quarta-feira, 30 de novembro de 2016

11° Batalhão da Polícia Militar recebe encerramento da Campanha Novembro Azul


 

2-1
Marcada pela realização de diversos atendimentos em vários pontos da cidade em prol da saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou na manhã desta quarta-feira (30/11) a Campanha Novembro Azul. A ação mobilizou milhares de homens timonenses que contaram com a intensificação de serviços específicos para o público masculino nesse período.
O encerramento aconteceu no 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon, com atividades e disponibilização de serviços em saúde entre os quais estiveram: palestras sobre câncer de próstata  e direitos do homens, atendimento médico, agendamento de consultas, realização de exames do PSA e toque retal, administração de vacinas, verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos de hepatite e HIV, distribuição de panfletos informativos e orientações em saúde foram alguns dos serviços prestados pelas equipes de profissionais da Policlínica, Estratégia Saúde da Família, Nasf e Vigilância em Saúde.
Presente no evento, o secretário municipal de saúde Marcio Sá, destacou que fez questão de se engajar nesta luta contra a prevenção do câncer de próstata, uma vez que é uma causa bastante gratificante em favor da vida.
“Nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos de Timon sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Nossa proposta, com a realização da campanha, foi atingir todos os homens, levando informações e orientações sobre a importância da prevenção”, disse o gestor.
3-1
A doença e tratamento
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário