoal, que agora só falta eles publicarem a decisão. Com isso teremos mais de R$ 1 bilhão liberados. Na próxima semana vamos voltar com obras para a área do saneamento, também as obras do Rodoanel serão iniciadas, assim como o do viaduto da Avenida Miguel Rosa, entre outras, pois na próxima semana vamos estar pagando as empresas e as obras estarão sendo iniciadas", disse o governador.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
O ministro Gilberto Kassab afirmou que como o Estado saiu da inadimplência, não há motivos para as obras não iniciarem. "O governo federal vai trabalhar em conjunto com o governo do Piauí. Nós entendemos a urgência na liberação e logo depois que o Estado saiu da situação de inadimplência, os recursos já estão sendo liberados, pois a verba já existia. A nossa visita aqui é uma demonstração de que consideramos o Estado, como prioridade. Com esse dinheiro liberado dos convênios, serão feitos investimentos em várias áreas como no saneamento e na mobilidade urbana", revelou Kassab.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Gilberto Kassab(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Gilberto Kassab
O ministro é um dos líderes para a criação do Partido Liberal (PL), que deve ser fundado nesse ano. Ele convidou o deputado Georgiano Neto (PSD) para ser o presidente regional do PL. Mesmo questionado sobre o seu futuro partido, o ministro afirmou que a sua visita não tem cunho político. “A ética não vai me permitir tratar sobre assuntos políticos partidários”, revelou o ministro.

Na tarde desta sexta-feira, às 15hrs o ministro se encontra com o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), onde vai falar sobre recursos do governo federal na capital.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias e Gilberto Kassab(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias e Gilberto Kassab
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Gilberto Kassab(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Gilberto Kassab
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Kassab com o deputado Júlio César(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Kassab com o deputado Júlio César

Bons propósitos e grandes esperanças

Carlos Chagas
Abre-se domingo a nova Legislatura, renovada diante de uma pauta que, dependendo da sorte, desmentirá o vaticínio do saudoso dr. Ulysses, de que pior do que o atual Congresso, só o próximo. A disputa pelas presidências da Câmara e do Senado empolga as atenções, apesar do favoritismo do deputado Eduardo Cunha e do senador Renan Calheiros. Tão importante quanto essas duas escolhas está sendo a expectativa da divulgação da lista de parlamentares e políticos contra os quais o procurador-geral da República pedirá a abertura de investigações ou, mesmo, denunciará, como implicados no escândalo da Petrobras.
Existem rumores de que tanto Renan quanto Cunha integram a relação de suspeitos, mas como Rodrigo Janot até agora não liberou os nomes dos implicados, os dois vão insistir na pretensão de dirigir as casas do Congresso. O apoio da maioria dos deputados e senadores, caso concretizado, servirá para tornar menos difíceis suas defesas.
Além de prováveis e prolongadas batalhas judiciais envolvendo os acusados de participação na lambança verificada na maior empresa nacional, haverá o desdobramento na forma de uma CPI mista que certamente será formada. Não deixará de ser inusitada a suposta convocação dos presidentes da Câmara e do Senado, se forem eleitos, mas essa é uma hipótese a depender da divulgação da lista, prevista para fevereiro.
JOGO POLÍTICO
Insere-se no rol dos trabalhos importantes do Congresso, este ano, mais uma tentativa de discussão e votação da reforma política, tarefa que há vinte anos vem sendo anunciada mas jamais concretizada. O grande obstáculo está nos interesses de seus próprios artífices, os parlamentares. Afinal, eles tem sido eleitos conforme as defasadas e anacrônicas regras do jogo político e eleitoral vigente. Alterá-las seria um risco para a reeleição de quase todos. Mesmo assim, tem sido tão grande o clamor nacional pela reforma política que se tornará ao menos possível votar alguns itens. A proibição de doações das empresas públicas e privadas nas campanhas eleitorais abre a fila das dificuldades.
Novos e velhos deputados e senadores estão chegando a Brasília para a sessão inaugural, no domingo. Como sempre, trazem bons propósitos e grandes esperanças, que os próximos quatro anos serão capazes de desfazer. Mesmo assim, quem sabe?

 
 

Ministro é enquadrado por deputado ligado a Ciro Nogueira

O jornalista Gerson Camarotti da GloboNews e do G1 divulgou informação que durante um almoço de ministros nesta quarta-feira (28) organizado para fortalecer a candidatura do petista Arlindo Chinaglia à Presidência da Câmara causou reflexos tanto no governo quanto nos partidos aliados.

Imagem: DivulgaçãoIracema Portella e Gilberto Occhi(Imagem:Divulgação)Iracema Portella e Gilberto Occhi
O ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, indicado pelo senador Ciro Nogueira, foi criticado por deputados de seu partido, o PP. Numa dura conversa com Occhi, um deputado veterano do partido enquadrou o ministro. "Se você acha que está no ministério por causa do Planalto, está enganado. Você só é ministro porque tem uma bancada que lhe sustenta. Você não tem que ficar falando sobre governabilidade e participar de almoço sem o apoio da bancada", cobrou esse deputado.
Keywords: occhi

Contradição: Wellington quer o PSDB apoiando o PT

Apesar do colegiado contar apenas 30 integrantes, estão sendo por demais disputados os votos dos deputados na disputa pelo cargo de presidente da Assembléia Legislativa do Piauí entre os deputados Themístocles Filho (PMDB), atual presidente e pleiteante à reeleição, e Fábio Novo (PT).

A partir do meio da tarde e início da noite, registrou-se uma grande peregrinação de deputados no Palácio de Karnak e todos foram recebidos individualmente pelo governador Wellington Dias, entre eles o deputado Firmino Paulo, que pertence ao PSDB.

Além dele, estiveram os deputados Georgiano Lima, acompanhado do pai, o deputado federal Júlio César Lima, Flávio Nogueira Filho, Hélio Isaías, Fábio Xavier. Nesta sexta-feira, Wellington Dias deve receber outros deputados da base, como Evaldo Gomes e o Pastor Gessivaldo Isaías.( DO Blog do Paulo Fontenele /AZ)

Agente de saúde de São Luis ganha melhor do que os agentes de Teresina

O novo piso salarial da categoria passará dos atuais R$ 900 para R$ R$ 1.014, mais os acréscimos de 20% de adicional de insalubridade e outras vantagens inerentes à profissão.





O Prefeito Edivaldo entregou nesta quinta-feira (29) os novos kits de uniformes para os agentes comunitários de saúde que atuam na zona urbana e rural de São Luís. A iniciativa é mais uma ação visando efetivar a política municipal de saúde preventiva e à melhoria das condições de trabalho dos agentes de saúde. Na oportunidade, Edivaldo anunciou o novo piso salarial da categoria, que passará dos atuais R$ 900 para R$ R$ 1.014, mais os acréscimos de 20% de adicional de insalubridade e outras vantagens inerentes à profissão.

"Tenho a grata satisfação de anunciar que vamos cumprir o piso nacional da categoria, cujos valores serão aplicados já a partir deste mês. Fazemos isso porque sabemos da importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde como estratégia fundamental na nossa política de saúde preventiva. Além disso, estamos melhorando as condições de trabalho desses profissionais com a distribuição de novos fardamentos e acessórios para o bom desempenho de suas funções", afirmou Edivaldo.

O prefeito informou ainda que, como os agentes de saúde deveriam ser pagos totalmente com recurso federal, para atingir a meta de pagar o piso nacional à categoria, a Prefeitura de São Luís vai complementar o salário com recursos do Tesouro Municipal.

São Luís tem, atualmente, 849 agentes comunitários de saúde, atuando na zona urbana e rural de São Luís. Em ato simbólico, o prefeito entregou um kit para um agente representante de cada um dos sete Distritos de Saúde de capital, como o do Bequimão, Centro, Cohab, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Tirirical e Vila Esperança. O Kit com os novos fardamentos é composto por duas camisas, um boné e uma bolsa.

O prefeito Edivaldo lembrou que, recentemente, em encontro realizado entre representantes da categoria e a Prefeitura, também foram anunciadas outras melhorias para os agentes de saúde da capital, dentre elas, o reconhecimento dos trabalhadores como técnicos e agentes comunitários (estabelecendo desta forma o plano efetivo de Cargos e Carreiras a estes servidores). Outra melhoria foi a promoção de cursos voltados à capacitação destes profissionais.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explicou a importância dos benefícios concedidos para a melhoria do trabalho dos agentes de saúde e para a consolidação da política de saúde preventiva implementada na capital como uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo.

"O agente comunitário de saúde é o porta-voz da população. No sistema de saúde, é este profissional quem faz o elo entre a Prefeitura e a comunidade. Além do mais, a execução do Programa Saúde da Família (PSF) só é possível através do agente comunitário", disse a secretária, frisando ainda que o fardamento entregue, além de padronizar a vestimenta e proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes, dará também mais credibilidade e confiança junto aos moradores que recebem as visitas domiciliares.

A agente comunitária de saúde, Eva Almeida Pereira, 52 anos, representando o Distrito de Saúde do Bequimão, recebeu o kit de fardamento das mãos do prefeito Edivaldo. "Estou muito feliz em receber novos materiais de trabalho e com o anúncio de que vamos receber agora o piso nacional. Isso nos estimula a trabalhar cada vez mais e melhor", disse a agente.

Durante a cerimônia, o prefeito Edivaldo recebeu das mãos do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São Luís (Sindacs), Sérgio Guterberg, uma placa concedida ao prefeito de São Luís, durante evento nacional da categoria, que homenageou todos os prefeitos brasileiros que cumpriram a meta da portaria ministerial de pagar R$ 950,00 de piso salarial as agentes de saúde, no ano passado.

"A meta salarial do ano passado foi devidamente cumprida pelo prefeito Edivaldo, por isso o sindicato nacional da categoria concedeu a ele essa honraria. E agora, fomos agraciados com o anúncio de um novo piso para a categoria, a partir deste mês, o que muito dignifica o nosso trabalho e mostra a atenção do prefeito para com os profissionais da área", disse o presidente do Sindacs.

A cerimônia de entrega dos novos kits de fardamentos contou também com a presença dos vereadores Barbosa Lages, Armando Costa, Josué Pinheiro, Pavão Filho; dos secretários municipais de Planejamento e Orçamento, Cursino Moreira; Educação, Geraldo Castro; Comunicação, Batista Matos; Articulação Política, Severino Sales; da presidente da Associação dos Agentes Comunitários de São Luís (AAGESOL), dentre outras autoridades representativas do setor.( O Imparcial )

Sindicatos destacam pagamento de servidores no dia 31 de janeiro






Os sindicatos que representam os servidores públicos do Estado do Maranhão comemoraram a determinação do governador Flávio Dino de pagar os salários neste sábado (31). Previsto inicialmente para o dia 3 de fevereiro, o pagamento, ainda no mês de janeiro, contemplará os 112 mil servidores ativos e inativos do Estado.

A determinação mostra o comprometimento do governo com os servidores públicos. “Essa é uma prova de que o atual governo valoriza os servidores e cumpre o que promete. Nos prometeram que se esforçariam para reduzir os gastos e antecipar os nossos pagamentos e estão fazendo isso”, elogiou o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, Antônio Benigno Portela.

Divulgada na quarta-feira (28), a notícia foi amplamente festejada pelos servidores. “Cada um que ficava sabendo da antecipação tratou de repassar imediatamente a boa notícia para todos os outros servidores. Isso demonstra que o governo está comprometido com as causas dos servidores públicos”, pontuou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão, Cleinaldo Lopes.

“O governo se esforçou e está conseguindo dar um retorno positivo para os servidores. Espero que consigamos atingir também essa antecipação nos próximos meses”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.

Tabela do dia máximo

A gestão anterior deixou uma dívida de R$ 1,1 bilhão e apenas R$ 24 milhões em caixa para honrar as despesas. Além do débito bilionário, a administração também herdou parcelas de pagamentos vencidas. Com as dívidas, a antecipação do pagamento neste mês somente foi possível com a determinação do governador para contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, redução dos contratos vigentes e melhor aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, o calendário divulgado inicialmente, com a previsão de pagamento no máximo para o segundo dia útil de cada mês ainda está mantido.

“Sabemos da importância do servidor para a garantia dos serviços públicos com qualidade à população. A diretriz do governador Flávio Dino é que todos os esforços sejam feitos para que possamos pagar os vencimentos no mês trabalhado. No entanto, não podemos antecipar com precisão a estimativa de receitas do Estado e isto faz com que haja necessidade de mantermos, por enquanto, o calendário de pagamento previamente divulgado”, explicou.

A estrutura da administração estadual conta, atualmente, com 112 mil servidores públicos. Deste total, 74 mil são ativos – entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta – e 38 mil inativos, considerando aposentados e pensionistas.

Ferreira Gullar, impostor


 

 

Ferreira Gullar é um falsário. Pouca gente sabe e isso nunca foi dito na imprensa, mas várias criações suas são imitações fidedignas do trabalho de outros.
Ele mesmo admite, sem constrangimento aparente. “Eu copio muito. Já faz vinte anos que comecei“, diz o poeta, com a mão direita apoiada no seu queixo comprido.
O maranhense radicado no Rio é um impostor discreto. Suas fraudes, esmeradas, ele as compartilha apenas com os amigos mais próximos. Os muitos admiradores dos seus mais de quarenta livros não sabem dessas tramóias.
O motivo é simples: Ferreira Gullar só falsifica para consumo próprio. Copia os ídolos e guarda tudo em seu espaçoso apartamento na Rua Duvivier, em Copacabana. Os desavisados muitas vezes se espantam. Não raro, um visitante novo já entra perguntando: “Você é louco de pendurar um Mondrian aí na porta?”. “Porque eu não sou louco”, diz o poeta em sua resposta-padrão, “é que isso aí não é um Mondrian.” Foi Ferreira Gullar quem o pintou.
ferreira gullar artes plasticas
Há quem use a expressão “é uma arte” para todo tipo de atividade. “Fazer bem pipoca é uma arte”, “combinar o sapato com o cinto é uma arte”. Falsificar pinturas, também. A história da falsificação está apinhada de grandes talentos.
O holandês Han van Meegeren passou mais de dez anos enganando especialistas em Vermeer (1632-1675). Forjou pelo menos seis pinturas do mestre de Delft, todas consideradas autênticas pelos estudiosos do pintor. Quando finalmente foi preso, para provar que seu crime era apenas ser falsário – e não comerciante ilegal de tesouros nacionais -, van Meegeren produziu seu sétimo Vermeer diante de policiais boquiabertos.
O húngaro Elmyr de Hory foi outro craque. Mereceu até filme de Orson Welles. Era especialista em Picasso, Modigliani, Matisse, Renoir e Chagall. Até se aposentar, em Ibiza, depois de 21 anos de faina, pintou mais de mil cópias. Ferreira Gullar parou antes de contabilizar cinqüenta falsificações. De lá para cá, produz furiosamente desenhos, pinturas e colagens, mas todos originais. Gasta muito mais do seu tempo nisso do que com a poesia.
Gullar nunca se aventurou com Vermeers e Picassos. Começou a trajetória de copista imitando o famoso quadro Los Fusilamientos del 3 de Mayo (1814), de Goya. Não ficou satisfeito com o resultado. E menos satisfeito ainda parece ter ficado o Gatinho, seu gato, que usou a tela como mictório.
A partir de então, Gullar só imitou artistas modernos, como Braque, Léger e Malevich. O poeta conta que começou a fazer cópias por um motivo simples: “Sempre fui um grande admirador de pintores como Mondrian e Léger. Como nunca poderia ter um quadro deles, resolvi copiar”.
Gullar já era pintor antes mesmo de conhecer a poesia. José Ribamar Ferreira, seu nome de batismo, descobriu as artes plásticas durante uma aula no Colégio São Luís de Gonzaga, na capital maranhense. Tinha 12 anos. A professora armava na frente da classe um cavalete com uma série de gravuras e a molecada tinha de fazer redações para descrevê-las. “Um dia, quando vi aquelas gravuras grandes, me deu vontade de fazer uma delas. Comprei um caderno de desenho e lápis de cor e aí tentei imitar.”
Uma bela garota da vizinhança chamada Terezinha – e, por conseguinte, a descoberta da poesia – afastou-o das tintas por algumas décadas. Na virada dos anos 60 para os 70, clandestino, Gullar ficava muito só e resolveu se distrair com umas telas. Hoje, nas paredes e gavetas de seu apartamento, tem mais de uma centena de pinturas e desenhos de sua autoria.
Na pintura não preciso pensar em nada. Não tenho compromissos. Saio das angústias e dos problemas. Só tenho de definir se boto vermelho ou azul, triângulo ou quadrado.
Na poesia são outros quinhentos. “O poema nasce de um espanto, de um negócio misterioso que você não sabe de onde vem. É incontrolável. Passo meses e meses sem fazer um poema. E aí vêm quatro de uma vez.
O poema, segundo o poeta, é o contrário do desenho. É o seu modo de “inventar a vida”. “A poesia é o momento em que sou obrigado a pensar“, diz, agitando os braços esguios. “Por mim eu não pensaria em nada. É como um poema que escrevi. ‘Ah, ser somente o presente: esta manhã, esta sala’.”
Esta sala, a sala de Gullar, é repleta de pinturas. Aqui estão originais de Milton Dacosta, Siron Franco, Rubem Valentim. Um móbile de Calder, ou melhor, de Ferreira Gullar, feito de papelão e arame, balança entre eles. Mais atrás, espremido entre duas telas de Iberê Camargo, está um Ferreira Gullar legítimo, no qual se reconhece, sem sombra de dúvida, a linguagem que o autor vem usando desde o final dos anos 80.
O estilo 100% Gullar nasceu de uma cópia, ou quase isso. “Um dia comecei a fazer uns quadros inspirados no Morandi. Não era bem cópia, era inspirado.
No desenho, alinhou sobre uma mesa, lado a lado, um bule, garrafas e cálices. Ele gostou. “Um pouco por comodismo, pensei: se eu fizer uma estrutura e for variando, vou usar as cores que quiser e vai ficar mais fácil para mim, não vou ter de inventar um desenho toda hora.”
Do reino das cópias, o pintor Ferreira Gullar gosta particularmente de seus dois Léger. Ele acende a luz do lavabo, junto à sala, e aponta: “Veja este aqui. O Milton Dacosta veio uma vez em casa e disse: ‘Uh, rapaz, legal. Quer trocar comigo?‘”. Gullar não trocou.
As cópias ele guarda para si. Os originais, ele os presenteia. No dia 10 de setembro, seu aniversário, sorteou entre os amigos uma de suas colagens, técnica que vem explorando nos últimos tempos. Ele mesmo organizou todo o sorteio. “Faço os papeizinhos, boto 1, 2, 3, 4. E sorteio. Por acaso, nesse dia quem ganhou foi meu irmão, o Nilton. Ninguém pediu cpi, foi tudo feito às claras.”
Ele coleciona boas histórias dessa fase das colagens. Uma delas contou com a participação do Gatinho. Estava tudo pronto sobre a mesa.
Gullar havia ajeitado os papéis coloridos da maneira como queria colá-los na cartolina. Quando levantou para beber água, Gatinho, o mesmo que liquidara o seu Goya, pulou sobre o arranjo e esparramou os papéis.ferreira gullar gato
O dono do bicho gostou tanto do novo arranjo que colou exatamente assim. Gatinho ficou dezesseis anos com Ferreira Gullar. Morreu meses atrás, para grande melancolia do poeta.
Gullar manteve parcerias artísticas com Mondrian, Calder, Malevich, Léger e Braque. Na sua pinacoteca, nenhuma delas lhe dá mais orgulho do que a do gato Gatinho. (da revista Piauí)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Os três tipos de feminismo

 

 




feminismo individualista, inspirado pelo trabalho e pela atuação das primeiras feministas, define igualdade como tratamento igual perante as leis e advoga a remoção das palavras homem e mulher da redação destas, promovendo, assim, reformas – opondo-se a revoluções – que permitam uma igual participação da mulher na vida pública. O feminismo individualista se opõe ao paternalismo estatal com relação às mulheres e, arrostando o feminismo radical e retomando as reclamações das primeiras feministas, afirma que as mulheres, por serem, tanto quanto os homens, indivíduos pensantes e morais, devem ser responsabilizadas pelos seus próprios atos. O feminismo individualista crê que o que determina a classe a que um indivíduo pertence é a relação deste com o Estado, e não o seu gênero. Intelectuais libertários abolicionistas do século XIX exerceram uma grande influência sobre o feminismo americano da época – que traçou um paralelo entre a situação dos escravos negros e das mulheres – e sobre a corrente individualista atual. Representantes famosos de feministas individualistas são, além de Wendy McElroy, a professora e escritora Camille Paglia, a jornalista Cathy Young, Sharon Presley e Joan Kennedy Taylor e a criadora do feminismo como vertente politica Mary Wollstonecraft.
feminismo liberal atua sobre a sociedade para integrar a mulher à sua estrutura e calca sua ação sobre a teoria do contrato social do governo instituído pela Revolução Americana. Normalmente, contrariando as colegas radicais, as feministas liberais, ao menos aquelas ainda ligadas ao liberalismo clássico, se opõem à censura como um todo (que poderia ser usada para abafar a voz das mulheres) e também no caso particular da pornografia, embora algumas delas adotem as posições extremistas do feminismo radical sobre a pornografia. Aqui, a igualdade é definida não apenas como tratamento indistinto perante a lei, mas também como equivalência de poder socio-econômico entre homens e mulheres. Desta forma, as feministas liberais não descartam o intervencionismo estatal como um meio para que tal paridade seja atingida. Segundo McElroy, esta corrente é um misto de feminismo libertário e feminismo radical. Grandes exemplos de feministas liberais são a moderada Betty Friedan, a dita mãe do feminismo moderno e co-fundadora da National Organization for Women (da qual foi mais tarde expulsa), a escritora Naomi Wolf e a jornalista Susan Faludi.
feminismo radical, seguindo a teoria da desconstrução sob a perspectiva de Foucalt, defende a criação de uma arena, desligada da tirania do discurso político e filosófico de caráter masculino, onde as mulheres poderiam expressar seus sentimentos e experiências, os quais adquiririam universalidade intelectual e cultural. Algumas feministas radicais argumentam que diferenças sexuais no que respeita ao comportamento são fruto unicamente da influência e das interações sociais. Na perspectiva deste tipo de feminismo, a igualdade só pode ser atingida estabelecendo novas legislações que cerquem as mulheres de proteção e privilégios, para compensá-las pelas alegadas injustiças passadas e presentes às quais foram e, segundo as ativistas desta corrente, ainda são submetidas enquanto classe. Em contraste com a corrente individualista, o feminismo radical apóia revoluções e grossas transformações no sistema político e legal?em vez de reformas que busquem a inclusão –, já que é este o sistema que oprime as mulheres. Tão forte é a sua negação da filosofia e da intelectualidade tradicionais que algumas pensadoras desta corrente objetam ao uso da lógica e da dialética e à revolução tecnológica como formas da atuação patológica e do pensamento masculinos. Não raro pregam elas uma verdadeira segregação entre mulheres e homens, sendo estes últimos responsabilizados pelos grandes problemas da humanidade. Notáveis neste meio são a advogada Catherine MacKinnon, a filósofa Mary Daly, a escritora Andrea Dworkin e seu marido e o também escritor John Stoltenberg.
A autora, Wendy McElroy, é uma feminista individualista e anarquista individualista. Conhecida por escreve artigos semanalmente para a Fox News e manter um site chamado ifeminists( Do blog do Linhares/JP)