terça-feira, 31 de maio de 2016

Carreta da Saúde combate a hanseníase em Timon



 


hanseniase 2
O centro de saúde móvel, conhecido como Carreta da Saúde, chega a Timon nesta quarta, dia 01/06, com o objetivo de colocar um ponto final na Hanseníase, uma doença infecciosa, também conhecida como lepra, que continua afetando 210 mil pessoas por ano. A carreta estará no município neste dia 01 e no dia 02, das 8h às 16h, na praça Enoque Moura.

Desenvolvido em 2009 pelo grupo farmacêutico Novartis, o projeto Carreta da Saúde está percorrendo todo o Brasil, que é o segundo país do mundo com o maior número de casos de hanseníase. O projeto é assistido por um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde locais que viajam para as regiões do país mais afetadas pela doença e prestam os seus serviços. É desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e Municipais, com a participação também do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Durante as visitas, a iniciativa presta exames médicos gratuitos e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção, controle e sobre a importância do cumprimento das orientações de tratamento. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes. Estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano, fornecendo assim uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação desta doença.

“Esse projeto já beneficiou pessoas de todo o país, onde os pacientes que têm os seus testes confirmados já saem da carreta de atendimento com a medicação. Além disso, o tratamento é iniciado ainda no veículo, com a aplicação da primeira dose supervisionada por profissionais de saúde, e posteriormente, por profissionais da Estratégia Saúde da Família”, explicou a coordenadora de Combate e Controle à Hanseníase de Timon, Karla Emanuela.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário