terça-feira, 31 de maio de 2016

Para sair da agenda negativa, Temer marca posse de Parente e Maria Silvia


 

Com a posse dos novos presidentes da Petrobrás e do BNDES, Michel Temer tenta transformar a maré de notícias ruins em uma agenda positiva


 Folhapress
Contra maré de notícias ruins, Temer empossará conjuntamente novos presidentes da Petrobras e do BNDES ( Foto: Agência Brasil )
Enfrentando um período de desgaste prematuro com a queda de seu segundo ministro, o presidente interino, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu transformar a posse dos novos presidentes da Petrobras e BNDES numa agenda positiva em Brasília.
Ele marcou para a próxima quarta-feira (1º), no Palácio do Planalto, uma cerimônia em que empossará Pedro Parente no comando da petroleira e deMaria Silvia Bastos Marques na presidência do banco de investimento.
Inicialmente, haveria apenas dois eventos no Rio de Janeiro. Na quarta à tarde, de transmissão de cargo de Luciano Coutinho, atual presidente do banco, para Maria Silvia no BNDES. E na quinta-feira (2) de Pedro Parente no comando da estatal.
A estratégia é que o presidente interino faça um discurso na posse dos dois auxiliares com um tom propositivo, destacando a importância deles no comando da estatal e do banco público para recuperação do crescimento econômico do país.
O formato da fala de Michel Temer será definido nesta terça-feira (31) por sua equipe, um dia após o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pedir demissão do cargo depois de reveladas gravações em que ele faz críticas à Operação Lava Jato.
Diante do desgaste causado pela saída de mais um assessor, o segundo no período de uma semana depois da queda de Romero Jucá do Planejamento, Temer discutiu com assessores formas para tentar sair do noticiário negativo e buscar gerar uma agenda mais positiva.
Daí surgiu a ideia de fazer em Brasília a posse de Pedro Parente e Maria Sílvia, escolhas anunciadas pelo próprio Temer como dois nomes de peso de sua equipe, com destaque especial para a ida da primeira mulher para a presidência do BNDES.
Um assessor do presidente disse que ele precisava "capitalizar" politicamente a posse de Parente e Maria Silvia em seus cargos.
Os dois só foram avisados da novidade no final desta segunda-feira (30) pela equipe do presidente interino. Parente já está no Rio em reuniões com técnicos da estatal e conselheiros da empresa. Maria Silvia já estava definindo futuros nomes de sua equipe.
Além dos dois novos nomes, Michel Temer definiu ainda o novo presidente do IBGE. Será o economista Paulo Rabello de Castro. Como está em viagem, ele não tomará posse nesta quarta.
Dívidas estaduais
Ainda na busca de agenda positiva, a equipe de Henrique Meirelles (Fazenda) fará uma reunião com os Estados também na quarta-feira para iniciar negociações a fim de fechar uma renegociação para as dívidas estaduais.
Alguns governadores estão propondo, em alternativa à ideia de moratória até o final do ano, que não foi bem recebida pela equipe econômica, um desconto no pagamento de 60% nas parcelas mensais.
Este desconto seria dado até dezembro e, no próximo ano, seriam fixadas novas regras.
Assessores de Meirelles disseram que ainda não há um acordo fechado. A ideia do governo é tentar uma solução para as dívidas estaduais, num modelo que permita dar fôlego aos Estados para reorganizar suas contas e ajudar na retomada do crescimento da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário