sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Busto do jornalista Othelino Nova Alves é reinaugurado com a presença de deputados e familiares


 

Evandro Júnior/ Agência Assembleia

 
Busto do jornalista Othelino Nova Alves é reinaugurado com a presença de deputados e familiares
A prefeitura de São Luís reinaugurou, no fim da tarde desta quinta-feira (28), o busto de Othelino Nova Alves, levando-o de volta ao seu local de origem, a Rua de Nazaré, mesmo cenário onde o jornalista fora covardemente assassinado, em setembro de 1967. O busto havia sido retirado para restauro, mas o tempo passou e somente agora foi reposicionado.
A cerimônia contou com a presença de deputados estaduais, entre eles, Othelino Neto (PC do B), neto do homenageado, Edivaldo Holanda (PTC) e Rafael Leitoa (PDT), além do deputado federal Weverthon Rocha, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e de familiares do homenageado, como a nora Iolete Alves.
“Esta é uma homenagem não somente ao jornalista Othelino Nova Alves, mas também a todos os jornalistas do Brasil e, em especial do Maranhão, que se dedicam ao exercício da profissão, estão em busca de bem informar e lutam contra todas as formas de opressão”, disse o deputado Othelino Neto.
O local passa a ser chamado de Espaço da Liberdade, em memória aos 50 anos de morte do homenageado.  O Espaço foi criado em 4 de dezembro de 1997, por meio da Lei Municipal 3662, no governo do prefeito Jackson Lago. Dentre outras providências, determinava a colocação de busto em bronze do jornalista nascido em 1911. “Este busto nos traz a presença deste grande homem, cuja vida foi tirada covardemente”, destacou o deputado Edivaldo Holanda.
Othelino foi assassinado em 30 de setembro de 1967, em frente ao Edifício Cidade de São Luís, na Rua de Nazaré. Profissional com destacada atuação na imprensa, ele se opunha ao governo de exceção que se formava na década de 1960, culminando com o Ato Institucional n.5, em 1968. Foi morto por lutar pela liberdade de se manifestar contra os desmandos dos poderosos da época e também por exercitar um jornalismo investigativo, lutando pelos direitos dos oprimidos.
“Trata-se de um jornalista muito importante para o Maranhão, homem que foi articulista do Jornal Pequeno. Por essa razão, essa homenagem é de suma importância para todos nós e também para a família do jornalista”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.


1 / 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário